Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que bandidos estejam distribuindo chaveiros rastreadores em postos de gasolina e shoppings

É falso que bandidos estejam distribuindo chaveiros rastreadores em postos de gasolina e shoppings

Chaveiro rastreador é distribuído gratuitamente por bandidos em postos de gasolina e shoppings, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bandidos estão distribuindo chaveiros com rastreador gratuitamente em postos de gasolina e shoppings para realizar assaltos

Análise

Em 2024, um mensagem tem voltado a circular com força na internet. Ela aponta para uma suposta “nova tática” de bandidos para realizar assaltos Brasil afora.

De acordo com o texto (que é acompanhando de uma foto de supostos chaveiros localizadores), bandidos estariam distribuindo chaveiros localizadores em postos de gasolina e shoppings para realizar assaltos.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A tática, de acordo com a mensagem, seria a seguinte: eles entregariam o “presente” e depois rastreariam as pessoas para assaltar suas casas. Leia duas versões da mensagem que circula na internet:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Esse chaveiro é distribuído gratuitamente em postos de gasolina e shopping centers, por pessoas que fingem estar fazendo promoções. Não receba, é um dispositivo para rastrear e seguir você, para roubá-lo em sua residência. Por favor, compartilhe com familiares e amigos.o coisa do passado. Guarde este vídeo para não perdê-lo.

Versão 2: Atenção!!! AVISO muito importante. NOVO GOLPE. Repassem. Estão distribuindo chaveiros nos postos de gasolina, gratuitamente, como brinde, durante o abastecimento do veículo. Trata-se de um novo golpe, pois o “chaveiro” permite localizar o seu veículo e possibilitar um assalto ou furto. Avise aos seus maridos/esposas, filhos, parentes e amigos para não receberem esse chaveiro como brinde, eles são os localizadores. REPASSEM.

Checagem

A história se espalhou como um “novo golpe”, mas sequer é nova. O Boatos.org já desmentiu a mesma fake news em duas oportunidades (em 2015 e 2021). Estamos precisando desmentir novamente e vamos fazer isso respondendo às seguintes perguntas:

1) O alerta que fala sobre chaveiros rastreadores entregues em postos por bandidos é real? 2) O que escrevemos sobre os chaveiros rastreadores entregues por bandidos em postos nos outros desmentidos? 3) O que é exatamente o aparelho que está sendo mostrado na imagem?

O alerta que fala sobre chaveiros rastreadores entregues em postos por bandidos é real?

Não. Como já apontamos, trata-se de um alerta falso que circula há muito tempo na internet. Não há nenhum caso que mostre o tal modus operandi em algum assalto. Além disso, a fake já foi desmentida no passado.

O que escrevemos sobre os chaveiros rastreadores entregues por bandidos em postos nos outros desmentidos?

Na ocasião, apontamos que nunca tinha havido qualquer registro de assalto como esse (e nunca houve depois) e também a prática não teria muita lógica. Relembre:

Responda-me, qual seria a principal coisa para esse crime ser conhecido e legitimado? Se você disse “um caso que aconteceu”, acertou em cheio. E adivinha quantas vezes houve um assalto com a ação descrita acima? Exato, sabichão. Nenhuma. Vasculhamos e não achamos um mísero caso de assalto usando chaveiro localizador de veículos.

Se formos analisar o modus operandi do suposto roubo também não há muita lógica em rastrear alguém para realizar assaltos ou furtos. Os ladrões (principalmente de carros) são mais diretos em se tratando disso. Por que ele iria rastrear uma pessoa em especial até ela chegar em um local ermo se ela pode esperar uma pessoa qualquer chegar nesse local ermo?

O que é exatamente o aparelho que está sendo mostrado na imagem?

Ao fazer uma busca reversa, vimos que, de fato, se trata de um chaveiro localizador/rastreador. Este link da Amazon mostra que ele custa mais ou menos R$ 24. Distribuir dezenas sem a garantia de “retorno” (um assalto lucrativa) mostra que a tática não é muito promissora.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o tal chaveiro rastreador esteja sendo distribuído por bandidos em postos de gasolina. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular em 2024.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).