Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caminhoneiro que tomou tiro na boca procura a família; compartilhe #boato

Caminhoneiro que tomou tiro na boca procura a família; compartilhe #boato

Boato – Um caminhoneiro foi assaltado, está no hospital sem documentação, muito mal e tomou um tiro na boca. Compartilhe foto para família ser encontrada.

Não foram poucas as vezes que falamos da imprudência de se compartilhar fotos de pessoas mortas ou feridas em redes sociais (se quiser, leia este texto para saber mais). Mas, apesar de todos os avisos, uma imagem bizarra viralizou mais uma vez no Facebook.

Uma foto de um homem hospitalizado tem circulado por meio de redes sociais. A mensagem que acompanha a imagem aponta que ele foi assaltado, levou um tiro na boca, está sem documentos e procura a família. Ao final, a história pede o compartilhamento da foto para “chegar” até a família. Leia:

Boa tarde pessoal, gente vamos divulgar pra ver encontramos a família desse homem ele é caminhoneiro e foi assaltado esta no Hospital sem documentação está muito mal pois tomou um tiro na boca ele corre risco de morte por favor vamos divulgar pra gente conseguir encontra a família temos que pensar e se fosse um familiar nosso que estivesse nessa situação???

Caminhoneiro que tomou tiro na boca procura a família?

A mensagem que divulgamos acima é apenas uma dentre as tantas que circulam sobre o assunto pelo Facebook e WhatsApp. Mas será mesmo que a história do homem que levou um tiro na boca e está hospitalizado é real? Pelo menos do jeito que está sendo contada é falsa.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Assim como a maioria dos textos que nascem com informações vagas e pedidos de compartilhamento, a mensagem acabou sendo distorcida com o passar do tempo. Encontramos a versão que fala que ele tomou um tiro e está no hospital de Cabrobó (CE) (PE), Igarapava (SP), Mombaça (CE) e outras tantas cidades. Só essa multiplicidade de versões já faz a história ser falsa.

A partir dos três exemplos tentamos buscar notícias sobre assaltos que teriam acontecido nas quatro cidades. Em Marabá, achamos essa matéria de 2015 em que um homem foi morto ao reagir a um assalto de caminhão. De Cabrobó, há alguns casos. O último de agosto do ano passado. Não achamos nenhum caso de Igarapava ou Moçamba.

Ainda em busca de notícias sobre o assunto, não achamos nenhuma notícia que fale de um “caminhoneiro perdido em busca da família”. Também não achamos nenhum comunicado de hospitais das cidades citadas falando do caso. Se, de fato, houvesse urgência, pode ter certeza que os hospitais divulgariam a informação.

Resumindo: a história tem todas características de boato online, o homem já foi “visto” em diversos hospitais e a foto, que não é das mais belas, é um desrespeito às famílias. Pesando tudo isso, dá para dizer que a história está mais para balela do que para outra coisa. Não compartilhe.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Kelly Fagundes e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.