Boato – Vídeos mostram aviões da China passando pelas pirâmides do Egito e jogando pacotes de comida em Gaza em missão humanitária.
Análise
Com o agravamento da crise humanitária na Faixa de Gaza, diversos conteúdos circulam exaltando ações de solidariedade internacional. Um dos principais alvos desse tipo de narrativa nos últimos dias tem sido a China, com vídeos que mostrariam uma missão humanitária do país asiático atravessando o Egito e lançando alimentos do céu para a população palestina.
As postagens alegam que aviões chineses passaram pelas pirâmides do Egito e chegaram até Gaza, jogando pacotes de comida em uma operação militar sem precedentes. Nas imagens que viralizaram, aparecem aeronaves sobrevoando áreas desérticas e realizando lançamentos aéreos. Leia:
Versão 1: A China havia recentemente prometido fornecer ajuda alimentar a 60.000 famílias, e agora cumpriu essa promessa. Pode-se ver o avião de carga que transporta ajuda para Gaza, escoltado por aeronaves menores para proteção. O avião está entrando em Gaza através do Egito.
Versão 2: CHINA: O único país do mundo que teve a solidariedade de desafiar Israel a fornecer ajuda alimentar a Gaza. OBRIGADO CHINA EM NOME DE TODOS QUE TEMOS HUMANIDADE.
Versão 3: Há alguns dias, o governo chinês anunciou que enviaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza, e qualquer país que tentasse parar seus navios enfrentaria consequências. Um cidadão palestino registrou o momento em que a aeronave chegou, deixando os pacotes.
Checagem
A história gerou comoção nas redes sociais, com elogios à suposta postura desafiadora da China em relação a Israel, mas não resiste à checagem. A seguir, vamos responder às perguntas: 1) Aviões chineses jogaram comida em Gaza em missão humanitária? 2) De onde são os vídeos atribuídos à China e Gaza? 3) A China já enviou doações via aérea para a Palestina?
Aviões chineses jogaram comida em Gaza em missão humanitária?
Não. Até o momento, não há qualquer registro oficial ou confiável que indique que a China realizou lançamentos aéreos de comida na Faixa de Gaza.
A alegação de que aviões chineses passaram pelo Egito e jogaram pacotes de alimentos em Gaza não tem comprovação em nenhuma fonte respeitável. Não há declarações ou anúncios oficiais por parte do governo chinês ou de organismos internacionais que atestem a realização de tal operação.
De onde são os vídeos atribuídos à China e Gaza?
Os vídeos utilizados nas postagens são fora de contexto. Um dos vídeos que mostra aviões militares próximos às pirâmides do Egito, na verdade, se refere a exercícios conjuntos realizados entre a China e o Egito em 2025. A Reuters reportou a ação como parte de uma missão de treinamento entre os dois países, sem qualquer relação com ajuda humanitária à Palestina.
O outro vídeo, que mostra aviões lançando pacotes do céu, também foi reutilizado de maneira enganosa. Ele já havia circulado anteriormente em outros boatos e diz respeito a ações coordenadas pelos Estados Unidos com apoio da Jordânia e do Egito, conforme reportagem do Times of Israel. A mesma desinformação já foi desmentida anteriormente pelo Boatos.org.
A China já enviou doações via aérea para a Palestina?
Não há registros de que a China tenha enviado ajuda humanitária por via aérea (especialmente com lançamentos aéreos) à Faixa de Gaza. Isso não significa que o país não tenha contribuído de outras formas.
Em abril de 2024, por exemplo, a China doou US$ 3 milhões à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), conforme consta em nota oficial da UNRWA. Mas não há qualquer operação aérea registrada nos moldes apresentados pelos vídeos compartilhados.
Conclusão
Os vídeos que mostram aviões militares sobrevoando o Egito e lançando pacotes de comida não têm qualquer relação com uma missão humanitária chinesa para Gaza. As imagens foram retiradas de contexto: uma mostra exercícios militares da China com o Egito e a outra é de operação dos EUA com aliados. A China já enviou ajuda financeira à Palestina, mas não por meio de lançamentos aéreos. Os vídeos são de outras ocasiões, usados fora de contexto para gerar comoção.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)