Avenida Niemeyer, no Rio, está condenada por causa de pedras na encosta #boato

Boato – Fotos mostram pedras gigantes na encosta da Avenida Oscar Niemeyer (no Rio de Janeiro). Via está condenada porque pedras podem cair a qualquer momento.

Com o verão chegando, algumas regiões ficam em alerta com as chuvas (que de acordo com previsões, devem vir com menos intensidade neste ano). Em meio a isso, imagens da Avenida Oscar Niemeyer (no Rio de Janeiro) assustaram muitos cariocas.

As fotos mostram pedras gigantescas na encosta da Avenida Niemeyer e são acompanhadas de mensagens (algumas em áudio) que apontariam que ela estaria condenada e seria um grande risco. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Av. Niemeyer condenada a mais estragos atividade quem passa por la Versão 2: Bom dia… Para quem trafega pela av. Niemeyer, aqui no Rio, evite de todas as formas passar por aqui.A av. Niemeyer está condenada. Observe no topo a comunidade que cresceu de forma assustadora e a erosão ocasionada por tudo isso. Pedras de até 30 toneladas prontas para rolar, independente de chuva ou não. Versão 3: Aa Niemeyer está condenada, com pedras de 30 toneladas prestes a cair, independente de chuva

Avenida Niemeyer, no Rio, está condenada por causa de pedras na encosta?

A mensagem se espalhou com muita força na internet, principalmente no WhatsApp de cariocas. E cá estamos para falar que as fotos são reais, mas não é verdade que a Avenida Oscar Niemeyer está “condenada”.

A mensagem, por si só, e o histórico já nos deixam desconfiados. A mensagem tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar nenhuma fonte confiável. Para além disso, “alertas” como esse são comuns. Já desmentimos aqui histórias falsas que falavam de “tornados”, “ciclones”, “furacões” e até de ponte prestes a cair.

As desconfianças viraram verdade quando buscamos por mais detalhes a respeito do assunto. Quando a história começou a se espalhar, a própria Prefeitura do Rio de Janeiro tratou de desmentir a informação.

Ao jornal O Globo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação enviou nota em que informa que as fotos são antigas e a mensagem é falsa. As imagens são de uma encosta na Rua Major Toja Martinez, na comunidade do Vidigal.

Vale dizer que as mesmas imagens viralizaram na internet em maio de 2019, após a avenida ter sido interditada por causa de forte chuvas que causaram deslizamentos na encosta. Na época, uma pedra (não a da foto) do tamanho de um carro foi implodida na região. No momento, a região não passa por problemas tampouco está “condenada”.

Resumindo: não é verdade que as imagens mostram que a Avenida Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro, está “condenada”. Além de as imagens em questão serem antigas, elas são de outra encosta no Rio de Janeiro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet