Mamografia gratuita no Sesc, Hospital Mário Penna e Santa Isabel #boato

Boato – Hospitais do país estão realizando mamografia gratuita em campanha do Outubro Rosa.

Mais um mês de outubro chegou e com ele os eventos mais clássicos. No dia 12 tem feriado, Dia das Crianças e dia de Nossa Senhora Aparecida. Dia 15 é dia dos Professores, dia 31 o famoso Halloween (apesar de não muito popular no Brasil) e várias outras datas comemorativas vem por aí.

O motivo da agenda? É que Outubro também é o mês oficial de prevenção ao câncer de mama, e como ocorreu no ano passado, já estão aparecendo pela internet histórias pouco críveis sobre a campanha Outubro Rosa.

Boato espalha que mamografia gratuitas está sendo feita em diferentes hospitais do país
Boato espalha que mamografia gratuitas está sendo feita em diferentes hospitais do país

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

A notícia, ou melhor, as notícias que apareceram informam que os hospitais Mário Penna, Santa Isabel e unidade Sesc começaram a realizar mamografias gratuitas em função do mês e da campanha de prevenção. Confira as diferentes mensagens compartilhadas no Facebook e WhatsApp:

Mamografia de graça no sesc outubro rosa. Outubro rosa sesc. Dias: 1 a 31/10; Horário: 8:30 às 17:30. Informações: (telefone)

Queridos amigos vamos divulgar. Hoje começou a marcação de mamografia no Hospital Mário Penna, das 9 às 15:00h, ligue no tel:21-(telefone). É gratuito. Por favor não deixem de compartilhar. Outubro Rosa.

Também o hospital Santa Isabel está fazendo exame de mamografia ate dia 31/10/2016 gratuito… DIGA NÃO AO CANCER DE MAMA…Prevenção é a solução

Os hospitais estão fazendo mamografia gratuita?

Independente da relevância do tema, do quão importante é fazer mamografias recorrentes (principalmente dos 40 a 69 anos) e da motivação daqueles que têm repassado estas mensagens, as informações não são verdadeiras. Nem o hospital Mário Penna, nem o Santa Isabel, nem o Sesc estão disponibilizando mamografias gratuitas.

Como é típico de boatos do tipo, as mensagens são generalistas e pouco claras. Afinal, que hospitais exatamente estão realizando os exames? Procuramos na internet, e apareceram várias instituições de saúde chamadas Santa Isabel, por exemplo. No entanto, não encontramos qualquer menção sobre exames gratuitos. E mais, por causa da repercussão dessa corrente, o Hospital Santa Isabel de Aracajú (Sergipe) lançou uma nota oficial desmentindo os exames gratuitos.

O mesmo ocorreu com a unidade do Distrito Federal do Sesc, que no Facebook esclareceu não estar oferecendo mamografias sem custo. Também na rede social, o Instituto Mário Penna compartilhou um aviso de que a mensagem sobre exames de mama de graça em sua unidade é falsa.

As intenções parecem boas, mas mensagens desse tipo só geram desinformação. E, infelizmente, correntes assim são comuns: um caso semelhante foi o do Crás  que iria doar 500 cadeiras de rodas para quem precisasse. Assim como no ocorrido de hoje, a mensagem era falsa, não indicava qual Crás faria a doação e foi inclusive desmentida por várias unidades e prefeituras.

Enfim, não resta muito que esclarecer, já que as próprias unidades citadas no boato desmentiram as mensagens compartilhadas. Tudo não passa de #boato. Fica a moral da história: a campanha Outubro Rosa precisa ser levada a sério e pouco ou nada ajuda quem compartilha mentiras relacionadas ao tema por aí.