Chaveiros localizadores estão sendo entregues por bandidos em postos de gasolina #boato

Boato – Bandidos estão entregando chaveiros localizadores em posto de gasolina para, posteriormente, realizar assaltos.

Em meio aos problemas de violência urbana que já fazem, infelizmente, parte do nosso cotidiano, o que não falta (só para piorar) é alerta falso. Hoje vamos falar de mais um clássico que voltou a viralizar em 2021.

Mensagens apontam que bandidos criaram uma nova “tática” para realizar assaltos: entregar chaveiros localizadores em postos de gasolina para monitorar as vítimas e os atacar. Leia a mensagem que circula por aí:

Atenção!!! AVISO muito importante. NOVO GOLPE. Repassem. Estão distribuindo chaveiros nos postos de gasolina, gratuitamente, como brinde, durante o abastecimento do veículo. Trata-se de um novo golpe, pois o “chaveiro” permite localizar o seu veículo e possibilitar um assalto ou furto. Avise aos seus maridos/esposas, filhos, parentes e amigos para não receberem esse chaveiro como brinde, eles são os localizadores. REPASSEM.

Chaveiros localizadores estão sendo entregues por bandidos em postos de gasolina?

O que não faltou foi, em pleno 2021, foi gente compartilhando a mensagem. Só que além de a mensagem não ser nova (o que já eliminaria a tese de “novo golpe), já desmentimos a tese no Boatos.org. Relembre o que foi escrito no site:

Com o pedido por duas vezes de “repassem” e com o apelo, é claro que a história viralizou. Pois bem, apesar de viral, o alerta tem tudo para ser mais uma balela que circula por ai. Vamos ao fatos.

Responda-me, qual seria a principal coisa para esse crime ser conhecido e legitimado? Se você disse “um caso que aconteceu”, acertou em cheio. E adivinha quantas vezes houve um assalto com a ação descrita acima? Exato, sabichão. Nenhuma. Vasculhamos e não achamos um mísero caso de assalto usando chaveiro localizador de veículos.

Se formos analisar o modus operandi do suposto roubo também não há muita lógica em rastrear alguém para realizar assaltos ou furtos. Os ladrões (principalmente de carros) são mais diretos em se tratando disso. Por que ele iria rastrear uma pessoa em especial até ela chegar em um local ermo se ela pode esperar uma pessoa qualquer chegar nesse local ermo?

Além da falta de casos e lógica, a história que circula por WhatsApp também tem todas as características de um bom hoax online. Os destaques são os dois pedidos de compartilhamento (repasse) que há na mensagem.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que há bandidos usando chaveiros localizadores para realizar assaltos não passa de uma balela tão verdadeira quanto a história de que ladrões usam ovos no para-brisas para realizar assaltos. Ou seja, lorota das grossas.

Resumindo: não é verdade que bandidos estão distribuindo chaveiros localizadores em postos de gasolina para realizar assaltos. Trata-se de uma fake mais do que manjada e desmentida aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet