Pular para o conteúdo

História que aponta que Bolsonaro está “livre nos EUA” e fala de sósia é fake criado por figura conhecida no mundo da desinformação

Bolsonaro está livre nos EUA e a PF prendeu apenas um sósia, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – A Polícia Federal teria prendido um sósia do ex-presidente Jair Bolsonaro e o político estaria em segurança nos Estados Unidos.

Análise

Uma nova e inusitada teoria da conspiração começou a circular intensamente nas redes sociais, ganhando tração entre grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A história, impulsionada por um influenciador digital conhecido por disseminar narrativas conspiracionistas, sugere que a recente prisão amplamente noticiada pela mídia não seria a do ex-presidente, mas sim de um “sósia” ou “double” dele.

A narrativa tenta tranquilizar os seguidores, alegando que o verdadeiro Bolsonaro estaria em segurança nos Estados Unidos, protegido por uma suposta “Aliança da Terra” por ser um membro crucial na “libertação do planeta”. A mensagem que viralizou afirma que o ex-presidente estaria em um local “muito seguro nos Estados Unidos há muito tempo”, até mesmo citando o complexo da “Cheyenne Mountain”.

O influenciador insiste que quem aparece nas imagens recentes é apenas um “double” ou militar usando máscara, devido à aparência supostamente diferente e às imagens “fugitivas” divulgadas. Leia o texto e transcrição da história que circula online:

“Eu, eu mantenho o mesmo discurso. O nosso Capitão está seguro. Ele está seguro que, segundo informações que eu tenho, ele está em local muito seguro nos Estados Unidos há muito tempo, especialmente na Cheyenne Mountain, acreditamos que seja lá. Ele foi visto nos Estados Unidos há uns dias atrás, há um mês atrás, não sei, né? E ele foi, ele está sendo protegido porque ele é um membro importantíssimo da Aliança da Terra, assim como o Trump, assim como os outros também, que vão trabalhar pela libertação do planeta, e ele pode ser, e deve ser protegido ao máximo.

Jamais iríamos expor ele a uma maneira que está acontecendo aí. Quem está aí é o uso constante, comum e muito frequente de doubles, sósias, mascarados, clones, doubles, que pode muito bem ser representado por um militar que está representando com máscara ou outra coisa parecida. Até porque nós não temos muitas imagens deles, imagens muito fugitivas assim, distante e ele está uma aparência bastante diferente. Eu sei que você não vai acordar, acreditar no que eu estou falando, mas eu tenho a obrigação de deixar registrado aqui.”

Checagem

Essa história surge em um contexto de alta polarização política, onde informações falsas e teorias da conspiração frequentemente ganham espaço como contraponto aos fatos noticiados pela imprensa tradicional.

Para verificar a alegação de que a Polícia Federal teria prendido um sósia de Jair Bolsonaro enquanto o ex-presidente estaria livre nos EUA, vamos responder o seguinte: 1) Bolsonaro está livre nos EUA porque a PF prendeu apenas o sósia do ex-presidente? 2) Há alguma chance de a PF ter prendido o sósia de Bolsonaro e do ex-presidente estar livre? 3) O influenciador que espalhou a história já disseminou outros fakes?

Bolsonaro está livre nos EUA porque a PF prendeu apenas o sósia do ex-presidente?

Não há absolutamente nenhuma evidência ou indício de que a prisão do ex-presidente tenha envolvido um sósia. A prisão de uma figura pública de tal magnitude é acompanhada por uma série de procedimentos legais e protocolares, com a presença de advogados, agentes da Polícia Federal e registros que garantem a identidade do preso.

A ideia de que um “double” estaria detido sem que a defesa, as autoridades e a própria imprensa tivessem identificado o engodo não possui a mínima sustentação na realidade. A história é uma teoria da conspiração que ignora o senso comum e a logística envolvida em um processo judicial e policial dessa envergadura.

Há alguma chance de a PF ter prendido o sósia de Bolsonaro e do ex-presidente estar livre?

A chance é nula. A alegação faz parte das conhecidas teorias da conspiração da “Aliança da Terra” e dos “doubles” (sósias) de figuras públicas. Além disso, o próprio argumento de que Bolsonaro estaria na “Cheyenne Mountain” é tirado de um contexto de teorias conspiratórias sobre um “reset financeiro”, provando a natureza fictícia da fonte.

O influenciador que espalhou a história já disseminou outros fakes?

Sim. A pessoa responsável por espalhar esta teoria é conhecida por divulgar outras desinformações de cunho conspiratório e sensacionalista. O histórico desse influenciador aponta para a disseminação de narrativas já desmentidas, algumas envolvendo até mesmo a política brasileira, como a alegação de que a morte de Dona Marisa Letícia seria uma farsa.

Há, ainda, outros boatos internacionais, sugerindo, por exemplo, que Brigitte Macron seria uma mulher trans ou que a ex-primeira-dama Michelle Obama teria se registrado como homem, teorias que também se mostraram infundadas.

A repetição do padrão de desinformação sugere que a fonte não é confiável para noticiar fatos, e seu conteúdo deve ser encarado com extrema cautela, uma vez que está alinhado a um nicho de teorias da conspiração sem base na realidade.

Conclusão

A teoria de que Jair Bolsonaro estaria livre nos EUA e que a Polícia Federal teria prendido apenas um sósia é completamente falsa. A história não possui sustentação na realidade e se baseia em um discurso conspiracionista que desconsidera as provas, os procedimentos legais e o noticiário factual. A fonte da informação é um influenciador com um histórico de disseminação de boatos e teorias sem fundamento, o que reforça a classificação de se tratar de uma desinformação.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)