Feijão contaminado com bicho mata 10 pessoas, diz alerta falso

By | 19/09/2015

Boato – Bicho que transmite doença no feijão matou 10 pessoas, até a chefe do plantão do Hospital Santa Joana. Solução é colocar feijão no vinagre.

Quando falamos de boatos “highlander”, que a gente mata, mas quando menos esperamos eles voltam com toda a força e continuam enganando incautos, as informações falsas sobre saúde estão em primeiro lugar. No caso de hoje, vamos falar da história da contaminação do feijão. Antes de falar sobre esse caso, saiba que em 2013 uma história falsa falaca de contaminação da doença de chagas no feijão. É claro que a história era falsa.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Feijão está contaminado com bicho, aponta hoax

Feijão está contaminado com bicho, aponta hoax

A história alarmista que apareceu na web em 2015 é muito parecida. O caso tem circulado por áudio no WhatsApp. Junto a uma foto de “feijões contaminados”, o áudio de uma mulher com sotaque de São Paulo aponta que dez pessoas já morreram contaminadas com o “bichinho do feijão”. Que a chefe do plantão da cunhada dela, que é enfermeira, já teria morrido também.

O áudio também fala que a solução é colocar o feijão de molho no vinagre por 20 minutos e que as marcas de feijão estão abafando o caso. Dessa vez, os desmentidos vão entrando no próprio texto da história. Leia o original (degravado do áudio e sem muitas correções de ortografia) e os comentários sobre o caso (infelizmente, não conseguimos subir o áudio para a página):

1 – Família, a minha cunhada trabalha no Hospital Santa Joana e acabou de me mandar uma mensagem aqui no Whatsapp:

A história já começou mal. A fonte citada é a cunhada que trabalha no hospital? Pelo menos, ela disse qual era. Pelo sotaque e nome da instituição, chegamos ao Hospital Santa Joana, em São Paulo. Detalhe: é uma maternidade, que não atende emergências em adultos.

2 – Tá tendo uma epidemia de reações de diarreia, dor de cabeça, vômito e mal estar em um monte de gente. E eles estão usando isso como virose. Só que tá tendo, alguns feijão, feijão de mercado, tá vindo com bicho. Aí o pessoal acaba cozinhando o feijão e ele não morre na água quente. Ele acaba dissolvendo no feijão quando cozinha. aí a pessoa tempera e come e ele acaba indo para o estômago.

Epidemia de diarreia??? Só para começar, o conceito de epidemia abrange doenças. Pelo o que sabemos, diarreia, dor de cabeça, vômito e mal estar são sintomas.

Como assim, feijão de mercado vindo com bicho que não morre na água quente? Que bicho? E como o bicho dissolve e não morre? Seria ele uma minhoca, que pode ser cortado em partes e sobrevive?

3 – É um bichinho que tem que transmite uma doença e acaba matando. A minha cunhada mandou, acabou de morrer a chefe do plantão dela por conta disso e já tem dez pessoas que morreram por conta disso. E aí ela pediu para eu ir repassando para o pessoal.

Caraca, quanta especificação? Bichinho que transmite doença e mata. Se o tal bichinho for o da doença de chagas, então não faz sentido (como podemos ver na postagem de 2013 do Boatos.org).

Dez pessoas morreram no hospital e a chefe do plantão morreu? O que ela fez? Comeu a marmita de feijão de alguém que se internou? Lembrando que o Hospital Santa Joana de São Paulo é uma maternidade que não atende emergências em adultos.

Há sim, um hospital com esse nome que atende emergências. É em Recife. Mas com um sotaque de “magiina” e “meeeu” da pessoa que gravou o áudio, praticamente eliminamos a hipótese de ela ser uma moradora da capital de Pernambuco. Mesmo assim, não há nenhuma notícia sobre mortes no Hospital Santa Joana por virose. Nem em SP nem no PE.

4 – O que vocês podem fazer até para se prevenir também. Cata o feijão, coloca ele uns 15, 20 minutos na água e bastante vinagre. Deixa lá e o bichinho vai subir. Aí você joga a água fora e coloca pra cozinhar. O vinagre não estraga o feijão. Vai matar o bicho e aí você consegue utilizar o feijão pra comer. Vocês vai fazendo isso porque tá vindo um monte de contaminação em feijão, frutas e legumes também. Então fica aqui o alerta.

Opa. Hora da dica. Catar o feijão, ok. Botar no vinagre para o “bichinho subir”. Ele vai subir porque tá se afogando ou porque não gosta de vinagre? Sobre deixar o feijão de molho no vinagre, não vimos nada que falasse contra o procedimento. Mas nada a favor.

5 – A minha cunhada tá toda desesperada no hospital chorando. Eles fizeram a bateria de exames e descobriram que foi isso. E eles não estão divulgando porque são várias marcas de feijão. Então eles não estão divulgando por conta disso. Então quem vocês conhecer vai repassando e falando. E aí fica essa dica para vocês faze isso também. Do jeito que tá o mundo. 

Bateria de exames para descobrir que foi “isso”? Isso o quê? Morreu de “feijão contaminado por bicho”? A doença não tem nome não?

Para terminar, o pedido básico. Primeiro diz que não querem que você saiba por causa das “várias marcas de feijão”. Me diga uma que tenha alcance nacional e poder para barrar a informação? E claro, há pedido para repassar a informação.

Bem gente. Como deu para perceber na nossa análise, o texto citado acima é vago, não cita fontes fiáveis e pede compartilhamento. Todos são sintomas de boatos. Além disso, não há nada que comprove a história das mortes e há textos antigos que falam que a contaminação do feijão é falsa. Sendo assim, podemos dizer orgulhosamente: “é boato”.

Leia também: Além da larva no Feijão, 7 boatos sobre alimentos contaminados

Esse artigo foi uma sugestão da leitora Ketlay. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

49 thoughts on “Feijão contaminado com bicho mata 10 pessoas, diz alerta falso

  1. Anderson

    Pois é, a pessoa pega um pedação de “toicinho” fresquinho que acabaram de tirar do porco, aqueles que não tiram nem os pelos, colocam dentro da panelona de feijão, que por sinal já passou pelo processo de cozimento na pressão. Ai, como sabemos a carne de porco mal feita e mal higienizada é claro que contem vermes. Fica doente, mas a culpa é de quem na história toda?? Do nosso querido feijão, alimento presente todos os dias na mesa de todos os brasileiros (pelo menos os normais)kkkk.

    Reply
  2. Antonio Alcides de Juli

    No tópico onde se diz: Para terminar, o pedido básico. Primeiro diz que não querem que voce saiba por causa das várias marcas de feijão. Me diga uma que tenha alcance Nacional e poder para barrar informação?
    Pois bem, vou lhe informar uma Marca de grande nome Nacional.
    A Volkswagem do Brasil perdeu 445.000(Quatrocentos e Quarenta e Cinco Mil) processos no Rio Grande do Sul em Primeira Instância, por ter tentando diminuir custos na fabricação de motores de seus maravilhosos carros ludibriando os usuários, ou seja seus fiéis consumidores, cujos motores não aguentavam 70.000KM, tenho um para provar, a Volkswagem recorreu e em 2ªInstância e o Meretíssimo Juiz deferiu em favor da empresa, alegando que sua imagem poderia ser denegrida. No caso irão me perguntar, o que tem a ver feijão com carro? O texto diz; Me diga uma que tenha alcance Nacional e poder para barrar informação? Tenho dito.

    Reply
  3. Jessyca Lorena

    Pois bem… Analisei e agora vou falar!
    É ridículo acreditarem que uma larva com poucos centímetros, que foi ali para se alimentar de uns pobres grãos de feijão resistam a uma panela de pressão! Pessoal, nem um ser humano resiste a uma panela de pressão (kkkkkkkkkkkkkk), uma panela de pressão derruba uma casa se você usar ela incorretamente!!
    Ninguém está dizendo que não tem larva, mas que elas não matam como se estão dizendo! Se eu não tivesse essa droga de whatsapp eu nem saberia dessa história e continuaria comendo meu feijão numa boa, porque nenhuma rede de televisão deu IBOPE a essa sessão de besteira que andam falando!
    Em um outro blog a criatura falou: “A minha vizinha cozinhou o feijão e quando abriu a panela as larvinhas estavam mortas boiando”, ou sejam, mortas!
    Pega a droga do feijão com larva e joga fora por uma questão de higiene, mas as larvas com o QI mais elevado do que o nosso, e com uma resistência sobrenatural, não vão se esconder dentro do grão do feijão esperando um momento para fazer a festa no seu intestino!
    Vinagre? Kkknknkkkkkk… Nem comento!
    E as pessoas que passaram mal por conta da comida do hospital deveriam denunciar no Ministério Público, porque foi um caso de alimento estragado do hospital

    Reply
  4. Celina Maria de Jesus Souza

    Quem conta um conto aumenta um ponto já dizia a minha mãe,mas o que dizer da panela com feijão já cozido com a moça mostrando o bicho no feijão, ela inclusive chamou a mãe dela pra ver, a mãe pegou o bicho na mão e mostra pra nos que recebemos o vídeo,claro que eu não acredito que morreram 10 pessoas,nem uma sequer mas que tem alguma coisa acontecendo acho que sim,por via das duvidas vamos escolher o feijão com uma lupa pra ver se tem algum buraquinho nem que seja pequenino,vamos começar a escolher o feijão bem cedinho dependendo da quantidade do feijão né pra dar tempo de cozinha-lo pra o almoço se não der tempo quem sabe pra o jantar? ai se tira o que não presta e se cozinha o que estiver bom,boato ou não todo cuidado é bom.

    Reply
  5. VItor

    Se verdade ou mentira, vi um vídeo com uma mulher, a mãe e uma panela de feijão já cozido apresentando a larva que nem em cozimento feito no feijão, teve a dissolução da mesma.

    Reply
    1. fulano

      Filho, a mulher mete porco no feijão dela e a culpa é do feijão?
      O problema do brasileiro e não saber nada de nada! As pessoas não fazem idéia do processo de produção do feijão e do seu beneficiamento. Aliás, não devem nem saber o que significa “beneficiamento”.
      Essa história é mentirosa e esse vídeo mais ainda porque é impossível uma “larva” se abrigar dentro de un grão de forma imperceptível! Pelo menos um furo teria nesse cotilédone!
      Falando do vídeo novamente, o que te garante que esse ser humano não tenha montado uma situação só para alarmar mais ainda essa situação!

      Reply
  6. elisangela marim

    Mas não estamos vendo caruncho e dim bigato pode ser que não acontece nada mas é muito nojento

    Reply
  7. Gilberto

    Só faltava essa agora,mais uma do PT,FDP da Dilma,antes não tinha bicho do feijão, tamos bem desse jeito,e eu que não como sem feijão. Kkk.E ainda adoro um feijãozinho gordo.

    Reply
  8. Thianajulye

    Esse bichinho é caruncho .. gente o feijão é plantado com um veneno forte para não ser comido por bichos .. e depois eles passar veneno para evitar as pragas na Folhagem nenhum bichos resistente e agressivo vai resistir tanta … agora as hortaliças e com adubos orgânico com fezes de animais ai sim tem q ter cuidado os vermes sobe nas folhas mais temos muitas pessoas que passa agrotóxicos .. tem q lavar muito bem por motivos de intoxicação .. os bichos das hortaliças e os mesmo germes de porco .. os porco que São criados em terra e não em chiqueiro descontaminado hoje em muitos lugares é proibido criar porco sem um lugar adequado .. meu irmão quase morreu por causa de germes de porco a carne tem q ser torrada e um bicho muito resistente

    Reply
  9. mariana

    Ok.
    Independente do tal hospital atender ou não somente mulheres….de médicos dizerem que tudo é virose….e se o “bichinho” resiste ou não ao cozimento da panela de pressão…

    O que dizer de tantos vídeos que após essa história, as pessoas tem cozinhado seus feijões e estão prestando atenção e realmente estão sendo encontradas várias larvas vivas….inclusive vídeos feitos com a panela no fogo onde a própria fumaça da quentura embaça a lente….e as larvas estão lá…vivinhas!!!

    Como explicar isso?????

    Acho que algo possa estar realmente acontecendo….pode até ser diferente do que estão dizendo…mas está acontecendo sim!

    Como explicar esses vídeos Dr. Bactéria????

    O senhor já os assistiu??? Tem vários por aí….as pessoas estão preocupadas!!!!

    Reply
    1. anonimo

      Verdd ja vi um video assim q uma.pessoa fez o.feijao e tava cheio la…de.larvas..ate expos o rosto dela..no.video

      Reply
  10. cris

    Nunca ouvi fala que bicho de feijão mata mas hospital sim kkkk e colocam cada laudo rs

    Reply
  11. rosilaine martins da silva oliveira

    Penso qe nao custa ter cuidado pq quando surgiu os primeiro buatos sobre a gripe aviaria, suina, a maioria duvido,,eai deu no qe deu

    Reply
  12. Fernanda

    Nunca ouvi dizer que um ser vivo, continue vivo e infectante, após a fervura em uma panela de pressão pelo menos por uns 40 minutos, se assim for, estamos com um problema enorme, pois nos hospitais onde há milhares de vírus e bactérias em instrumentos cirúrgicos, roupas de cama , etc. Para que sejam limpos e reutilizáveis eles colocam numa “panela de pressão” gigante (Autoclave) por uns vinte minutos mais ou menos para esterilizar todos os materiais, se um bicho de feijão é capaz de matar tanto assim, imagina tantas bactérias e vírus.

    Reply
  13. josé

    tenho 52 anos…tenho três filhos, sou cabeleireiro, tenho contato com um grande número de pessoas todos os dias e: não são poucas as pessoas que vão aos prontos atendimento com sintomas semelhantes e recebem diagnóstico com base no achismo dos médicos apontando VIROSE, um bom número destes…vieram a óbito até por, meningite, entre outros….tenho um cliente que depois de tantas idas e vindas do PA com esse diagnóstico…teve de ser socorrido por socorristas do SAMU porque a real doença dele era apenicit e só foi identificado depois que o estourou em seu organismo e ele foi operado as pressas com poucas chances de resistir.graças a Deus está bem depois de alguns dias na UTI. Minha filha Nº 2 aos 11 anos sentia dores na barriga e com vômito…recebeu por varias vezes o diagnóstico do achismo….que era VIROSE, até que um dia…nâo conseguia ficar em pé de fraqueza e num hospital com consulta particular depois de exames um médico abençoado diagnosticou com exames…EPATITE C..
    Só pra citar alguns dos exemplos que conheço.Quantos ainda terão de morrer para ensinar estes médicos a parar com a tolice de que tudo é virose ?
    considero tolice crer em boatos baseado em achismos e ou suspeitas…não se prova nada sem bases e nãos se baseia nada sem provas….achismo custa caro é vida em jogo…bactérias é possível em hospitais….e bactérias resistentes a todos os tipos de antibióticos, um desafio muitas vezes em hospitais de todo o mundo para médicos e profissionais da saúde, porém no feijão colhido la da roça…nada vai nos contaminar quando higienizados …cuidado com agrotóxicos em frutas e ,verduras e legumes….higienize bem a sua casa , materiais e utensílios que usa para preparar alimentos, água etc.
    bocas do feijão ou carochas…não matam.

    Reply
  14. HAYDEÉ

    Bom dia, pelo sim pelo não, devemos ter cuidado com os alimentos, principalmente quando comemos nos restaurantes.
    Quem quiser acredita, quem acha que é bobagem tudo bem, custa ficar em alerta com o feijão, principalmente saladas com este calor? Normalmente não são bem lavadas e provocam problemas de diarréia.
    Substitua por legumes, evite o feijão, dá p comer arroz com muitos outros alimentos e boa sorte!
    Que Deus nos ajude!!!

    Reply
  15. Neuci

    Concordo com tudo que foi dito, apenas uma ressalva, o Hospital Santa Joana atende todo e qualquer tipo caso, não é só maternidade não, procure se informar.
    É o maior Centro de Oncologia da Região, faz radioterapia e possui atendimento de emergência para qualquer doença.

    Reply
    1. lucas

      Bom Neuci se voce nao sabe o Hospital Santa Joana é um Hospital Maternidade e da Mulher…. Portanto nao atende casos “normais”. So atende mulheres gravidas e doenças ligadas a mulher…. Eles nao atendem homens entao voce é quem tem que se atualizar e procurar saber das coisas!

      Reply
  16. MARLI DE FATIMA DA SILVA

    Pessoal, imagina se não existisse o vinagre. qual seria a solução pra matar o bicho?

    Reply
    1. taito

      Pinga! Hahaha
      Eu mato tudo tomando uma doze de pinga antes do almoço e outra depois!!
      Quero ver esse bicho ficar vivo!

      Reply
  17. Marcelo Rodrigues dos Santos

    Olá pessoal , este boato deve ser do pessoal que vende vinagre para aumentar a venda, até eu vou vender também.$$$$$

    Reply
  18. Marcelo Rodrigues dos Santos

    Olá pessoal, isso pode ser um boato dos produtores de vinagre para aumentar mais a venda, até eu vou começar vender vinagre também!

    Reply
  19. Cris

    Um bicho sobreviver a fervura na panela de pressão por 30 minutos??? Não é um bicho é um alien! Socorro! Feijões abduzidos!

    Reply
    1. my

      kkkk verdade gostei da colocação ñ é um bicho é um alien mesmo.

      Reply
  20. lucineia

    Gente se o vinagre mata o “bicho” quem dira o suco gastrico do nosso estomago.Sei la so acho

    Reply
  21. JHANA

    Credo que nojo mesmo assim devemos ficar alerta!

    Reply
  22. Weberton

    Gente, é só beber um copo de vinagre depois de cada refeição… Pronto!

    Reply
  23. Diefson

    Bom! Sendo verdade ou não, é bom lavar e limpar o máximo possível os alimentos antes de consumir, .

    Reply
  24. Rodrigo

    Bom o brasileiro acredita até em políticos ,que roubaram o país por muitos anos! Porque não acreditar nesse absurdo!!
    Se for assim !! Acredito no papai noel!!

    Reply
  25. maria

    Ou Rogério o feijão contaminado é o servido no hopital?? então tá. ..pensei q eram todos, de várias marcas…kkkkkk

    Reply
  26. Luiz

    Mais realmente tem algum tipo de bicho que nao morre em agua fervendo verdade ou mentira.

    Reply
  27. marina

    Como este pessoal acredita nisto é só ter um pouco de discernimento A agua fervente e o cozimento mata qq bicho

    Reply
  28. marina

    e ruim né como o povo é desinformado por isso quew temos o governo que está

    Reply
  29. Ana Cristina

    Não duvido do poder da mídia, pode ser boato mais pode não ser, na dúvida melhor prevenção é seguir todos os procedimentos de higiene possíveis, a moça do áudio parece ser uma pessoa leiga e não é objetivo nem obrigação dela falar com palavras bonitas para que as pessoas acreditem, ela fez o papel de cidadã que é avisar cabe a cada um de nós analisar se alguma vez a população teve vantagem junto a empresários.

    Reply
  30. Eliane Custodio

    Beleza! Vou mandar esse link agora, porque meus grupos do whats já estão desepserados.
    Ainda bem que antes de compartilhar procurei no Google e encontrei essa explicação.
    Muito obrigada pela prestação de serviço.

    Reply
  31. Cacau

    Temos q ter cautela c td q comemos…bichinhos …bacterias..vermes …tem em td..por isso q lavamos td antes d comer….agora morrer dez .. Ja é demais…esses morotos d feijao ..da em feijao …velho e vencido…essa parent d garota..deve ter comido qqr besteira na rua …ai simm da mesmo esses sintomas.

    Reply
  32. Leandro

    Lógico que não, porque esse bicho mata!!!como ela teria feito o comentário?
    É cada uma né, que parece duas!
    Quer um remédio bom para que esse bicho não te faça mal….? Ore antes de comer.( para que se cumpra…nenhum mal te sucederá nem praga alguma chegará na sua tenda)

    Reply
  33. Tatiane

    Quem garante?
    A moça pode estar assustada e ser uma pessoa comum (leiga) que não tem conhecimento pra passar a informação, e no áudio inteiro que vocês não colocaram aí, ela até cita os nomes dos parentes dela, pra passarem pra família dela, só que o áudio viralizou, se tiverem que desmentir, que seja uma análise técnica que possa realizar exames pra comprovar, nem ela tem base pra comprovar que é verdade, nem vocês para dizerem que é mentira, julgar pelo sotaque, pelo amor, ela não pode ter mudado de cidade, estado, sei lá.

    Reply
  34. Rogerio

    Muita conhecidencia esse assunto.
    Estive lá no Santa Joana este final de semana, comi por lá e também estou passando mal.
    Eu, a sogra e sogro de meu irmão e a mãe dela.

    Reply
  35. Andreia

    Ola, so arrumando o comentario de vcs, o hospital e maternidade santa joana de sao paulo no bairro do paraiso tem pronto atendimento sim e atende so mulheres. Acabei de fazer uma cirurgia la e oude verificar q ha sim o PS.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *