Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Contas do Facebook estão sendo hackeadas; quase todas #boato

Contas do Facebook estão sendo hackeadas; quase todas #boato

Boato – Estão hackeando quase todos os perfis do Facebook. Fotos do perfil e nome estão sendo usados para criar novas contas.

Você lembra do tempo dos boatos de Facebook que se baseavam com a seguinte mensagem: copie e cole no seu mural? Pois bem, há tempos não víamos isso, mas eles voltaram. E claro, na postagem há uma ameaça de invasão de contas no Facebook.

Facebook mostra quem visitou o perfil
Estão hackeando quase todas as contas do Facebook, diz boato

Desta vez, o texto CRTL + C e V dá conta que quase todas as contas do Facebook estão sendo hackeadas. A mensagem nada mais é do que um “aviso” aos amigos de que isto está acontecendo. Leia:

“Só dando um aviso a todos. .. .. Quase todas as contas do facebook estão sendo hackeadas. A foto do perfil e seu nome são usados para criar uma nova conta no facebook. E então eles querem os seus amigos para adicioná-los, os teus amigos pensam que é você e aceita. A partir deste momento, os piratas podem escrever o que eles querem sobre seu nome!! ….. Não tenho planos para abrir uma nova conta, então por favor, não aceite um 2º convite com meu nome. Copie em seu mural !”

Apesar da mensagem estar sendo compartilhada incessantemente, ela não passa de mais um hoax online. Só o próprio caráter dela já ajuda a derrubarmos as teses. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Para começar, por que razão hackers duplicariam contas no Facebook para “escrever o que quiserem”? Não faz muito sentido eles fazerem isso sendo que pode criar contas diferentes como, por exemplo, com um nome diferente da foto para não chamar atenção.

Resolvemos também verificar se algumas das pessoas que publicaram a mensagem na rede social tinham um perfil “clone” no Facebook. Porém, todas as pessoas que tinham xarás, tinham fotos diferentes dos homônimos. Ou seja, ninguém tinha “sofrido” a clonagem. Junto isso ao fato que não vi acontecer com ninguém do meu círculo e dá para perceber que falar que “quase todas as contas estão sendo hackeadas” é, no mínimo, exagero.

Para completar, a mensagem do tipo “copie e cole no seu mural” é característica de boatos. Só para lembrar alguns exemplos: vídeos pornográficos invisíveis no Facebook e que o Facebook começaria a cobrar.

Sendo assim, podemos afirmar que não é verdade a informação divulgada na rede sociais de que quase todos os perfis estão sendo hackeados. De qualquer forma, é bom ficar ligado (só não precisa compartilhar correntes).

Em tempo: Esta outra mensagem “copie e cole no seu mural” também está circulando na rede social e, assim como a outra, também é falsa:

Atenção a todos: há um novo hacker no Facebook. Ele surge entre os comentários de seus contatos com uma frase ofensiva da sua parte. É realmente feio e parece que veio do seu perfil. Você não o vê, mas os seus amigos, sim. Isto pode criar muitas ofensas e mal-entendidos. Quero dizer a todos os meus contatos que se aparecer algo insultuoso e malicioso, não são palavras minhas. COPIE e cole no seu mural, não compartilhe, por favor!! E me informe se isso acontecer. Obrigada!

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Ana Maria Leitão. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook