Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ambulantes dão tapa em retrovisor de carros para realizar assaltos #boato

Ambulantes dão tapa em retrovisor de carros para realizar assaltos #boato

Ambulantes estão dando tapa no retrovisor para realizar assaltos em semáforos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Há um novo golpe sendo realizado. Ambulantes estão dando tapas no retrovisor de carros para que o motorista abra o vidro e seja assaltado por bandidos.

Em nosso mais de oito anos de experiência com boatos na internet, podemos afirmar alguma coisa. Uma delas é que se uma mensagem começou com os dizeres “novo golpe”, muito provavelmente é falsa.

É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta prática que seria o que tem de mais atual no banditismo Brasil afora. De acordo com o texto que circula online, ambulantes estão dando um novo golpe. Eles estariam dando tapas em retrovisores para que assaltos sejam realizados. Leia o texto que está sendo compartilhado por aí:

ATENÇÃO ATENÇÃO Pessoal, cuidado quando estiverem de CARRO PARADO em algum SINAL. A nova tática é que um AMBULANTE, PASSANDO pelo corredor entre os carros, dá um TAPA no RETROVISOR para FECHAR. Quando você ABAIXA o VIDRO para arrumar o retrovisor, outro ambulante ARMADO CHEGA ANUNCIANDO O ASSALTO. Deixe para arrumar o retrovisor quando já estiver em movimento. Compartilhe essa mensagem para alertar outras pessoas. PERIGO

Ambulantes estão dando tapa em retrovisor de carros para realizar assaltos?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Em pleno 2022, tem gente compartilhando essa história como verdade absoluta. Porém, a história que aponta para a tal prática dos tais bandidos não procede. Trata-se de uma balela que já foi desmentida por aqui. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Vamos lá! Para começo de história, as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português, pedem por compartilhamento e não citam fontes confiáveis que possam atestar a veracidade da informação. O combo completo!

Vale ressaltar que esse tipo de história é bastante comum nas redes sociais. Em todos os casos, há uma generalização (como se o suposto golpe estivesse sendo realizado em todos os lugares) e uma caráter de novidade (nesse caso, o próprio modus operandi).

Além disso, a equipe do Boatos.org já desmentiu várias histórias sobre golpes e roubos falsos. Por exemplo, a história de que bandidos estariam aplicando o golpe da placa do carro para realizar assaltos. Também o caso de bandidos que estariam usando aplicativos de bancos para cometer roubos e, por fim, a história de um deficiente físico que estaria atraindo pessoas para assaltos no metrô do Flamengo. É importante destacar que a equipe do Boatos.org chegou a fazer um texto fictício sobre o assunto para alertar sobre esse tipo de história.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o assunto na internet, porém nada encontramos. Vale ressaltar que existe um caráter até preconceituoso na mensagem, que trata o ambulante como ladrão (e isso é uma generalização bastante errada).

Por fim, a história não faz lá muito sentido. Se uma pessoa quiser realizar um assalto, ela o fará da forma mais simples e rápida possível. Não usando iscas ou algo que atraia as pessoas. Geralmente, o que vemos é que os assaltos acontecem por oportunidade. E se ambulantes realmente estivessem fazendo isso em semáforos, seria muito fácil identificar e prender os responsáveis, uma vez que ficam localizados em um determinado ponto.

Vale apontar que de 2019 para cá, nada mudou em relação ao status da mensagem. Ela era falsa, continua sendo falsa e, tamanha engenhosidade do modus operandi, deve continuar sendo falsa.

Resumindo: não procede a história que aponta que ambulantes estão dando tapas em vidros de carros para que sejam realizados assaltos por aí. Trata-se de mais uma balela antiga que voltou a circular online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: