Boato: Copa do Mundo de 2014 está comprada e Brasil será campeão

Boatos dizem que Copa do Mundo foi comprada e Brasil será campeão
Boatos dizem que Copa do Mundo foi comprada e Brasil será campeão

Boato – Teorias da conspiração surgem na internet e fora dela de que está tudo combinado para o Brasil ser o campeão da Copa do Mundo de 2014.

“O futebol é uma máfia”. Quem nunca ouviu uma expressão como essa de alguém que não gosta do esporte ou está revoltado com uma derrota do time do coração. Às vésperas do início da 20ª Copa do Mundo, teorias da conspiração que falam que o futebol é um esporte completamente armado se multiplicam entre as pessoas.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

E, em 2014, o escolhido da vez para ser campeão e favorecido pela corrupção esportiva é o Brasil. Esta postagem do Boatos.org não vai falar de apenas um post em específico sobre a hipótese da Copa do Mundo de 2014 já estar comprada pelo Brasil. Até porque não são poucos os boatos em relação à suposta corrupção nos resultados da competição.

1 – Governo comprou a Copa do Mundo

O primeiro, é claro, tem que envolver o governo brasileiro, Dilma e o PT. A hipótese seria de que o PT tivesse feito com os jogadores a mesma coisa que fez com o Congresso Nacional: comprar. Para reforçar a hipótese, o blog do professor Hariovaldo fez a denúncia de que Dilma gastou R$ 300 milhões para comprar a Copa das Confederações.

Infelizmente (ou felizmente), o PT não tem cacife para pagar tanta gente como falou o professor Hariovaldo (que é apenas um personagem criado para descrever como agem algumas pessoas da extrema direita do Brasil).

Além disso, vencer a Copa não seria politicamente tão eficiente como o senso comum aponta. Vide a popularidade de Dilma, que era maior antes do título do Brasil na Copa das Confederações do que atualmente. Vale também lembrar que Lula venceu as eleições em 2002, ano do penta. Se a Copa fosse tão eficiente, o PSDB teria eleito José Serra, o seu candidato na época.

2 – Fifa e árbitros estão querendo ajudar o Brasil

A segunda hipótese de corrupção é levantada por Jorge Kajuru, um dos jornalistas esportivos mais polêmicos do Brasil. De acordo com vídeo gravado para o canal de TV Esporte Interativo, Kajuru crava que o Brasil vai ser campeão. A explicação é de que os grandes mandatários da FIFA querem se perpetuar no poder. Por isso, a Copa no Brasil vencida pelo anfitrião ajudaria neste jogo do poder.

O também polêmico jornalista Milton Neves também publicou um texto apontando que se o histórico se confirmar, a Copa do Mundo está nas mãos do Brasil. Ele cita diversos casos de “apito amigo” em jogos da Copa envolvendo a seleção brasileira.

Em relação às acusações de Kajuru e Milton Neves. Ambas são feitas sem provas concretas. Kajuru não explica direito no que um título do Brasil pode influenciar nisso. Visto que os dirigentes da FIFA são eleitos por votos de dirigentes de confederações, o mesmo país ganhar seis vezes a Copa não seria a melhor estratégia.

Milton Neves levanta que o Brasil sempre foi favorecido nas Copas. Isso não é tão real. Em 1990, há até hoje a reclamação da história da água batizada da Argentina. E vale lembrar 1978, quando o Brasil perdeu a Copa, mas se autointitulou “campeão moral”. Também é bom citar, que erros a favor do Brasil nem sempre resultaram em títulos da Copa do Mundo.

3 – Apostadores manipulam o resultado de quem vai ser o campeão do Copa

Por fim, um caso em que a ficção imitou os boatos. Em um dos episódios da temporada atual de Os Simpsons, Homer vira juiz e apostadores estão pagando para que o Brasil se torne campeão da Copa do Mundo. Mas em um “surto” de ética, ele resolve ser honesto e a Alemanha vence o campeonato. Claro que o episódio passou a ser compartilhado e citado como “a realidade”.

Apesar de criada como ficção essa seria a hipótese menos impossível de ser real. Casos de subornos a juízes e times de futebol já foram descobertos e se tornaram grandes escândalos. Só para citar alguns: no Campeonato Brasileiro de 2005, 13 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho foram cancelados após denúncia de manipulação de resultados para favorecer apostadores. Em 2006, Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio sofreram punições após a descoberta de escândalos de manipulação na Itália.

Mesmo partindo da ideia de que o suborno é possível, ainda podemos cravar que é improvável que a Copa esteja combinada para que o Brasil ganhe. O primeiro ponto é o grande número de pessoas que estariam envolvidos em um esquema como esse. Além de ser preciso uma grande quantidade de dinheiro para comprar árbitros, jogadores, técnicos e intermediários, seria difícil manter segredo entre tantas pessoas.

Além de ser preciso um investimento gigantesco para fazer um time campeão, um título do Brasil não ajudaria muito os apostadores. Na bolsa de apostas, o Brasil é o time que paga o menor retorno para os apostadores. Nesse caso, seria muito mais lucrativo apostar em outra seleção menos cotada e manipular os resultados.

Claro que há imensas chances de o Brasil ser campeão da Copa (tanto que é o favorito de acordo com apostadores). Mas isso não significa que a Copa do Mundo foi comprada. Pense em uma última coisa: com o dinheiro que o evento movimenta, criar um esquema para forjar resultados espantaria o público e acabaria com todo lucro. Seria como dar um tiro no pé.

Um recadinho extra: o editor deste blog está apresentando o programa Tempo Extra pela TV Brasil Internacional e Portal EBC. O programa é um resumo sobre o que acontece em cada etapa da Copa. Confiram:

Programa #3: quartas de final

Programa #2: oitavas de final

Programa #1: primeira fase

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

36 comentários em “Boato: Copa do Mundo de 2014 está comprada e Brasil será campeão

  • 13/03/2015 em 02:46
    Permalink

    Só não falta vir escandalos de corrupção séria qiue abalaria a fifa!Como a alemanha e a adidas envolvida no meio!!

    E o dono da fifa tem nome:

    ADIDAS!!

    Lembre-se disso!!

  • 13/03/2015 em 02:44
    Permalink

    Isabel de lira, acho que a seleção brasileira numca mais vai ganhar uma competição da fifa !!E acho que a cbff deveria romper com a fifa!!Como fez a federação de futebol indiana,do laos, do país de botsuana no continente africano e o irâ!!

  • 13/03/2015 em 02:40
    Permalink

    Brasil perdeu a copa em casa por causa da família e do grupo alemão de materiais esportivos dassler (adidas e puma) que são alemâs e a empresa mercedes-bens,kodak, volkswagen e ente outras!E como em 2013 dois times alemães chegando na final do campenato-europeu de seleções e nas semifinais goleando times espanhois por 4×0 e 8×2 nas semifinais de 2013 ??Tem pano para manga isso ai!Pois se o futebol alemão estiver mentindo eles vão sentir na pele a mentira no futebol!Só não espero ver escandalos, sendo que o maior foi da empresa alemã adidas nas olimpiadas de 1992 !!

  • 31/07/2014 em 19:42
    Permalink

    E algo muito triste para a Europa de ver quanta corrupcao no sistema da sociedade ALEMA. Hoje o lider da fifa so quer que a Europa ganhe, ele e corrupto e comprou o jogo e sao 4 copas que esse corropto quer para o continente dele, Joseph Blatter e de Switzerland, encostado da Alemanha. E claro que foi combinado para o Brasil perder. A Alemanha nao ganhou de ninguem facil durarnte a competicao. Como poderia ganhar do Brasil 7 a 1, impossivel. Foi combinado de alguma maneira. Alemaes sao uma gente muito materialista, tudo pra eles e fisico, Na parte espiritual eles nao se desenvolvem, sao muito frios de sentimento, A Inglaterra e a mesma coisa, a maioria dos paises Europeus. E os espanicos sao umas racas muito egoistas, e de nivel baixo, ignorante nem entendem que mordendo o Italiano e batendo no Neymar, eles iam ganhar, nunca ganharao dessa forma. Se eles fossem inteligentes tinham se unido, porque eles nunca se unem com ninguem sempre perdem.
    .Todos tem enveja porque o Brasil ainda e campeao, nao so no futebol, e todos querem estar na primeiras paginas pra receber a atencao do mundo. E a luta pelo poder sem merecer. Esse e o sistema da da FiFa hoje, luta pelo poder, nao so na FIFA, mais in outras situacoes. O lider da FiFa so quer que a Europa ganhe e um corrupto e se eu fosse um escritor escreveria um livro sobre a corrupcao da FIFA. Me emocionou muito ver aquele jogador do Brasil consolar o colombiano, quando a Colombia perdeu. Nem um deles tem um coracao assim e so pensa neles mesmos. Eu ate estava torcendo pra Aegentina, porque Argentina tem 2 copas, Alemanha tinha 3 e o Brasil tem 5, Mais devido o sentimento de inveja da Argentina eles nunca ganham. Algo muito estranho aconteceu naquele jogo da Alemanha com O Brasil. Era a mesma coisa quando duas criancas estao jogando futebol, brincando. Os alemaes estavam so fazendo gol e nem um brasileiro para defender a bola. Algo que nao se pode compreender se for pensar assim. Claro que o Corrupto Joseph Blatter comprou o titulo para a Alemanha, sem duvida alguma. Mais um dia ele vai ganhar a dele. Deus fara justica com quem fez injustica.

  • 15/07/2014 em 22:39
    Permalink

    como e que o brasil perdeu de 7-1 para a alemanha

  • 10/07/2014 em 20:09
    Permalink

    A Copa foi comprada para a Argentina, mas me desculpem os Petistas e anti petistas de plantão, a parte do PT foi “apenas” no roubo dos estádios, super faturamentos e outras coisas que todos ganharam, agora armação da copa do mundo vai muito além a um mísero partido político de um país de terceiro mundo. Tem gente muito mais grauda por tras, grandes empresas envolvidas. Ninguém percebeu até hoje que a Adidas é a patrocinadora oficial da FIFA e que coincidentemente patrocina também Alemanha e Argentina, os outros dois finalistas? Ninguem notou que holanda, belgica e suiça simplesmente não quiseram fazer gols na argentina? Robben “adiantou” a bola propositalmente, pq aquele lance era gol certo, mas ele preferiu só chutar quando o mascherano chegou perto do lance. E o lance da Suiça no primeiro tempo, o jogador entra livre cara a cara com o goleiro e na hora de mandar ver, simplesmente passa a bola pro goleiro argentino… a cabeçada no final foi pura sorte, nem o suiço esperava que ela fosse pegar na trave, se tivesse ido para os penalts teriam feito o mesmo papelão que a holanda fez ontem, entregando nas maos do goleiro argentino.

    Alguém assistiu alemana e frança? Firam a falta de motivação e vontade das duas seleções para ir para as semifinais? Falta de vontade de dois times que já sabem que por mais que joguem, não podem ganhar o título. Argentina e Alemanha são patrocinados pela Adidas que tambem patrocina a FIFA, então está tudo muito semelhante a 1998, só que dessa vez quem irá se vender será a seleção europeia. Agora o Brasil não entregou para a Alemanha, simplesmente a seleção brasileira estava fraca durante toda a copa, e a Alemanha resolveu jogar o seu melhor nessa partida contra o Brasil, pois com certeza uma final Brasil e Argentina atrapalhariam os planos da FIFA em dar essa copa para nossos hermanos. Contudo, ninguém que entrega, faz de modo tão escancarado, por isso é ridiculo acreditar em entrega do Brasil para a Alemanha, mas eu acredito sim que a Holanda entregou para a Argentina, vide Robben que não quis fazer o gol, e na “lesão” do van perse na prorrogação, justificando a não troca do goleiro para os penalts.

    • 11/07/2014 em 16:41
      Permalink

      Concordo!!Plenamente!!

    • 13/07/2014 em 01:16
      Permalink

      Discordo. A Argentina está falida!

    • 13/07/2014 em 14:08
      Permalink

      eu penso que o Brasil pode ter entregado pra alemanha, sim.. afinal, sabendo que a argentina teria de vencer a final, escolher entregar pra alemanha seria uma opção melhor que entregar pra argentina na final no maracnã…

      O jogo que acho que não houve entrega e que venceu o melhor, foi brasil e holanda!

      • 28/07/2014 em 17:25
        Permalink

        A questão da maioria dos brasileiros desconfiarem que a copa de 2014 foi negociada com a Alemanha é do descrédito dos dirigentes tanto da Fifa como da SBF, que faz tempo que a idoneidade de ambas vem sendo duvidosas. O Brasil não jogou nenhum jogo de qualidade, porém, foi melhor perder para a Alemeanha do que para a arrogante Argentina, que de irmão não tem nada e sim são nossos ferrenhos inimigos em tudo. Só é irma de alguns idiotas brasileiros. Não se questiona a fato da seleção braisileira ter perdido, porém, a diferença de gol´s.

    • 11/03/2015 em 13:34
      Permalink

      Deixa de ser burro cara! Você acha que a NIKE iria vender copa pra ADIDAS? Ah me poupe dessas conspirações idiotas seus “especialistas em futebol”.

    • 10/07/2014 em 20:36
      Permalink

      Ixe eai, palpite errado?

  • 09/07/2014 em 14:18
    Permalink

    falou pouco mas falou bonito mano e tois essa copa e uma farsa ja tah certo o esquema deles e tipo assim oh a copa vai ser no brasil mas naum e vcs ki vao ganhar ai cada um recebe tah aki o teu tah aki o tah akio teu assim ki funciona…..

  • 09/07/2014 em 01:36
    Permalink

    Acho que esqueceram de comprar a Alemanha , 7×1 , XUPA TROXA

  • 09/07/2014 em 00:45
    Permalink

    Se a Copa do Mundo foi comprada porque o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha. E agora Kajuru vc afirmou que se o Brasil não ganhasse a copa encerraria a sua carreira. Vai encerrar mesmo?

  • 08/07/2014 em 23:56
    Permalink

    Não descarto a possibilidade de ter havido uma mudança de planos, devido a ampla divulgação da suposta “compra”. E se a FIFA resolveu não cumprir o acordo, para abafar o caso, a presidenta vai reclamar pra quem (como diria o Capitão Nascmento)? Pra polícia?

    • 09/07/2014 em 15:45
      Permalink

      Concordo.
      Acho que ficou muito na cara…
      Só não precisa ser tão humilhante…
      Caiu viaduto. Caiu o time. Só falta cair a Dilma.
      :D

  • 08/07/2014 em 23:52
    Permalink

    Tu aacredita mesmo que fi comprada por 300 milhoes? Cara tem muito mais dinheiro envolvido nisso.

  • 08/07/2014 em 23:49
    Permalink

    Eu penso, sera que só eu vejo que isso e tudo armação? Eu entendo bastante de futebol sempre acompanhei, mas hoje percebo que copa do mundo e dinheiro, e não futebol

    • 10/07/2014 em 23:17
      Permalink

      eles deveriam comprar tambem o dante o fred o hulk o fernandinho assim eles não jogariam mais na seleção e nunca mais ficariamos nervosos ao assistir uma partida de futebol da seleção !!!! que tal?? a minha ideia???

  • 08/07/2014 em 23:10
    Permalink

    hahaha time forte???
    Perdeu de 7 a 1 para Alemanha,vamos concordar que atualmente o Brasil não tem jogador bom!

  • 08/07/2014 em 23:08
    Permalink

    Já perdeu de 7 a 1!
    Era apenas boatos

  • 08/07/2014 em 22:47
    Permalink

    Pronto, 7×1, viram como foi comprada?! Aos chatos comentaristas de política, so de raiva vou votar no PT!!! # farinhadomsmsaco

  • 08/07/2014 em 22:42
    Permalink

    Sabe tudo hein! Gooool da Alemanha!

  • 08/07/2014 em 22:23
    Permalink

    Bem Dinho, suas preces foram atentidas! A Alemanha goleou o Brasil de 7×1.

    Se há alguma conspiração na Copa, parece que o governo teve que ceder para os interesses de alguém mais poderoso que eles. A seleção perde, mas eles garantem mais dinheiro no bolso. XD

    • 08/07/2014 em 23:51
      Permalink

      Isso mesmo cara, muitos tao dizendo que quem fala que a copa e comprada não gosta de futebol, só pra avisar eu jogo futebol, mas não sou cego, isso e tudo uma armação, não importa o resultado.

  • 08/07/2014 em 21:32
    Permalink

    A copa não foi comprada!

  • 08/07/2014 em 21:07
    Permalink

    O Brasil não será campeão!!!! Mas com certeza a copa foi/é comprada!!!

    • 08/07/2014 em 23:54
      Permalink

      Eu pretendo ser jogador e quem sabe jogar copa do mundo, mas infelizmente isso e tudo armação não e o futebol que nos sempre enxergamos, e tudo armado de ambos os times. Prestem atençao, site da Fema, tem http://www.ready.gov= 11 letras e 2 pontos=13, estranho isso nao? Outra coisa escreva illuminati de tras pra frente, itanimulli e coloque assim http://www.itanimulli.com, adivinha em que site vai entrar? Veja e abra seus olhos.

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)