Fraude na Mega-Sena: 7 boatos e uma verdade sobre sorteios da loteria

Caiu a casa da Mega-Sena? Dilma ou deputado ganhou? Dono da lotérica é político corrupto. Confira sete boatos sobre a Mega-Sena e a grande verdade sobre loterias. 

Depois de quase todo o Brasil “perder” R$ 205 milhões que estavam acumulados na Mega-Sena, a internet ficou recheada de teorias da conspiração apontando para fraudes no sorteio. Teve denúncia antiga que voltou à tona, gente de olho na lotérica de onde saiu prêmio e até achando que a vencedora foi a Dilma. O Boatos.org separou uma lista de sete boatos sobre o assunto. Confira:

Fraude na Mega-Sena é tema de boatos online
Fraude na Mega-Sena é tema de boatos online

1 – Caiu a casa da Mega-Sena

O mais popular boato sobre a Mega-Sena que circula na internet tem o título de “caiu a casa da Mega-Sena” e fala de uma operação da Polícia Federal em que descobriram uma fraude no sorteio: bolinhas mais pesadas eram colocadas para que pagamentos fossem feitos para laranjas. Apesar de realmente existir operações da PF para investigar grupos que usam a Mega-Sena para lavar dinheiro, não existe nenhuma operação que apura fraudes diretamente no sorteio. Tivemos que desmentir duas vezes o boato. Essa é a primeira e essa é a segunda.

Confira o nosso desmentido em vídeo

2 – Dilma ganhou na Mega-Sena

Após o anúncio de que ganhador da Mega-Sena de R$ 205 milhões era de Brasília começaram a surgir especulações sobre quem havia ganho. Alguns sites deram a informação que o vencedor era um deputado. Outros chegaram a falar que Dilma ganhou o prêmio. Apesar de o dono não ter se identificado, já é certo que não é um deputado e muito menos a presidente.

3 – Homem acha que ganhou na Mega-Sena e colocou fogo em carro

Ainda em meio a uma atmosfera de ansiedade para se descobrir quem havia ganho na Mega-Sena, internautas se depararam com uma história bizarra. Um homem teria posto fogo no próprio carro ao achar que havia ganho no sorteio. O que as pessoas não se atentaram é que a história veio do Sacizento, site de notícias falsas.

4 – Lotérica onde bilhete premiado foi comprado não existe

Nos últimos dias, o vencedor deixou de ser o principal alvo (já que ninguém conhecia ele mesmo) e a lotérica onde o bilhete foi comprado caiu na boca do povo. A primeira teoria da conspiração dava conta que a lotérica simplesmente não existia. Detalhe: a prova apresentada na internet era uma imagem de “bilhete premiado” que foi manipulada no Photoshop. Leia mais sobre o boato. 

5 – Prêmio saiu para a mesma lotérica duas vezes

Depois que as pessoas “se convenceram” que a lotérica existia, começou a circular a informação de que o prêmio havia saído duas vezes no mesmo local. Sem checar as notícias, as pessoas saíram compartilhando a informação que nem loucas. Mas a realidade mostra que o prêmio saiu para lugares diferentes. Leia mais sobre o boato.

6 – Dono da lotérica é ex-deputado condenado

O dono da lotérica não ficou em paz, definitivamente. Alguém conseguiu descobrir o nome dele na internet: Nasser Youssef Nasr. Por incrível que pareça, ele tinha o mesmo nome de um deputado do Espírito Santo condenado por desvio de verba. Novamente sem checar, as pessoas continuaram levantando suspeitas. Porém, o Boatos.org conseguiu provar que não são a mesma pessoa: um nasceu em 1938 e outro em 1955.

7 – Alberto Youssef é o dono da lotérica

Para fechar com chave de ouro: já que o dono da lotérica não era um ex-deputado condenado, “descobriram” que o dono do estabelecimento era Alberto Youssef. Sim, o doleiro condenado na Lava Jato. Pois bem, mais uma vez a informação estava errada. Até porque na lista de bens de Youssef não constava uma lotérica. “Só” apartamentos e hotéis. Leia mais sobre o boato. 

A verdade sobre a Mega-Sena: mesmo sem fraude, você nunca vai ganhar

As pessoas tentam buscar justificativas para entender por que não ficaram milionárias com a Mega-Sena. Mas a realidade é uma só. É quase impossível alguém ganhar na Mega-Sena. A chance é, mais exatamente, 1 em 50.063.860. Só para exemplificar a dificuldade: pense em um número entre 1 e 50.063.860 e peça para alguém adivinhar. Outra verdade é que não existe fórmula nem tipo de aposta para ganhar na Mega-Sena. Em uma entrevista que eu fiz com uma matemática para a EBC, ela explica isso. Leia aqui. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)