Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Arraia jamanta gigante é filmada junto a tubarão no Campo de Búzios #boato

Arraia jamanta gigante é filmada junto a tubarão no Campo de Búzios #boato

Arraia jamanta gigante é filmada junto a tubarão no Campo de Búzios, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo flagra arraia jamanta gigante nadando ao lado de tubarão, em plataforma da Petrobras, no Campo de Búzios (RJ).

Uma das coisas mais bonitas da natureza são as aparições de animais em seu habitat natural. Infelizmente, diversas intervenções humanas acabam deteriorando muitos desses lugares e afastando os animais.

Mas, de acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais, o Campo de Búzios, um dos campos de exploração de petróleo operado pela Petrobras, teria registrado um momento único.

Segundo as imagens, uma arraia jamanta gigante teria sido flagrada nadando ao lado de um tubarão. Ainda de acordo com a publicação, o tamanho do tubarão foi calculado em 1,5m. Enquanto isso, a arraia jamanta teria cerca de 10 vezes o tamanho do tubarão. Confira:

Versão 1: “Uma arraia Jamanta foi vista próxima à plataforma em alto mar do Campo de Búzios , pertencente ao pré sal . O tamanho do tubarão que aparece  ao lado dela , foi calculado em 1,5 metro . Imaginem o tamanho desta arraia !”. Versão 2: “Arraia Jamanta! Plataforma em alto mar Campo de Búzios pertence ao pré sal. Eles calcularam o tamanho do tubarão em 1,5 metros”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Arraia jamanta é filmada junto a tubarão no Campo de Búzios?

As imagens, claro, viralizaram nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, a história não passa de balela. A arraia jamanta e o tubarão não foram filmados no Campo de Búzios ou sequer no Brasil.

A internet se tornou um lugar vasto para histórias sobre criaturas incríveis e fantasiosas mundo afora. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que um tubarão branco teria sido capturado em Mongaguá (SP), após devorar dois jovens na Praia Grande (SP). Também a que indicava que uma baleia de 1km teria passado embaixo de uma ponte, junto de seu filhote, no Brasil e, por fim, a que apontava que um lobisomem teria sido capturado no Brasil.

Com esse histórico, resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o vídeo e descobrimos que a história não é lá bem assim. Na realidade, as imagens foram feitas em outubro de 2019 e, ao contrário do que diz a mensagem, o vídeo foi gravado no Caribe (mais especificamente na ilha de Trinidad, em Trinidad e Tobago, próximo à Venezuela).

Como é possível observar, a arraia gigante, da espécie Mobula birostris (mais conhecida como jamanta, morcego-do-mar ou raia-diabo), nada tranquilamente ao lado de um tubarão. As jamantas podem chegar a medir 7 metros de comprimento e pesar mais de 1.000kg. Apesar disso, são totalmente inofensivas ao homem, uma vez que não possuem dentes (e, por isso, se alimentam apenas de plânctons e pequenos peixes) e nem espinhos em sua cauda.

Por fim, encontramos a origem do vídeo. As imagens foram gravadas e publicadas por um homem chamado Shiva Selwyn, que publicou tudo em sua página pessoal no Instagram. Confira o vídeo logo abaixo:

Em resumo: a história que diz que uma arraia jamanta foi filmada nadando ao lado de um tubarão, no Campo de Búzios (RJ), é falsa! Após uma busca, descobrimos que as imagens impressionantes são reais. Entretanto, não foram gravadas no Brasil e muito menos são recentes. As imagens foram feitas em uma plataforma de exploração de petróleo na ilha de Trinidad, em Trinidad e Tobago (bem próximo à Venezuela). Ou seja, a história fantasiosa de que tudo teria ocorrido no Brasil não passa de boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy