Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tubarão branco é capturado em Mongaguá (SP) após devorar dois jovens na Praia Grande (SP) #boato

Tubarão branco é capturado em Mongaguá (SP) após devorar dois jovens na Praia Grande (SP) #boato

Tubarão branco é capturado em Mongaguá (SP) depois de devorar dois jovens na Praia Grande (SP), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em Praia Grande (SP), tubarão branco de quase 2 metros devora dois jovens e é capturado em Mongaguá (SP). Imagens mostram animal pego no litoral de São Paulo. 

Aqui no Boatos.org, diversas histórias desmentidas acabam ganhando uma nova roupagem e se transformando em novas versões da mesma balela. E isso acontece com mais frequência do que se pensa, fazendo com que determinados boatos circulem por mais tempo e movimentando o trabalho dos “caçadores de fake news”.

A história de hoje é um belo exemplo dessa situação. De acordo com uma publicação que vem fazendo sucesso nas redes sociais, um tubarão de cerca de 2,5 metros teria sido capturado em Mongaguá (SP) no dia 12 de janeiro de 2020. Ainda segundo a postagem, dois jovens que desapareceram em Praia Grande (SP), no dia 10 de janeiro de 2020, teriam sido vítimas do animal. A publicação indica que os restos mortais dos jovens teriam sido achados dentro do tubarão. Confira:

Tubarão Branco capturado na região de Mongagua o grande tubarão branco média cerca de 2m é meio e foi capturado por pescadores na última segunda feira 12/01. Confirmado que 2 adolescentes teriam sumido nas Praia Grande no sábado 10/01, para a surpresa de todos restos mortais dos garotos estavam detro do estômago do tubarão. Os grandes assassinos do oceano estão invadindo os litorais brasileiros, já não sendo a primeira vez que tubarões são vistos na região .

Tubarão branco foi capturado em Mongaguá (SP) após devorar dois jovens na Praia Grande (SP)?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A informação deixou muitos moradores do litoral paulista com medo. Mas será que essa história de que um tubarão branco teria devorado dois jovens de Praia Grande (SP) e depois sido morto em Mongaguá (SP) é real? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Uma rápida leitura na publicação foi o suficiente para causar desconfiança. Isso porque ela apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago (a postagem sequer cita o nome dos jovens ou dá mais detalhes sobre a captura do animal), alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis. Vale ressaltar que, caso a história fosse real, seria uma situação inusitada e com certeza seria noticiada.

Resolvemos, então, procurar por mais detalhes sobre a história e descobrimos que um caso muito parecido já foi desmentido pela nossa equipe. Na época, a equipe do Boatos.org desmentiu a história que dizia que um tubarão branco teria devorado dois jovens e morto por pescadores no Maranhão.

Ao comparar as imagens, também descobrimos que as fotos usadas na história de hoje são as mesmas que foram utilizadas na história sobre o tubarão branco em Maranhão. Na realidade, as imagens não mostram um tubarão branco morto em Mongaguá (SP), mas sim um tubarão-tigre capturado nas Bahamas, em setembro de 2010. O animal teria sido pego por dois homens que notaram um comportamento estranho no animal. O tubarão teria vomitado um pé humano.

Ao levar o animal à polícia, os oficiais cortaram a barriga do tubarão e descobriram os restos mortais de uma pessoa. Após análises, a polícia identificou a identidade do homem. Tratava-se do marinheiro Judson Newton, de 43 anos, que teria desaparecido após seu barco afundar na região.

Em resumo: a história que diz que um tubarão branco teria devorado dois jovens de Praia Grande (SP) e depois sido capturado em Mongaguá (SP) é falsa! A história é muito parecida com outro caso já desmentido pela equipe do Boatos.org. Além disso, as imagens usadas na publicação são de um caso registrado nas Bahamas, em 2010. O tubarão-tigre, na verdade, devorou um marinheiro da região. Ou seja, a história é apenas boato. Não compartilhe!

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf