Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Blitz a partir de amanhã para apreender moto e carro com documento atrasado #boato

Blitz a partir de amanhã para apreender moto e carro com documento atrasado #boato

Boato – A partir de amanhã será feita uma blitz em toda a cidade para apreender moto e carro com documento atrasado ou de pessoas conduzindo sem CNH. Meta é apreender 16 mil veículos.

Em tempos de “entressafra de fake news”, informações falsas antigas são as que mais acabam sendo compartilhadas na internet. Uma das que vamos falar hoje aponta para um suposto “mutirão de multas e apreensões”.

De acordo com um texto que tem se espalhado em redes sociais e grupos no WhatsApp, haverá “a partir de amanhã” uma “blitz em toda a cidade” para apreender motos e carros. O texto aponta, ainda, que a “meta do governo” seria apreender 16 mil veículos. Leia a mensagem que está circulando online:

Blitz a partir de amanhã em toda a cidade para apreender moto e carro com documento atrasado e pessoas conduzindo sem CNH, durante duas semanas ou até atingirem a meta todos os órgãos de segurança pública estão envolvidos para arrecadar fundos para o governo até mesmo o exército vai dar suporte… A meta é apreender 16 mil veículos, Fiquem atentos. Repassem para todos, vai ser em todas regiões. Quem Participar de Grupos compartilhe Assim é mais fácil pra administrar os desmandos do governo! Quem paga a conta é sempre os contribuintes!

Blitz a partir de amanhã para apreender moto e carro com documento atrasado?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Na realidade, o certo seria mesmo as leis de trânsito serem cumpridas pelas autoridades (principalmente em se tratando de CNH vencida). Porém, não é verdade que “haverá” a tal blitz para “apreender carro e moto” a partir de amanhã. Na realidade, trata-se de um boato já desmentido no Boatos.org em 2016. Relembre o que escrevemos na época:

Essa corrente é completamente falsa. Como qualquer outro boato, espalha uma mentira, dá informações pela metade e ainda pode ser utilizada em qualquer lugar. Afinal, onde é a blitz e de qual amanhã estão falando?

Com uma busca rápida na internet, encontramos relatos dessa corrente desde 2014 em que vários  ‘amanhãs’ em diferentes meses avisam sobre a suposta blitz que quer extorquir a população para deixar o governo mais rico. No entanto, encontramos desmentidos da própria polícia em diversos lugares – Sapé (Paraíba), Rio Claro (SP), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT) – em todos a PM explica que não há blitz programada para recolher dinheiro, assim deliberadamente.

Além disso, só a título de conhecimento, o Estado não fica com o dinheiro recolhido por multas. Os valores tem que ser integralmente investidos em sinalização, policiamento, engenharia de tráfego e educação no trânsito, conforme estabelecido no Código Brasileiro de Trânsito.

É importante citar que a situação descrita em 2016 continua igual até hoje. Além de “o governo” continuar se recolher dinheiro de apreensões em 2021, não há qualquer notícia em fonte confiável que aponte para a tal “apreensão de carros e motos” a partir de amanhã.

Resumindo: a história que aponta que há uma blitz amanhã para apreender motos e carros é falsa. Trata-se de uma notícia que já foi desmentida no Boatos.org em 2016 e que voltou a circular em outras oportunidades.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: