Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Foto de cobra cascavel de quatro cabeças é uma montagem

Foto de cobra cascavel de quatro cabeças é uma montagem

Cobra cascavel de quatro cabeças é encontrada no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma cobra de quatro cabeças, do tipo cascavel, foi encontrada no Ceará, Piauí e outras cidades do Brasil

Análise

Podemos afirmar que a internet é uma caixinha de surpresas. E não só pelas interações ou discussões entre os usuários, mas também pelos conteúdos. Vira e mexe alguma imagem ou algum vídeo inusitado acabam fazendo sucesso na internet.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, uma cobra cascavel de quatro cabeças teria sido encontrada no Brasil. Segundo a internet, existem diversas versões dessa história e ela poderia ter ocorrido no Ceará, Piauí ou outras cidades do Brasil. Confira os textos e a imagem:

Versão 1: “Para aqueles ou aquelas que acham que já viram de tudo, os os sinais dos finais dos tempo. Uma Cobra Cascavel com 04 (quatro) Cabeças. Foi morta no Ceará e um Grupo de irmãos que fazem parte do projeto do meu Primo Mário Alex publicaram”. Versão 2: “Em Palmeirais Piauí. Cobra Cascavel de quatro cabeças é encontrado por trabalhador”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: “Um caso estranho foi registrado no município de General Sampaio, na manhã desta quarta-feira dia (11) de Abril, uma cobra de quatro cabeças foi encontrada morta por populares no interior do município. O caso demasiadamente bizarro ocorreu na localidade de caisara interior de General sampaio, localidade essa que fica já nas proximidades da divisa com Canindé. Nossa página foi atrás de informações pra saber se não se tratava de montagem, mas o caso realmente aconteceu. Os populares encontraram a cobra já morta e em estado avançado de putrefação. Até o presente momento não foi possível identificar o que tenha causado a morte do animal”.

Não demorou muito para a história se espalhar por diversas redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, alarmista, as diversas versões do mesmo caso, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis (até porque, se fosse realmente verdade, a história estaria estampando diversas capas e sendo destaque em muitos jornais).

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais esse caso e agora vamos te explicar, passo a passo, os motivos para não levar essa história a sério: 1) Uma cobra cascavel de quatro cabeças foi encontrada no Brasil? 2) Qual é a origem da foto da cascavel de quatro cabeças? 3) Qual é o máximo de cabeças que uma cobra tem?

Checagem

Uma cobra cascavel de quatro cabeças foi encontrada no Brasil?

Não. Basta dar um zoom na imagem para perceber que se trata de uma montagem, especialmente, a parte do rabo, que foi transformado em uma cabeça extra. É possível ver borrões e que alguém, de forma muito “inteligente”, copiou a cabeça original da cobra, inverteu a imagem e a colocou no rabo da serpente. Além disso, existem diversas versões sobre a história. Em algumas publicações, pessoas afirmam que a cobra foi encontrada no Ceará. Em outras, as pessoas garantem que o animal teria sido encontrado no Piauí. Sabemos que esse tipo de comportamento é um forte indício de fake news.

Se isso não bastasse, a história foi desmentida por um especialista em cobras, o biólogo Henrique Abrahão Charles, e o vídeo fez um enorme sucesso no YouTube. De acordo com o biólogo Henrique, as cobras precisam excretar aquilo que comem. Ou seja, seria impossível ela nascer apenas com cabeças e sem um rabo. Segundo ele, cobras siamesas podem sim existir, mas uma cobra com quatro cabeças já é algo totalmente fantasioso. Além disso, ele destaca que a imagem foi editada para causar impacto nas pessoas.

Qual é a origem da foto da cascavel de quatro cabeças?

Não encontramos a foto original, mas sabemos que a foto que serviu como base para a montagem de hoje também foi editada. Na época que a primeira edição apareceu na internet, publicações afirmavam que se tratava de uma cobra de duas cabeças.

Entretanto, na oportunidade, a história foi desmentida também pelo biólogo Henrique Abrahão Charles, que afirmou que a imagem não fazia o menor sentido. O especialista em serpentes destacou que não é normal que uma cobra siamesa compartilhe o mesmo corpo a partir da barriga. Segundo Henrique, o mais comum é que cobras siamesas apresentem a divisão a partir da coluna.

Qual é o máximo de cabeças que uma cobra tem?

Geralmente, duas. Isso acontece quando um embrião começa a se dividir em gêmeos idênticos, mas o processo, por algum motivo, é interrompido. Com isso, nascem as chamadas cobras siamesas (assim como acontece com os humanos). Os casos são raros e acontecem uma vez a cada 100 mil nascimentos. Em 2019, uma cascavel siamesa foi avistada por dois especialistas, em 2019, em uma floresta em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Também nos Estados Unidos, em 2021, uma cobra siamesa da espécie “rato preto” (Pantherophis obsoletus) chegou a comemorar 16 anos em um santuário de conservação de animais. Outros casos podem ser vistos aqui.

Conclusão

Fake news ❌

Foto de cobra cascavel com quatro cabeças que teria sido encontrada no Brasil é uma montagem. Basta ampliar a foto para perceber os borrões das supostas cabeças laterais e para ver que a cabeça principal da serpente foi copiada e inserida no rabo do animal. Ou seja: um balela só para impressionar as pessoas e gerar cliques por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).