Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Casal em Kombi da Sabesp (Cedae) e uniforme da companhia está realizando assaltos #boato

Casal em Kombi da Sabesp (Cedae) e uniforme da companhia está realizando assaltos #boato

Casal em Kombi da Sabesp (Cedae) e uniforme da companhia está realizando assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com um casal que está usando uma Kombi da Sabesp (Cedae). Eles estão usando uniformes da companhia de água e estão realizando assaltos na vizinhança.

O ano de 2020 começou com uma grande (e justificada) preocupação de moradores do Rio de Janeiro com a qualidade da água. Em São Paulo, a preocupação com as companhias (como a Sabesp) é outra: segurança.

Em meio a casos como de um furto realizado por dois homens que utilizavam o uniforme da companhia de abastecimento de água de São Paulo, um texto alertando que um casal estaria fazendo o mesmo em uma Kombi começou a se espalhar por aí.

De acordo com a mensagem, o casal usaria uniforme da Sabesp e estaria “assaltando” na vizinhança. Não bastassem os problemas da água no Rio de Janeiro, a história também começou a circular. A única diferença é que a Kombi seria da Cedae. Leia:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 1: Se chegar uma kombi na porta da sua casa com um homem e uma mulher com uma pasta dizendo que veio tirar amostra da água para teste não atenda e nem deixe entrar porque é assalto são bandidos, espalhe pra todo mundo da vizinhança ok. Estão usando uniforme da SABESP Repassando

Versão 2: Se chegar uma kombi na porta da sua casa com um homem e uma mulher com uma pasta dizendo que é da cedae que veio tirar amostra da água ,não atenda e nem deixe entrar que é assalto são bandidos espalhe pra todo mundo da vizinhança ok.

Casal em Kombi da Sabesp (Cedae) e uniforme da companhia está realizando assaltos?

O que não faltou foi gente compartilhando o tal alerta por aí. Mas será mesmo que o tal casal está usando uma Kombi da companhia de abastecimento (seja Sabesp ou Cedae) para assaltar por aí? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causa muita desconfiança. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos (principalmente em se tratando de alertas relacionados a dicas de segurança): a mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita fontes confiáveis.

Para além disso, esse tipo de “alerta genérico” que “ninguém sabe, ninguém viu” é um clássico nas fake news online. Já falamos sobre vendedores de colchões, criança chorando na rua e, olhem só, um casal em uma Kombi na Cedae.

Em todos os casos, inclusive (e principalmente) da Kombi da Cedae, não temos nenhum caso real com a descrição acima. Na história de hoje não é diferente. Ao buscar por qualquer referência sobre o tal casal assaltando com a Kombi da Sabesp, nada encontramos a respeito.

É importante frisar que, como apresentado lá no início do texto, é possível que bandidos se aproveitem de uma falsa identificação de empresas como a Sabesp ou a Cedae para realizar roubos e furtos. Porém, ficar atento apenas com um casal ou um Kombi não é a melhor forma de se proteger. A própria Sabesp, por meio da página do Facebook faz o alerta (que, por sinal, não cita casais ou Kombis). Leia:

Infelizmente, as empresas dos segmentos de internet, TV por assinatura, telefonia fixa, energia elétrica e abastecimento de água são as preferidas dos golpistas. Recentemente, em Presidente Prudente, houve um caso em que homens se passaram por funcionários da Sabesp e assaltaram uma moradora. Triste, né?

Por isso, é de suma importância prestar atenção nos mínimos detalhes de quem está nos abordando – do comportamento aos materiais de identificação (uniforme, crachá, veículo entre outros). Os alvos preferidos dos falsos funcionários são os idosos e as mulheres, quase sempre no horário comercial. Todo cuidado é pouco!

No link apresentado na postagem, não há qualquer menção à mensagem que circula online. Há, porém, dicas de como se proteger. Uma delas é ficar atento se há alguma manutenção agendada (é possível fazer a consulta nas próprias companhias) e ficar atento com detalhes na identificação das pessoas que querem adentrar a sua casa como crachás ou mesmo a ordem de serviço.

Resumindo: é fato que é preciso tomar cuidado com qualquer pessoa que colocamos dentro das nossas casas. Porém, a mensagem que circula online e limita os assaltos a um casal com Kombi da Sabesp ou Cedae é falsa. Não passa de mais um texto que surgiu “do nada” na internet.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2tQ4YZ9