Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ebola é uma farsa criada pela Cruz Vermelha, dizem teorias da conspiração

Ebola é uma farsa criada pela Cruz Vermelha, dizem teorias da conspiração

Notícia falsa fala de caso de ebola no Maranhão
O ebola seria uma farsa?

Boato – O vírus que já causou a morte de 4500 pessoas é uma invenção da Cruz Vermelha, foi criado para controlar a população e a vacina é de Bill Gates.

O ser humano costuma temer aquilo que não conhece. E inventar histórias sobre aquilo que não domina. Sabem aquela clássica fábula de pescador que conta para todo mundo que pegou o maior peixão quando na verdade nem sabe por a isca no anzol? Pois então, é costume da humanidade fazer isso com quase tudo.

Foi assim na Copa do Mundo de 2014, assim como nas anteriores. Foi assim nas eleições passadas assim como na de agora. Foi assim com a balela de que o mundo acabaria no ano 2000, depois na história da profecia Maia e em tantas outras situações que nem cabem nesse texto.

No entanto, às vezes essa mania humana de inventar sobre o que desconhece beira a estupidez. É o caso dos vários boatos que tem aparecido por aí sobre o vírus ebola. Das várias, uma das bobeiras mais recentes e idiotas partiu do excelentíssimo (pausa para ironia) cantor Chris Brown, que afirmou no Twitter que o ebola é uma ferramenta criada pelo homem para o controle da população.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O tuíte fatídico que resultou em mais de 10 mil retuítes e respostas dizia:

‘I don’t know … But I think this Ebola epidemic is a form of population control. Shit is getting crazy bruh’

(Eu não sei… Mas acho que essa epidemia de Ebola é uma forma de controle populacional. A coisa tá feia. Tradução nossa).

O que dizer? Melhor seria nem comentar, na verdade. Mas, para não perder a viagem, esclarecemos. O ebola é real. Trata-se de um vírus assim denominado pela proximidade do local onde foi identificado o primeiro paciente com a doença em 1976 com o Rio Ebola, no então Zaire (atualmente República Democrática do Congo),

Acredita-se que os primeiros hospedeiros do vírus foram os morcegos frutívoros e que a transmissão para os seres humanos ocorreu a partir da caça e consumo de animais contaminados. O ebola causa febre, dores fortes de cabeça, dor de garganta, nas articulações e em estágio avançado o vírus causa hemorragia interna, sangramento e até perda de consciência. No site do Dr. Dráuzio Varella há detalhes sobre o ebola, assim como no portal dos Médicos Sem Fronteiras.

Como se não bastasse a asneira do cantor norte-americano, há boatos mais absurdos sobre o vírus. O pior deles talvez seja a afirmação de que o vírus na verdade é uma invenção da Cruz Vermelha sob o comando dos Estados Unidos que quer amedrontar a população e se apossar das reservas de óleo e diamantes dos países supostamente afetados.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que há um surto do Ebola. O vírus foi identificado na década de 1970 e desde então houve surtos em 1995, 2007 e 2012. Logo, não tem invenção nenhuma da Cruz Vermelha.

Outros absurdos acusam o ebola de ser uma arma biológica terrorista, mas se é, o ataque então começou em 1976 quando encontraram o primeiro caso em um homem de uma pequena vila rural no Zaire? Faz todo o sentido do mundo mesmo…

Tem até a história de que o surto de ebola foi planejado há vários anos e foi até discutido em eventos de saúde como método de controle populacional. Será que Chris Brow esteve nesse evento?

Há também a versão de que Bill Gates tem patentes sobre as vacinas do vírus. A indústria farmacêutica ainda não produziu nenhuma vacina, ainda estão em fase de estudos e testes. E mais, antes mesmo de serem lançadas já tem gente dizendo que a vacina do Ebola causa autismo.

Melhor pararmos por aqui, um mesmo texto não pode desmentir tantos boatos ao mesmo tempo, regras da casa (na verdade não, mas melhor parar mesmo assim).

Seja como for, infelizmente, o ebola não é um boato. É um vírus que causa a morte de metade dos pacientes que infecta e que já matou mais de 4500 pessoas. Não é brincadeira, por isso merece ser tratado com seriedade.