Hoax: ar condicionado de carros causa câncer por causa de benzeno

By | 18/03/2014
Ar condicionado de carros causa câncer, diz boato

Ar condicionado de carros causa câncer, diz boato

Boato – O ar condicionado de automóveis pode causar câncer devido à liberação de benzeno, caso janelas não permaneçam abertas por alguns minutos após o veículo ser ligado.

Um boato que já circula a internet faz tempo da conta de um perigo: o ar condicionado do carro. Ele voltou a circular na wev após um texto divulgado no Facebook do apresentador Álvaro Garneiro. Na postagem, ele alerta para não ligar o ar condicionado do carro sem antes deixar as janelas do carro abertas por alguns minutos. A mensagem afirma que o benzeno, elemento presente no plástico, é uma substância cancerígena que seria liberada quando o ar condicionado está ligado.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O motivo de tantas pessoas morrendo de câncer nos últimos tempos, segundo o texto, teria relação com o benzeno liberado enquanto o ar condicionado do automóvel está ligado. Outra informação apresentada é que a substância intoxica os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Confira o texto na íntegra abaixo:

“NÃO LIGUE O AR CONDICIONADO DO CARRO ATÉ PRESTAR ATENÇÃO NISSO…
Isso é para todos lerem e compartilharem… pode salvar uma vida. É muito interessante! O manual do meu carro diz para abaixar as janelas para que todo o ar quente saia antes de ligar o ar condicionado. POR QUE?

Não é de admirar que tem mais gente morrendo de câncer do que nunca. Queria saber de onde isso vem, mas aqui está um exemplo que explica muito dos incidentes que têm causado câncer. Muitas pessoas estão nos seus carros a começar pela manhã, e por último a noite, 7 dias por semana.

Ler isso me faz sentir culpado e doente. Por favor passe essa informação para quantas pessoas for possível. Nunca é tarde demais para fazer algumas mudanças! Por favor, NÃO ligue o ar condicionado assim que entrar no carro. Abra as janelas ao entrar no carro e depois de alguns minutos, LIGUE o ar condicionado.

Aqui está o motivo: de acordo com pesquisas, o painel do carro, os assentos, dutos do ar condicionado, na verdade todos os objetos de plástico em seu veículo emitem Benzeno, uma toxina que causa câncer. Uma substância MUITO cancerígena. Separe um tempo para observar o cheiro de plástico aquecido em seu carro quando você abri-lo, e antes de ligar o motor.

Além de causar câncer, Benzeno intoxica os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Uma exposição prolongada pode causar leucemia e aumenta o risco de alguns tipos de câncer. Ele também pode causar aborto em mulheres grávidas.

O nível “aceitável” de Benzeno em lugares fechados é de 50mg por pé quadrado (144 polegadas quadradas, medida utilizada nos estados unidos). Um carro estacionado em lugar fechado, com as janelas fechadas, irá conter de 400 a 800 mg de Benzeno – 8 vezes mais que o aceitável. Se estacionado em lugares abertos ao Sol, numa temperatura de 16˚C (converti, o texto dizia 60˚F), o nível de benzeno vai para 2000 a 4000 mg, 40 vezes a mais que o aceitável.

Quem entra no carro mantendo as janelas fechadas, vai inalar quantidades excessivas de toxina Benzeno. O Benzeno é uma toxina que afeta seus rins e fígado. E o pior, é extremamente difícil para o seu corpo para expulsar esse material tóxico.

Então amigos, por favor abram as janelas e portas do seu carro, dê um tempo para arejar o interior (dissipar o conteúdo mortal) antes de entrar no veículo. Pensei: “Quando alguém compartilha algo de valor com você e você se beneficia com isso, você tem a obrigação moral de compartilhar com os outros.”

Como falamos, esse artigo não é novo. Já circula na internet desde 2009 em língua inglesa. Ao ler o texto divulgado por Alvaro Granero, a primeira dúvida é: de onde foram retiradas as informações divulgadas pelo apresentador? É um dos pontos suspeitos já que não há fontes fiáveis que falam dos números.

Sem dúvidas, o Benzeno é uma substância prejudicial à saúde. Porém, não há provas de que as emissões possam prejudicar os passageiros do carro. Além disso, os produtos passam por homologações periódicas, ou seja, os veículos são testados antes de serem vendidos, conforme o site Icarros informa. A matéria também aponta que os níveis da substância em carros é extremamente baixa.

Vale lembrar que o Benzeno pode ser encontrado em vários lugares, inclusive em em casa, trabalho e ao ar livre. Esse site aponta que a substância em pequenas quantidades não faz mal.

Tudo isso aponta que a informação não passa de um boato que não foi comprovado. Não seria simples as empresas automotivas simplesmente trocar de produtos primários se realmente pesquisas apontassem produtos cancerígenos.

Um último detalhe: o apresentador de TV ainda virou motivo de brincadeiras por divulgar o aviso sobre utilizar ar condicionado com os vidros fechados e colocar uma foto em um carro conversível. Será que o texto era só mais uma forma de ele dar uma ostentada?

8 thoughts on “Hoax: ar condicionado de carros causa câncer por causa de benzeno

  1. Itamar Lima

    Embora não tenha um embasamento científico para as declarações do post. Eu abro os vidros e deixo o carro arejar um pouco pois com isso o carro refresca mais rápido.

    Reply
  2. Itamar Lima

    Embora não tenha um embasamento científico para as declarações do post. Eu abro os vidros e deixo o carro arejar um pouco pois com isso o carro refresca mais rápido.

    Reply
  3. Claude Petit

    Nada contra a notícia, mas nada a favor também. Quem diz que isso é boato não provou que “não há” nenhuma substância tóxica no ar dos carros aquecidos. E benzeno é tóxico mesmo em MINÚSCULAS quantidades. É um dos cancerígenos que foram mais comprovados em toda a história da ciência. Acho que este site também poderia citar mais uns estudos ou bibliografia!! Mesmo assim, gosto de ler muita coisa boa por aqui!!

    Reply
  4. Bruno

    De fato Lucas, e ainda aumenta a vida útil do ar condicionado, pois não força muito o mesmo para tirar o ar quente presente no carro.

    Reply
  5. Lucas

    Até onde é verdade isso eu não sei, mas não custa nada abrir os vidros antes de ligar o ar-condicionado. Refresca até mais rápido

    Reply
  6. Lucas

    Até onde é verdade isso eu não sei. Mas não custa nada abrir os vidros antes de ligar o ar-condicionado, refresca até mais rápido

    Reply
  7. Dan

    Bom, todos sabemos dos riscos de expor garrafas PETs ao sol, isso não é hoax. O plástico possui sim benzeno, que é tóxico. Têm fundamentos. O que levaria as montadoras a trocar o plástico, produto tão comum, de uso diário, por outro materia? E que outro material usariam? Painéis de madeira? Seria bonito, bem lustrado, um luxo, mas e o preço? Enfim, tem muito a se pensar, só por que não há estudos comprovando o “bem” nem o “mal” desta notícia, não pode ser classificado como uma notícia falsa, tem total fundamento (exceto os valores da quantidade de benzeno em ppm). Abraço!

    Reply
    1. Christiano

      Dan, simples.

      Quer ajudar? Ajude direito.

      Vivemos na era da informação essa “informação” esconde sua “fonte de informação”.
      Hoje, mais do que nunca, a veracidade dos fatos precisa vir acompanhada de fontes seguras e sólidas.

      “… de acordo com pesquisas, o painel do carro, os assentos, dutos do ar condicionado, na verdade todos os objetos de plástico em seu veículo emitem Benzeno…”

      Cadê as pesquisas???

      Uma informação que não informa nada. Simples.

      Cresci ouvindo que leite, se misturado com manga, carne de porco ou algumas outras coisas, era “veneno”. Matava.

      Fácil, preguiçoso ou burro? Ah, cultura: burra, ignorante, cega, incapaz de veificar a autenticidade de qualquer coisa.

      Fale o que você pensa que sabe. Mas não pense que é verdade. A menos que você seja O PRÓPRIO pesquisador e não alguém que “ficou sabendo” ou que “leu ali naquele site” ou que ouviu o professor do 3º ano sabendo.

      Abraços

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *