Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Boleto falso de IPTU de Belo Horizonte está sendo enviado pelos Correios #boato

Boleto falso de IPTU de Belo Horizonte está sendo enviado pelos Correios #boato

Boleto falso de IPTU de Belo Horizonte está sendo enviado pelos Correios, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em Belo Horizonte (MG), moradores estão recebendo boletos falsos de IPTU que estão sendo enviados pelos Correios

O ano mal começou e a situação em terras tupiniquins já está caótica (com direito a invasão e quebra-quebra em Brasília). Se um atentado à democracia não fosse o suficiente, muitos brasileiros estão vivendo o terror de pagar as contas de início de ano. IPVA, licenciamento do carro, IPTU, despesas da escola, seguros e mensalidade de órgãos de classe são alguns exemplos.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, neste ano, os brasileiros precisam ficar atentos. Segundo uma publicação, boletos falsos de IPTU estão sendo distribuídos, em Belo Horizonte (MG), e enviados pelos Correios. Ainda segundo a história, o número da guia e o código de barras são falsos e o banco recebedor não existe no Brasil. Confira:

Versão 1: “Novo golpe na praça! Boleto de IPTU falso”. Versão 2: “ATENÇÃO :estão enviando Guias do IPTU falsas, o número da guia e o código de barras são falsos, e o visual.EU JÁ RECEBI!”. Versão 3: “ALERTA GERAL ESTAO ENTREGANDO ATRAVES DOS CORREIOS GUIAS DE IPTU FALSAS! ANTES DE PAGAR CONSULTEM O SITE DA PBH!!”. 

Versão 4: “Boa noite. Recebi guia de IPTU falsa hoje. Acho que todo mundo está recebendo. Será um prejuízo colossal para a PBH e os contribuintes. Os dados do contribuinte e do imóvel estão perfeitos. Convém alertar quem for possível. Na guia falsa, o banco recebedor é o 8173 (não consegui identificar, deve ser algum nas Ilhas Cayman…). O oficial é o código 8179 (Banco do Brasil). Os 4 primeiros números do código de barras informam o banco. No boleto da PBH consta a opção de pagamento parcelado, no falso não! Belo Horizonte MG”.

Boleto falso de IPTU de Belo Horizonte está sendo enviado pelos Correios?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e acabou apavorando muitos internautas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, fake news sobre boletos falsos não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o boleto do IPTU de 2022, em Porto Alegre (RS), com vencimento para o dia 04/01 seria falso. Também a que indicava que boletos falsos do IPTU 2021 estaria sendo enviados aos contribuintes no Rio de Janeiro e, por fim, a que apontava que boletos falsos do IPVA 2016 estariam sendo enviado por bandidos.

É claro que o risco de boletos falsos circularem por aí (principalmente, na internet) existe e pode causar um enorme problema. Porém, esse não é o caso aqui. A própria Prefeitura de Belo Horizonte desmentiu toda a informação.

De acordo com a nota emitida pela Prefeitura, os boletos do IPTU 2023 enviados pelos Correios são verdadeiros. A Prefeitura explicou que as guias de 2023 apresentam um novo design, mais moderno e simples e seguem uma padronização. A Prefeitura ainda explicou que as guias emitidas pela internet possuem um design diferente, mas ambas são reais e oficiais.

Em resumo: a história que diz que boletos falsos de IPTU estão sendo enviados pelos Correios, em Belo Horizonte (MG) é falsa! A informação causou um verdadeiro alarde na internet, mas sequer apresentou provas. Além disso, a própria Prefeitura de Belo Horizonte (MG) explicou toda a situação. A Prefeitura revelou que os boletos de IPTU enviados pelos Correios são verdadeiros e possuem um design novo, mais moderno e simples e que seguem uma padronização. Além disso, a Prefeitura também explicou que as guias emitidas pela internet atendem ao modelo antigo, mas ambos os modelos são verdadeiros. Ou seja, a história não passa de boato!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: