Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Avião da FAB passa entre as torres do Congresso Nacional #boato

Avião da FAB passa entre as torres do Congresso Nacional #boato

Avião da FAB passa entre as torres do Congresso Nacional, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeos mostram o momento em que um avião da FAB passa entre as torres do Congresso Nacional, em Brasília. Povo fica espantando com o caça Gripen.

Houve um tempo no qual boa parte das notícias falsas que circulam na internet surgiam de “vídeos incríveis e misteriosos”. Em tempos de polarização política e, mais recentemente, pandemia, esse tipo de boato praticamente desapareceu (ou ficou relegado em segundo plano). Não é o caso da história de hoje.

O “vídeo incrível da vez” aponta para um episódio “daqueles” em Brasília. Imagens que viralizaram na internet mostram um avião (que, de acordo com algumas versões da história, seria da FAB) passando entre as torres do Congresso Nacional.

Em uma das imagens, um casal passeia pela Esplanada dos Ministérios tranquilamente até que é surpreendido pelo avião passando pelas torres do Congresso. Entre “caracas” e “filmou”, o casal segue o seu caminho.

Um segundo vídeo é uma filmagem feita por um drone que mostra o caça passando pelo mesmo local. Já o terceiro vídeo foi gravado atrás do Congresso. Nesta filmagem, o homem que filma dá até uma “tremida”. Leia algumas das mensagens que circulam online (os vídeos estarão na segunda parte do texto):

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Olha que aconteceu ontem em Brasília. O Avião caça da aeronáutica se errasse a manobra que ele fez tinha ferrado com o Congresso Nacional. Foi Rápido Versão 2: Agora vai Brasil o Caça da FAB cruzou o congresso nacional, fizerem isso em 1964, quem entende o código já vibra com o que teremos pela frente Versão 3: Vídeo:Avião passa entre às Torres do Congresso Nacional em Brasília!

Avião caça da FAB passou entre as torres do Congresso Nacional?

Como vocês viram, já teve intervencionista usando o vídeo para levantar a bandeira da Ditadura Militar (que, como mostra esse texto, é algo recorrente). Porém, não é verdade que o avião em questão “passou” pelas torres do Congresso Nacional.

O fator lógico é o primeiro indício que tivemos. Seria uma irresponsabilidade imensa um caça passar entre as torres do Congresso dessa forma. E, se isso fosse feito, viraria notícia. Só que, ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis, nada encontramos.

Há outro detalhe. Se você não se lembra, há alguns anos caças da FAB causaram o estouro de vidros do STF ao voarem baixo (“baixo” que, por sinal, era muito mais alto do que o do vídeo). No caso dos vídeos em questão, nem há qualquer informação sobre vidros estourados em qualquer prédio da Esplanada (nem mesmo no Congresso).

Vale dizer que esse quem vos escreve mora a 4 km do Congresso Nacional. Quando há apresentações de 7 de setembro, tenho a “honra” de ouvir o som dos aviões da FAB passando perto da minha casa. E, no dia 18 de janeiro de 2020, não percebi nenhum som de caça sobrevoando os arredores de casa (pode ter certeza que é possível ouvir).

Com isso, coube-nos buscar mais detalhes a respeito do vídeo. Não demorou muito para descobrirmos que a “série” foi feita pela empresa Vértice Treinamentos. O vídeo foi montado em computação gráfica. Assista (colocamos também a computação gráfica) e leia o relato de como foi feito:

Vídeo 1: casal na Esplanada

Esse semestre o Brasil recebeu seu novo caça, o sueco F-39 Gripen. Sua apresentação foi em Brasília. Brasília + Avião + Congresso…. A ideia era automática. Só precisava colocar em prática. O caça é pequeno, perfeito para “passar” nos 12m de gap Niemeyeriano. Estava pronto o tempero que sempre alimento meus vídeos: A impossibilidade física, a dúvida.

Fazer o avião era fácil. O desafio agora era a fumaça. Grande, discreta e essencial pro movimento. Você pode conferir no segundo vídeo o CG. Não dá pra eu ir filmar em Brasília, procurei no YouTube e achei o vídeo do colega arpadinho_day_and_night pra fazer a montagem que queria. O resultado tá aí. 🙂 Se alguém quiser brincar no grupo da família, só me pedir lá no Whatsapp que eu mando. E não para! Mais tarde posto outros vídeos que fiz esse fds da mesma cena.

Vídeo 2: Filmagem do drone


Continuando a saga do Gripen no congresso: Como já tinha a cena pronta resolvi criar outras vistas. A ideia é que um respaldaria o outro. Para isso, pedi um vídeo sensacional de @breno_fortes lá de Bsb pegando a esplanada, como se tivesse capturado, na sorte, o passeio do Gripen. O desafio é o tempo, em que todos os vídeos teriam que ter o mesmo clima nublado. Nessa distância quase não se vê o caça, por isso a fumaça era essencial. Não foi fácil. Ah, não tem som. Por motivos óbvios 🙂

Vídeo 3: de trás do Congresso

E, pra finalizar, o terceiro ângulo, por trás, pela Praça dos Três Poderes. Esse foi o maior desafio, com a fumaça em primeiro plano e o zoom no caça, o Gripen precisava passar em um local escuro na trajetória. Isso exigiu alguns truques de iluminação. Mas acho que funcionou.

Vale lembrar que a empresa em questão já fez um vídeo (muito bem feito, aliás) que começou a ser utilizado em outra fake news. Era do um Papai Noel se segurando em um helicóptero. O Boatos.org também explicou essa história no ano passado.

Resumindo: os vídeos que estão circulando na internet de um avião passando pelas torres do Congresso Nacional nada têm a ver com “manobra arriscada” ou mesmo “recado de intervenção militar”. Trata-se de um trabalho em computação gráfica feito por uma empresa especializada no assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK