Dipirona S/500 da Venezuela contém vírus Marburg, que é mortal #boato

Boato – Cuidado com o novo Dipirona S/500 vindo da Venezuela. Ele contém o vírus Marburg, que é mortal. Repasse a informação para os seus contatos.

Você sabe que o que não falta na internet são dicas sobre medicamentos e tratamentos. O grande problema é que nem sempre as pessoas têm acesso a informações verdadeiras com os “doutores” Google, Facebook e WhatsApp. É o caso da história de hoje.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Circula na internet um alerta que fala que a Dipirona seria a nova inimiga da saúde das pessoas. De acordo com a mensagem, publicada por um blog e viral no WhatsApp, a Dipirona S/500, da Venezuela, teria o vírus Marburg. Leia o texto que circula online:

IMPORTANTE!! DIVULGUE ANTES QUE O GOVERNO TIRE ESSE AVISO DE CIRCULAÇÃO! Novo dipirona importado da Venezuela para o Brasil contêm vírus! Rádio Nacional de Venezuela: AVISO URGENTE!!! Cuidado NÃO TOME o NOVO DIPIRONA que vem escrito S/500. É um novo dipirona importado da Venezuela , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Marburg”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade.

*ALERTE SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS!*‼ Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares. E salve vida das mesmas….. Eu fiz a minha parte, agora é a sua Vez… lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos.. #REPASSANDO

Dipirona S/500 da Venezuela contém vírus Marburg, que é mortal?

Não precisa nem dizer que a história começou a viralizar rapidamente no WhatsApp. Mas será mesmo que é verdade que a Dipirona está contaminada com o vírus Marburg, que é mortal? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Não é preciso nem ir muito longe para desvendar esta história. Quem acompanha o Boatos.org sabe que o alerta é uma versão piorada de outro boato que engana muita gente: o do vírus Machupo no Paracetamol. Se você não se lembra, dê uma olhada aqui:

Rádio Nacional de Angola: AVISO URGENTE.Cuidado não tome o paracetamol que vem escrito P/500. É um novo paracetamol , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Machupo”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade. Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares. E salve vida das mesmas…..Eu fiz a minha parte, agora é a sua Vez… lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos..

Há só algumas adaptações no novo boato. Em vez de Paracetamol, o texto cita Dipirona. Em vez de P/500, o texto cita S/500. Em vez de Angola, o texto cita Venezuela. Em vez de Machupo, o texto cita Marburg (que por sinal, nem existe). Atualizado em 24/08: O vírus de Marburg existe sim. 

Só para terminar, a mensagem manda o usuário para um site que só publica boatos e é do mesmo grupo de sites que “pescam” usuários no WhatsApp com mensagens chamativas, com direito a muitos emojis e, claro, sempre falsas.

Resumindo: a história que aponta que a Dipirona vinda da Venezuela contém o mortal vírus Marburg é falsa. É só uma repaginação de outro boato que está enganando muita gente na internet. Ou seja, balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

18 comentários em “Dipirona S/500 da Venezuela contém vírus Marburg, que é mortal #boato

  • 28/08/2017 em 22:34
    Permalink

    Tem gente que come comida contaminada e nem sabe, e agora estão preocupadas com compartilhamentos falsos no whatsapp, se fosse verdade estaria na mídia, jornais e em qualquer site com fontes consideráveis. Então antes de compartilhar verifique!

    Resposta
    • 31/08/2017 em 14:24
      Permalink

      Dizer que é boato só porque não foi noticiado amplamente pela “mídia” não é prova de que é realmente boato (não estou fazendo juízo de valor). Afinal, se o “boato” for realmente uma notícia verdadeira, dizer que é falso não será um boato??

      Cito um exemplo: por mais de 10 anos os principais veículos de imprensa esconderam da população a existência do Foro de São Paulo (uma organização política latino-americana que reúne dezenas de partidos e até grupos de narcoguerrilha) que redige atas e propõe estratégias para implantar o comunismo na América Latina. Precisou o próprio Lula vim a público, anos atrás, confirmar a existência do Foro para que só então os tontos deixassem de considerá-lo teoria da conspiração. NÃO SE ILUDAM, o que os jornais e tvs noticiam ou deixam de noticiar é altamente MANIPULADO. O mais seguro é buscar o máximo de fontes possíveis.

      Resposta
  • 28/08/2017 em 18:31
    Permalink

    Como acreditar em boatos dessa natureza? cadê as provas (noticias, documentos) de alguem envenenado, teste da ANVISA/Vigilância, quais lotes, cadê? e remédio para circular para uso são testados pro LOTES!

    Resposta
  • 28/08/2017 em 17:23
    Permalink

    Espalhe um boato, dois boatos… quando a noticia perder a credibilidade daí sim pode mandar vírus, arma, ou qualquer outra coisa do tipo, assim, quando for verdade todos irão cair.

    Resposta
  • 28/08/2017 em 11:46
    Permalink

    Jornalista explicando medicina kkkkkkkkkkkkkkkkkkk que bosta em buatos

    Resposta
  • 28/08/2017 em 03:23
    Permalink

    Se for da Venezuela mesmo naum duvido nada, o homem é ruim que só o troço naum confio em nada que vem de lá. ..mesmo q seja boato naum confio em nada de la depois de tudo que ele vem fazendo com a população. .

    Resposta
  • 27/08/2017 em 00:27
    Permalink

    Depois de anos de experiência própria em hospitais, conversando com médicos das áreas de infectologia e ortopedia descobri que as indústrias químicas que fazem a maioria de remédios, apenas como paliativos, assim para ganhar dinheiro e não para curar doenças.
    Uma Infectologista, disse que não há investimento para curar ou eliminar doenças, como um simples filme construído pela bactéria stafilococcus áureus, que a protegem, simplesmente apenas conte-las.
    Não tomo vacina da gripe dada aos velhos como eu, pois não sou louco de deixarem aplicar um vírus em mim, sendo que o próprio organismo (anticorpos) a combate.
    O único médico em que acredito é o Dr. Lair Ribeiro, pois se não fosse ele já estaria morto tomando 7 remédio….
    venenos por dia, mais prejudicando com efeitos colaterais, e servindo também apenas como paliativo mantendo e não curando a doença.
    É apenas minha opinião

    Resposta
    • 28/08/2017 em 16:58
      Permalink

      Com toda certeza concordo contigo,não tomo essa vacina,todos da minha familia que tomaram adoeceram menos eu e meu marido que nos protegemos com lugol e própolis.além do dr lair ribeiro tbm sigo dr barakat que só falam a verdade e a uma semana no desafio 30 dias sem glúten e sem lactose estou me sentindo muito bem ,descobri a pouco tirioidite de hashimoto e desbiose intestinal ,mais não foi a minha endocrinologia quê me falou isso só me deu puran T4 e não me disse a causa e como aliviar as dores intestinais. Foi esses grandes médicos que não tem medo de dar a cara pra bater (só mais um aviso.meu filho não precisou tomar dipirona da Venezuela pra parar em um hospital com o rosto inchando e com falta de ar. Foi dipirona do Brasil mesmo)

      Resposta
  • 26/08/2017 em 15:02
    Permalink

    Por isso é sempre bom pesquisar bem antes de sair compartilhando qualquer informação.. Pra evitar compartilhar informações falsas.

    Resposta
  • 26/08/2017 em 01:42
    Permalink

    Até que ponto devo confiar que boatos.org realmente trata de desmascarar boatos e esclarece a verdade?

    Resposta
    • 27/08/2017 em 23:43
      Permalink

      Até o ponto que você verificar que a informação realmente nao tem nada haver ou, quando vc desacreditar de vez, que não é o caso de muitos aqui… :D

      Resposta
  • 25/08/2017 em 19:56
    Permalink

    Fico louco com essa gente besta que repassa tudo a que recebe sem averiguar se verdade ou não

    Resposta
    • 26/08/2017 em 16:26
      Permalink

      Se agente for acreditar em tudo que recebe no whats’ fica louco kkk

      Resposta
  • 25/08/2017 em 18:05
    Permalink

    Não entendo o interesse em tentar instalar o pânico na pessoas.

    Resposta
    • 01/09/2017 em 20:03
      Permalink

      Até onde eu percebi (abri o link do site compartilhado no WhatsApp), eles fizeram isso para ganhar dinheiro com propagandas, porque só falta ter um anúncio por palavra, quem começou essa palhaçada é um otário mesmo, meu amigo sem pesquisar me passou isso, quando abri o link, estranhei a quantidade de propaganda, e vim pesquisar, o otário que criou essa mensagem, foi só para o dono do site compartilhado ganhar dinheiro.

      Resposta
  • 25/08/2017 em 15:57
    Permalink

    Não sei não, as vezes penso se esses biatos não tem um fundo de verdade pois essa é a máxima desde meus tempos de infancia quando se trata de boatos e brincadeiras… e sabemos que contaminacao de medicamentos, alimentos, dentre outros é bem possível.

    Resposta
  • 24/08/2017 em 04:05
    Permalink

    Gente informação e tudo acabei de ver isso no meu watts fui averiguar pra se era verdade. Tudo mentira povo não tem o que fazer parece. Agora bem aí. Valeu boatos pela publicação da verdade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)