Boato – Um vídeo de ataque de uma sucuri gigante a um homem em um rio no Brasil seria real.
Análise
Um vídeo tem ganhado grande repercussão nas redes sociais, principalmente em plataformas como TikTok, YouTube e Instagram. Nas imagens, um homem aparece quase sendo atacado por uma suposta sucuri gigante enquanto se refrescava na beira de um rio. Ela dá o bote e ele consegue desviar e sair correndo pelo rio.
A gravação, com um tom cinematográfico, descreve o episódio como tendo ocorrido na “Ilha das Cobras”, em São Paulo, ou na região amazônica. O vídeo rapidamente viralizou por conta das cenas impactantes, que mostram uma cobra de tamanho descomunal partindo para cima de um homem em pânico. Leia algumas mensagens que acompanham o vídeo:
Ilha das Cobras: O Paraíso Proibido de São Paulo! Cobra gigante ataca homem enquanto ele nada no rio! Só fui molhar o pé no rio… Silêncio total… até a água começar a se mexer sozinha Quando vi, uma sucuri do tamanho de um ônibus escolar me encarando tipo: “Hoje o almoço veio até mim.” Corri que nem personagem de filme de terror, mas com uma diterença: EU sobrevivi. (A cueca… nem tanto
Checagem
Muitos usuários passaram a compartilhar o material como se fosse verdadeiro, alertando sobre o “perigo” da região onde o suposto ataque teria ocorrido. Diante da repercussão do vídeo, fomos investigar e vamos responder a três perguntas importantes: o vídeo que mostra a cobra gigante atacando um homem no rio é real? Qual é a origem do vídeo? E há outras fake news similares com cobras?
Vídeo que mostra cobra gigante dando bote em homem na beira de um rio é real?
Não. O vídeo é falso. Trata-se de mais uma montagem digital criada para gerar entretenimento e viralização nas redes sociais. Nenhuma autoridade ambiental, órgão oficial ou mídia séria confirmou qualquer ataque de sucuri nessas circunstâncias. Além disso, as imagens possuem claros indícios de manipulação digital.
Qual é a origem do vídeo que mostra o ataque da cobra a um homem na beira do rio?
O vídeo foi criado pelo canal @janno.bigcas, especializado em conteúdos fictícios e montagens com animais. A própria página reúne dezenas de vídeos do mesmo tipo, com ataques de cobras gigantes e outros animais selvagens, todos gerados com efeitos digitais. O vídeo original pode ser conferido neste link.
Há outras fake news com montagens de cobras ou serpentes?
Sim, vídeos falsos envolvendo cobras gigantes são bastante comuns na internet. Casos similares já foram desmentidos anteriormente, como o suposto vídeo de uma sucuri de 50 metros no Rio Ivaí (confira aqui), outro que mostrava uma sucuri de 20 metros que teria engolido um boi inteiro (veja aqui) e até um boato sobre uma cobra cascavel de quatro cabeças (confira aqui). Todos esses casos foram criados com manipulações digitais e não têm relação com fatos reais.
Conclusão
O vídeo que circula nas redes sociais, mostrando um suposto ataque de uma sucuri gigante em um rio de São Paulo ou da Amazônia, é totalmente falso. Ele foi criado com montagens digitais e não há nenhum registro oficial de tal ocorrência. Trata-se apenas de mais um conteúdo fictício que explora o medo e o sensacionalismo para gerar cliques e visualizações nas redes sociais.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)