Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Avião que levou doações a pessoas em Gaza não é da China e não houve “rebelião” contra Israel e EUA

Avião que levou doações a pessoas em Gaza não é da China e não houve “rebelião” contra Israel e EUA

China enviou avião com doações para Gaza e contrariou EUA e Israel, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A China se rebelou contra os EUA e Israel ao fretar um avião com doações para pessoas que estão na Faixa de Gaza.

Análise

Um vídeo um tanto quanto chamativo tem circulado com muita força em redes sociais. Nas imagens, a população de Gaza (que sofre com o conflito entre Israel e Hamas) espera ávida por uma doação. A partir daí, um avião de carga se aproxima do local e começa a enviar mantimentos, que caem em paraquedas.

Junto ao vídeo, é dito que se trata de uma iniciativa da China. Em tom belicoso, as mensagens apontam que o país fez a incursão à Palestina à revelia de Israel e EUA. Ou seja: se rebelando. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja o vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: China manda um PHODA-SE aos Estados Unidos/OTAN e ao estado autoritário de “israel”; e envia ajuda diretamente à GAZA, PALESTINA. Enquanto aumenta manifestação em Tel Aviv e outras regiões, pedindo impeachment do genocida Benjamin Netanyahu sócio do Hamas!

Versão 2: A China desafia o Reich Sionista ao lançar ajuda humanitária em Gaza.A China sobrevoou diretamente a Faixa de Gaza com seus aviões C17, escoltados por seus caças Mig21. #israel , em silêncio, não se atreveu a desviar os aviões nem a protestar.

Checagem

A história foi compartilhada por perfis de esquerda (contrários aos EUA e Israel) e também conspiracionistas de direita (que vivem falando contra a Nova Ordem Mundial e apoiam Putin). Nesta história que uniu diversas correntes, vamos fazer a checagem respondendo a algumas questões.

As perguntas que iremos tratar são elas: 1) É verdade que a China fez a incursão com o avião com doações para Gaza? 2) Qual é o contexto do vídeo que mostra o avião enviando ajuda a Gaza? 3) Houve uma rebelião da China com os EUA e Israel em relação à Palestina?

É verdade que a China fez a incursão com o avião com doações para Gaza?

Não. É fato que a China participou de uma coalizão para o envio de doações para Gaza. O país tem enviado diversas doações para a população da Palestina desde o início dos conflitos entre Israel e Hamas. Em outubro do ano passado, o país anunciou a doação de US$ 2 milhões para ajuda humanitária. Neste ano, em março, a China enviou 450 toneladas de arroz para o Egito (para que entre na Palestina via portos). 

Apesar disso, o país não fez nenhuma incursão com avião de guerra para auxílio humanitário na área da Faixa de Gaza. Tanto que o vídeo mostra outra situação.

Qual é o contexto do vídeo que mostra o avião enviando ajuda a Gaza?

O vídeo em questão é de um C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos. O país tem feito diversas incursões via céus em que envia a ajuda humanitária com um C-17 para as pessoas de Gaza. Este vídeo mostra quando os EUA enviaram 80 mil refeições para o país. 

Houve uma rebelião da China com os EUA e Israel em relação à Palestina?

Não. Apesar de terem posições discordantes em relação ao conflito entre Israel e Hamas (a China aponta que Palestina pode se defender de forma armada, Israel quer o fim do Hamas e os EUA apoiam, de forma moderada, Israel), não há nenhuma “rebelião” fora do campo diplomático. O que está circulando foi inventado.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet não é de uma rebelião da China contra Israel e EUA. Apesar de o país asiático ter posições diferentes dos EUA e Israel e ter enviado ajuda, o vídeo é de outra situação da descrita.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).