Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Blitz em toda a cidade amanhã para apreender moto e carro #boato

Blitz em toda a cidade amanhã para apreender moto e carro #boato

Boato – Haverá amanhã em toda a cidade uma blitz para apreender carro e moto. Terá fiscalização de documentos e de acessórios dos veículos.

Existem alguns textos de fake news que são tão genéricos que acabam atravessando os anos sem perder a temporalidade. É o caso da história de hoje.

De acordo com mensagens que estão viralizando em redes sociais, haverá “amanhã” uma blitz para prender carro e moto sem documentos, pessoas sem CNH, pneus carecas e outras coisas. Leia:

Põe no Grupo Atenção. Blitz a partir de amanhã em toda a cidade para apreender moto e carro com documento atrasado e pessoas conduzindo sem CNH, pneu careca e tudo, inclusive direção perigosa e sem acessórios obrigatórios como direção e pilotagem com chinelo e ou descalço.

Blitz amanhã em toda a cidade para apreender moto e carro?

O que não faltou foi compartilhamento de alerta da tal mensagem, principalmente no WhatsApp. Porém, a história que aponta para a tal blitz é falsa. Mais do que isso, trata-se de uma fake news antiga que já desmentimos algumas vezes. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Essa corrente é completamente falsa. Como qualquer outro boato, espalha uma mentira, dá informações pela metade e ainda pode ser utilizada em qualquer lugar. Afinal, onde é a blitz e de qual amanhã estão falando?

Com uma busca rápida na internet, encontramos relatos dessa corrente desde 2014 em que vários  ‘amanhãs’ em diferentes meses avisam sobre a suposta blitz que quer extorquir a população para deixar o governo mais rico. No entanto, encontramos desmentidos da própria polícia em diversos lugares – Sapé (Paraíba), Rio Claro (SP), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT) – em todos a PM explica que não há blitz programada para recolher dinheiro, assim deliberadamente.

Além disso, só a título de conhecimento, o Estado não fica com o dinheiro recolhido por multas. Os valores tem que ser integralmente investidos em sinalização, policiamento, engenharia de tráfego e educação no trânsito, conforme estabelecido no Código Brasileiro de Trânsito.

É importante citar que a informação continua a mesma. Ao buscar em fontes confiáveis nada encontramos sobre a tal blitz para prender carro e moto. Ou seja: era fake e continua sendo fake.

Resumindo: não procede a informação que aponta que há a blitz da polícia para prender carro e moto amanhã. Trata-se de um boato apócrifo e vago que tem sobrevivido ao longo do tempo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso