Boneca trans com pênis mostrada em vídeo está sendo distribuída para crianças #boato

Boato – Vídeo denuncia de que uma boneca transexual com pênis está sendo distribuída para crianças no Brasil.

Pelo que estamos vendo nos últimos dias, algo que cantamos em uma A Semana em Fakes está prestes a se concretizar: a quantidade de fake news sobre temas sensíveis têm mostrado um crescimento. Agora, vamos falar de uma denúncia sobre “boneca para criancinhas”.

Um vídeo de uma pessoa apresentando uma boneca com seios e pênis está circulando junto com um “vídeo-denúncia” que indaga se é normal uma criança “brincar com uma boneca trans com pênis”. Não vamos colocar o vídeo aqui, mas você pode ver a transcrição de alguns trechos dele:

Deixa eu eu te fazer uma pergunta: você acha isso normal? Imagina uma criança tem que brincar com uma boneca trans, com pênis? Gente o IBGE diz que apenas 1,8% da população brasileira se declararam homossexuais. Poxa pera aí? A gente vai ter que conviver com essa imposição de uma minoria, de uma ditadura de uma minoria, que quer obrigar as nossas crianças a conviver com esse tipo de coisa. Nós não podemos aceitar. Agora sabe o que me deixa mais indignado? É a nossa negligência. Nós precisamos compartilhar. A gente vai colocar a boca no Trombone, a gente vai falar o que tá acontecendo e não aceitar esse tipo de situação

Boneca trans com pênis mostrada em vídeo está sendo distribuída para crianças?

O que não faltaram no caso foram indignação e comentários. Só tem um detalhe: ao contrário do que dão a entender o vídeo e comentários, a tal “boneca trans com pênis” não está sendo distribuída para crianças Brasil afora.

O histórico deste tipo de história já nos deixa muito desconfiados. Basicamente, tratam-se de mensagens que pegam uma situação muito particular e denunciam que ela seria de “algo massificado” para crianças. Hoje mesmo desmentimos uma fake news sobre “apresentação cultural” em escola. Há mais tempo, desmentimos balelas sobre “kit gay” e sobre mamadeiras “distribuídas” para crianças.

Bastou fazer uma busca para descobrirmos que a tal boneca não será distribuída para “criancinhas Brasil agora”. Trata-se de um exemplar personalizado feito por uma artesã e dado de presente para a digital influencer Bárbara Iara. O vídeo da apresentação foi feito no canal do Instagram dela. Você pode ver o vídeo neste link.

A história virou notícia em sites como o UOL e o G1. Nos dois conteúdos, foi ressaltado que a criação foi da artesã Mari Kazi, que a boneca levou três meses para ser feita e que é o primeiro exemplar. Não precisa nem dizer que não haverá massificação da tal boneca (muito menos para crianças).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma boneca trans com pênis mostrada em vídeo vai ser distribuída para “crianças”. Trata-se de uma peça de artesanato feita exclusivamente para uma digital influencer.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet