Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Boleto do IPTU 2022 de Porto Alegre com vencimento para 04/01 é falso #boato

Boleto do IPTU 2022 de Porto Alegre com vencimento para 04/01 é falso #boato

Boleto do IPTU 2022 de Porto Alegre com vencimento para 0401 é falso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – As guias de pagamento de IPTU 2022 em Porto Alegre que estão com vencimento para 04/01/2022 são falsas. Vá ao site para pegar o boleto verdadeiro.

Todos os anos acontece a mesma confusão. Em algum momento, em algum lugar do Brasil, fake news sobre boletos de pagamento do IPTU/IPVA surgem na internet. No caso de hoje, a história se espalhou em Porto Alegre (RS).

De acordo com mensagens que viralizaram em redes sociais e até alguns áudios que estão circulando no WhatsApp, há um tipo de boleto falso que está sendo mandando na cidade. Seria um suposto boleto de pagamento do IPTU 2022 com data de vencimento para o dia 04/01/2022. Leia a mensagem que está circulando online:

Atenção, hj recebi a guia do IPTU 2022 da prefeitura de POA. A guia tem todas as informações corretas e dados tb, porém o vencimento é pra dia 04/01/22, entretanto de acordo com a prefeitura de POA o vencimento do IPTU 2022 o vencimento é dia 05/01/22 e o calendário de valores sairá na segunda feira 13/12/22. Sei de outros endereços que tb receberam a mesma guia que eu recebi, porém é *falsa*. Não paguem essa guia. Acessem o site da prefeitura de POA e retirem a guia no site pra pagar.

Boleto do IPTU 2022 de Porto Alegre com vencimento para 04/01 é falso?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história se espalhar em aparelhos telefônicos de moradores da capital gaúcha. Porém, o que há é mais uma confusão envolvendo pagamentos de impostos municipais e, a priori, os boletos não são falsos.

Antes de continuar, temos que fazer uma ressalva. É fato que é possível que bandidos falsifiquem guias e boletos de tributos. Há, sim, no passado, denúncias reais sobre isso. Neste caso, a recomendação dada na mensagem até é válida. Por precaução, você pode, sim, entrar no site da Prefeitura de Porto Alegre e emitir a segunda guia. o endereço é https://prefeitura.poa.br/iptu.

Dito isso, que há a hipótese de existirem fraudes em guias de pagamento, temos que falar que a mensagem que circula online é um boato (dos mais perigosos porque pode até dar ideia para golpistas).

Ao contrário do que aponta o texto que viralizou, há, sim, uma guia de pagamento de IPTU em Porto Alegre com vencimento para o dia 04/01/2022. Trata-se de um boleto emitido pela Secretaria de Fazenda da cidade e prevê desconto de 8% para quem fazer o pagamento. Na semana passada, a Prefeitura de Porto Alegre fez o anúncio e, quando indagada se havia golpe, respondeu no Twitter. Leia:

Boa tarde! Estão sendo distribuídas pelos correios as guias do IPTU 2022 de Porto Alegre, com vencimento em 04/01/2022 para pagamento à vista e com desconto de 8%. Em caso de dúvidas, consulte todas as informações sobre o imposto por meio do site http://prefeitura.poa.br/iptu. Abraço.

Também via Twitter, o produtor da Rádio Gaúcha Bruno Pancot publicou uma declaração do secretário de Fazenda sobre o suposto golpe. Rodrigo Fantinel disse à rádio “Não temos nenhum indicativo de que exista uma guia falsa circulando pela cidade”. Confira o tuíte:

Resumindo: pelo menos até o momento, a informação que aponta que há um boleto falso com vencimento para 04/01/2022 circulando na internet é falsa. O motivo apresentado para justificar a fraude não procede e a própria Prefeitura da cidade negou o boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso