Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sobrinho de Marcelo Freixo foi preso em Campos, no Rio de Janeiro #boato

Sobrinho de Marcelo Freixo foi preso em Campos, no Rio de Janeiro #boato

Boato – Foto mostra o sobrinho de Marcelo Freixo sendo preso na cidade de Campos, no estado do Rio de Janeiro. Esta é a explicação que de ele proteger os vagabundos.

Desde que a vereadora Marielle Franco foi assassinada, no início deste ano, o nome do deputado estadual pelo Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSOL) tem estado mais presente na mídia. É claro que isso acarretaria no aumento ou na volta de boatos sobre ele na internet. É de mais um que vamos falar hoje.

Circula no WhatsApp um “print” de uma postagem que seria a denúncia de que o sobrinho de Freixo teria sido preso na cidade de Campos (RJ). A postagem não dá mais detalhes sobre o que aconteceu. Ela apenas aponta que o rapaz será levado para a cidade do Rio de Janeiro e que a prisão era o motivo de o deputado defender “vagabundos”. Leia a mensagem que circula online:

Aí grupo o sobrinho do deputado Marcelo Freixo foi preso em campos e a determinação é que o degase leve ele agora para o Rj , está ai a explicação dele protejer tanto os vagabundos . Passem adiante o informe é verídico . repassando

Sobrinho de Marcelo Freixo foi preso em Campos, no Rio de Janeiro?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A tal imagem (que, na realidade, mostra dois garotos e não diz qual seria o sobrinho de Freixo) está circulando muito na internet. Mas será mesmo que ela ilustra a prisão do sobrinho de Marcelo Freixo? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vaga, alarmista, com erros de ortografia, pedido de compartilhamento e sem citar fontes. Quando você pensar em uma postagem com todas as principais características de um boato, essa pode ser usada como um bom exemplo. Só isso já nos faz desconfiar da informação.

Com base nisso, tentamos procurar qualquer informação sobre a tal prisão e não achamos muita coisa. Não há nome do tal sobrinho, origem da imagem, quando teria sido a prisão e sequer uma notícia sobre o assunto. Vamos racionar, se a história fosse real já teria virado notícia. Ainda mais que descobrimos que ela sequer é nova.

Sim. A imagem do “sobrinho do Marcelo Freixo” começou a circular na internet durante as eleições para a Prefeitura do Rio de Janeiro (na qual Freixo era candidato e perdeu no 2º Turno). À época, ele se pronunciou sobre o assunto e sobre outro boato (que de um primo dele teria sido preso, que desmentimos aqui). Leia:

Está circulando que supostos primo e sobrinho de Marcelo Freixo foram pesos. Ambas as informações são falsas. Sobre o suposto sobrinho – cujo a foto que circula é de um jovem dentro de uma viatura policial – trata-se de um boato. Freixo não o conhece e não sabe se existe um grau de parentesco.

Em relação ao suposto primo, chamado Gustavo Freixo, seus próprios advogados já afirmaram que “Gustavo não possui qualquer vínculo, seja qual for a natureza (econômica, familiar, pessoal, política, profissional, etc), com o candidato Marcelo Freixo. Portanto, a tentativa de vinculação, especialmente em grau de parentesco, é falsa e mentirosa, merecendo todo o tipo de censura.

Resumindo: a mensagem que circula online tem todas as principais características de um boato, a foto já circula na internet faz tempo, não há uma notícia em fontes confiáveis que aponte que o sobrinho de Marcelo Freixo foi preso e a informação já foi desmentida pelo próprio político quando era candidato a prefeito. Já dá para cravar que a notícia é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.