Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > 7 boatos sobre Outubro Rosa, câncer de mama e mamografias

7 boatos sobre Outubro Rosa, câncer de mama e mamografias

A campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama está de volta. Com ela, voltaram as histórias falsas sobre a doença e os exames de mama. Além de vestirmos o rosa em apoio a esta iniciativa, o time do Boatos.org também fez uma lista com mentiras sobre esse assunto.

Campanhas de prevenção a doenças são sazonais, recorrentes e geralmente tem um grande alcance. Ao longo do ano vamos acompanhando várias delas – tem a de prevenção à AIDS, tem a de prevenção à gripe, prevenção à paralisia infantil e muitas outras.

Câncer é um dos principais alvos de boatos na internet
Câncer é um dos principais alvos de boatos na internet

Todo fim de ano é a vez do Outubro Rosa e é aqui  que estamos. A campanha de prevenção ao câncer de mama já está mobilizando instituições públicas e privadas, assim como boatos. Separamos sete histórias a respeito do câncer de mama e a tudo relacionado a isso para você ficar por dentro do que é mentira e do que não é. Confira aí:

1 – Dr. Dráuzio disse que mamografia dá câncer

Recentemente começou a circular pela internet um recado assustador de que o famoso médico Dráuzio Varella condenou as mamografias. A história repassada por aí dizia que segundo o doutor, fazer esses exames de mama resultavam em câncer de tireoide. Claro que foi aquele Deus nos acuda, afinal como prevenir um câncer para ter outro?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Acontece que Dráuzio Varella não disse nada disso. A história era na verdade uma mutação de outra balela que circulou em 2013, só que na época as pessoas repassaram o “recado” por e-mail e a fonte era um tal Dr. Oz.

Se não bastasse isso, ajuda saber que Dráuzio Varella na verdade é apoiador convicto das mamografias e considera o exame essencial para a prevenção do câncer de mama. O médico inclusive fez um vídeo explicativo sobre o exame promovendo sua importância na prevenção à doença. Logo, Dráuzio nunca disse que mamografia causa câncer, se isso aparecer na sua timeline saiba que é mentira. Leia mais sobre o boato aqui.

2 – Mamografias e o câncer de tireoide

Como mencionamos antes, em 2013 chegou com muita força na internet a história de que os exames de mama eram responsáveis por desenvolver câncer de tireoide nas mulheres. À época, o conteúdo repassado por e-mail assustou muito gente e atrapalhou um processo importante de cuidado com a saúde – a prevenção do câncer de mama.

Segundo as diferentes versões da mesma história na web, um médico em Israel e um Dr. Oz nos Estados Unidos defenderam a utilização de um manto protetor de tireoide no momento da mamografia. No entanto, fontes especialistas no assunto vieram a público notificar que essa ação não era recomendável porque atrapalharia o exame de mama.

Esses mesmos especialistas explicaram que a quantidade de radiação recebida durante a mamografia é irrisória, é tão pouca que não causaria câncer. Até o prestigiado jornal The New York Times endossou que o exame não causa problemas de tireoide. Ou seja, não vale usar essa como desculpa para fugir da mamografia. Leia mais sobre o boato aqui.

3 – Mamografias gratuitas: é só chegar e fazer

Além dos boatos que assustam as pessoas, são muito comuns também os boatos que iludem. Mal tinha começado a campanha Outubro Rosa novamente e começaram a compartilhar na internet a história de que os hospitais Santa Isabel, Mário Penna e Sesc estavam oferecendo mamografias gratuitas em suas unidades. Foi aquela loucura de compartilhamentos, claro.

No entanto, ainda que a motivação de quem começou essa história tenha sido boa (ou não), nenhum dos hospitais citados estava/está disponibilizando o exame de mama gratuitamente. Como é típico de histórias assim, as notícias espalhadas nas redes sociais não informavam devidamente de onde eram os hospitais citados e por causa dos homônimos se criou uma confusão e tanto.

No fim, o instituto Mário Penna, o Hospital Santa Isabel de Sergipe, e o Sesc do Distrito Federal desmentiram diretamente a informação de que estariam oferecendo mamografias gratuitas. Outros hospitais com o mesmo nome sequer mencionaram a balela. Leia mais sobre o boato aqui.

4 – Ajude a salvar o site do Câncer de Mama

Também em outubro, só que de 2014, começou a circular pela internet um apelo comovente que pedia ajuda ao site do Câncer de Mama. A “corrente do bem” pedia que as pessoas repassagem a mensagem de que o site cancerdemama.com estava sem acesso suficiente e que por isso poderia perder a verba dos patrocinadores que apoiavam a causa.

Muita gente caiu nessa história e compartilhou o texto que na verdade era a mais pura mentira. Mesmo que o próprio site do Câncer de Mama tenha reconhecido que a mensagem fora criada no intuito de ajudar, eles mesmos também explicaram que o texto circulado era um hoax – uma mentira do mundo virtual.

Em sua página, a comunicação do site reconheceu que nunca pediu por cliques e que o acesso ao site não tinha relação com o apoio ou não dos patrocinadores. Na mesma nota, a equipe ainda pediu que as pessoas parassem de reforçar essa história falsa. Se os principais envolvidos desmentem a balela, como discutir, certo? Leia mais sobre o boato aqui.

5 – O desodorante antitranspirante do mal

Ás vezes é impressionante, até para nós do Boatos.org, como as histórias falsas na internet são criativas e convincentes. Entre as tantas, a (des)informação de que usar desodorante antitranspirante causa câncer de  mama ganha um certo destaque.

Pois é isso, em 2014 ganhou muita força a história de que mulheres que usam antitranspirante tem mais chance de desenvolver câncer de mama. O texto repassado naquela época questionava porque grande parte dos cânceres nas mulheres ocorrem próximos às axilas e também culpava os sais de alumínio presentes nos antitranspirantes por isso.

Apesar do susto que essa história causou, não existia (nem existe) qualquer prova científica de que o produto acarrete câncer de mama. Órgãos de renome do país, como a Anvisa e o próprio Inca (Instituto do Câncer) esclareceram que não há relação direta entre uma coisa e outra. Leia mais sobre o boato aqui e entenda porque é mais comum que o câncer de mama ocorra no quadrante superior do peito (próximo ás axilas). Mas já adiantamos – não tem nada a ver com desodorantes.

6 – Beber esperma, um santo remédio

Ainda sobre histórias que surgem na web e quebram o medidor de non sense, é a vez de falar sobre a relação direta entre prevenção do câncer de mama e beber o sêmen durante o sexo oral. Pois sim, segundo essa história que começou a circular na web já faz mais de uma década, mulheres que bebem esperma tem até 40% menos de chances de acabarem com câncer.

Impressionados(as)? Nem fiquem, porque essa informação é uma balela muito criativa, só isso. Surgiu quando começaram a circular um texto mencionando que especialistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) descobriram esse santo remédio para o câncer de mama.

No entanto, não teve estudo sobre o tema na universidade norte-americana, não teve depoimento de médica especialista defendendo que as mulheres engulam sêmen para evitar ter câncer, essa história sequer chamou a atenção da imprensa – e com certeza chamaria – desde que começou a circular. E claro, todo mundo é livre para fazer o que quiser, mas é bom ter em mente que a prática não ajuda a prevenir a doença. Leia mais sobre o boato aqui.

7 – Sobre o câncer de próstata e outros mais

Para fechar, vamos falar sobre o câncer de próstata e a quantidade de balelas que circulam na internet sobre o câncer em geral.

Logo depois do Outubro Rosa, entra em cena a campanha Novembro Azul que atua na prevenção do câncer de próstata. A doença é recorrente nos homens e o exame de toque retal ainda é um tabu para o sexo masculino. Neste artigo que escrevemos em 2015, você entende um pouco mais sobre como a comunidade científica está dividida quanto a eficácia do exame. A leitura vai ajudar também a te prevenir das balelas que muito provavelmente virão à tona no próximo mês.

Por fim, infelizmente o câncer de mama e de próstata são só dois em um universo muito vasto de tipos de câncer. Mais infelizmente ainda, é muito comum na internet encontrar boatos variados sobre o tema. Nesse texto, separamos 7 balelas (das mais absurdas) relacionadas ao câncer, vale a leitura para ficar imune das mentiras da web.

E enquanto a cura para o câncer não chega, podemos combater boatos da internet que sempre atrapalham quando abordam sem cuidado esse assunto tão sério. Vem nessa com a gente!