Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > 7 boatos sobre o Facebook que sempre circulam na web (e vocês vivem caindo)

7 boatos sobre o Facebook que sempre circulam na web (e vocês vivem caindo)

Apesar de ser um dos canais que mais divulga mentiras na internet, o Facebook também é, ele próprio, o alvo de várias balelas que circulam por aí. O Boatos.org fez uma lista dos boatos mais batidos sobre a rede (e que todo mundo sempre cai).

Segundo dados do próprio Facebook, 8 em cada 10 brasileiros conectados estão na rede social. Ao todo, são 99 milhões de usuários mensais no país, e mais de 1,5 bilhão de pessoas conectadas no Facebook em todo o mundo. Os números impressionam, e talvez seja essa popularidade toda que faça da rede social um alvo constante de boatos. Sim, quase sempre a rede de Mark Zuckerberg aparece como pivô de uma mentira na internet. Separamos o top 7 das balelas para vocês não caírem mais nelas. Confiram:

Sete boatos que as pessoas vivem caindo sobre o Facebook
Fizemos uma lista de sete boatos sobre o Facebook que as pessoas vivem caindo

1 – Salvem suas contas, estão hackeando todo mundo

Uma mensagem começou a circular no próprio Facebook alertando sobre a suposta atuação de hackers que estavam roubando o perfil de todos. Segundo o aviso que rodou a internet, era de extrema importância copiar e colar o alerta no mural para que todos ficassem atentos a perfis duplicados em nome de conhecidos. Acontece que a história toda era uma balela, dessas sem argumentos e cheia de informações vazias. No fim, o tal aviso só serviu para ‘assustar geral’, mas era muito falso. Clique aqui para saber mais sobre o boato.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

2 – Agora eles vão cobrar

Um boato muito, muito, muito comum na internet é de que o Facebook começará a cobrar pelo uso da rede social. Relatos recorrentes costumam aparecer alertando os usuários sobre os preços que variam, sem nem especificar em qual moeda será cobrado o valor. Esses alertas vem sempre acompanhados daquela clássica mensagem do ‘copie e cole para se livrar dessa’, o que só é mais uma prova da balela. Um surto dessa mensagem em 2013 fez centenas e centenas de timelines compartilharem essa história só para evitar a cobrança. Tudo foi desmentido pela própria assessoria do Facebook. Clique aqui para saber mais sobre o boato.

3 – A partir da meia-noite, seremos bloqueados

Parece que quem inventa boatos sobre o Facebook sabe qual o principal medo da galera – ficar sem acesso a essa rede social.  Não à toa, sempre circula por aí a balela de que o Facebook será bloqueado e ninguém conseguirá utilizá-lo. Com o recente bloqueio do WhatsApp por definição judicial, esse medo se espalhou mais ainda o que fez esse boato se espalhar muito rápido. A notícia que abalou tanta gente foi compartilhada por páginas de comédia e em sites que indicavam o suposto link da notícia sobre o bloqueio, mas que na verdade não levava a lugar nenhum. Ou seja, tudo mentirinha e o povo caiu fácil. Clique aqui para saber mais sobre o boato.

4 – O dono do Facebook não gosta dos brasileiros

Outra história muito popular envolvendo o Facebook é a de que o criador da rede social, o muitíssimo rico Mark Zuckerberg não gosta dos brasileiros. Vira e mexe aparecem ‘notícias’ de que ele falou mal do Brasil e dos seus. Um dos últimos casos, no ano passado, afirmava que em uma entrevista ao canal norte-americano CNN, Zuckerberg tinha reclamado de como os brasileiros utilizam mal o Facebook e que faria um manual para os usuários do nosso país. Seria ofensivo, se não fosse completamente mentira, dessas inventadas por sites especializados em criar balelas na web. Clique aqui para saber mais sobre o boato.

5 – Cuidado com o hacker que posta ofensas

Além de ter o Facebook como assunto em comum, essas histórias de hackers têm até a mesma estrutura. Muito semelhante ao outro caso listado aqui, um ‘aviso’ de que havia uma mal elemento invadindo perfis do Facebook para postar xingamentos e ofensas aos amigos da vítima circulou há pouco mais de um mês. Mais uma vez, o alerta não trazia informação nenhuma, tinha os típicos erros de português das balelas da internet e vinha com o clássico pedido do ‘copie e cole’. Só acreditou quem não lê o Boatos.org. Clique aqui para saber mais sobre o boato.

6 – Agora dá pra saber quem visitou o perfil

Embora existam muitas piadas sobre a inferioridade do extinto Orkut em relação ao Facebook, muita gente reclama de saudade de uma das funções do velhinho – a de ver quem visitou o perfil. Talvez por isso, seja constante a história de que a rede social azul vai possibilitar esse tipo de ação. Em março desse ano, viralizou pelo Facebook a informação de que seria possível saber quais pessoas passaram pelos perfis, inclusive a hora e o que ‘fuçaram’ enquanto estavam ali. Tudo balela, uma vez que o próprio Facebook nunca anunciou essa mudança, coisa que eles sempre fazem sobre novas ferramentas da rede. Além do mais, a mentira era repetida, em 2014 a mesma história foi compartilhada e nada aconteceu. Clique aqui para saber mais sobre o boato.

7 – O Facebook é uma entidade pública

Por último, mas não menos importante, o boato mais recente sobre a rede social revive uma balela de 2012. Quando ainda nem existia o Boatos.org percorreu a internet a história de que o Facebook era uma entidade pública com permissão para utilizar qualquer dado, foto ou informação postada a não ser que se postasse uma nota de proibição. De volta, essa história tem feito muita gente publicar, desnecessariamente, o tal ‘recado’ nas timelines. No entanto, é preciso lembrar que o Facebook não é uma entidade pública, e sim uma empresa de capital aberto. Além disso, quem tem controle sobre a privacidade da conta é cada usuário, que pode editar aqueles que podem ou não ver as postagens feitas. Boato de 2012, reavivado agora, no último sábado, e tem gente caindo nessa outra vez. Clique aqui para saber mais sobre o boato.