Sérgio Moro diz que voto nulo é a única forma de acabar com corruptos #boato

Boato – Juiz Sérgio Moro alertou que o voto nulo nas próximas eleições é a única forma de acabar com os corruptos.

Como os leitores frequentes do Boatos.org (se você não é ainda, vire um) sabem, existem alguns boatos que se tornam clássicos na internet. Nossos leitores também sabem que, de vez em quando, esses boatos “se fundem”. É caso do texto de hoje.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A história da qual vamos falar hoje reúne uma frase atribuída ao juiz Sérgio Moro (que sempre aparece em boatos online), a história do voto nulo anular eleição (que já desmentimos meia dúzia de vezes) e a metodologia do “grande alerta com emojis no WhatsApp” que, por sinal, sempre manda para páginas criadas só para disseminar notícias falsas (no caso de hoje, o site que hospeda a falcatrua é um tal de TwitterCR).

De acordo com a mensagem que circula no “Zap Zap”, o juiz da Lava Jato teria criado uma mensagem que alerta a população sobre “como acabar com os corruptos”. O segredo seria, nas próximas eleições, apertar 000 + tecla verde e votar nulo. Leia o texto (alerta textão):

ATENÇÃO! JUIZ SERGIO MORO ALERTA. NÃO PRECISA LER SO REPASSAR. Unica forma de acabar com os corruptos. Será que teremos que exercer o *voto NULO* nas *próximas eleições?! ENTENDA PORQUE DE NÃO EXISTIR A *TECLA NULO* SE *CADA UM* DE NÓS INFORMAR *10 OU 20 PESSOAS* E ESTAS, POR SUA VEZ, TAMBÉM *DIVULGAREM* PARA A SUA LISTA DE CONTATOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE…. *EM BREVE* TEREMOS UM NÚMERO SUFICIENTE DE PESSOAS ESCLARECIDAS QUANTO *AO VOTO NULO.*

*LEIAM COM ATENÇÃO* O TEXTO ABAIXO PARA *ENTENDER MELHOR.* *VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE* *_Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez ?_*cIsso mesmo, *em uma única vez.* Preste muita *atenção*: Você sabe para que serve o *VOTO NULO ?* Acredita-se que menos de *1% da população* saiba algo sobre isso. Ridículo a *preservação da ignorância* neste país…. *Então, vamos a um exemplo:* Imagine uma eleição qualquer, em que os candidatos sejam: AÉCIO NEVES Geraldo ALCKMIN SERRA EDUARDO CUNHA MICHAEL TEMER, LULA SARNEY entre outros.

Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras ( *o tal do* *”menos ruim”* ) e com isso *acaba afundando* mais o nosso país! Mas, aí você diz: *”Nesse caso, não temos saída”* *Engano seu.* O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE, SE NUMA ELEIÇÃO *HOUVER MAIORIA DE “VOTOS NULOS”* *É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM Candidatos DIFERENTES* DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!! *Ainda não entendeu ?* Se, no exemplo de eleição acima, *_você e muita gente votasse nulo_*, seria obrigatório haver uma *NOVA ELEIÇÃO* e esses ~pilantras~ não poderiam concorrer ao mesmo cargo político, *pelo menos por mais 4 anos !* Agora você entendeu *por que isso nunca foi divulgado ?*

*Segundo a legislação Brasileira*, se a eleição tiver *_51% de votos nulos_* o pleito é *ANULADO* e novas eleições têm que ser *convocadas imediatamente*; e os candidatos não eleitos ficarão *IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESSA NOVA ELEIÇÃO !!!* *É disso que o Brasil precisa:* Um susto nessa gente! Esta campanha vale a pena! *N U L O neles !!!* *DIVULGUE*, PELO MENOS COMO UM TRABALHO DE UTILIDADE PUBLICA, *_PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM SEUS PRECIOSOS DIREITOS ELEITORAIS !_*

Sérgio Moro diz que voto nulo é a única forma de acabar com corruptos?

Com a ajuda da “divulgação” no WhatsApp, a história se espalhou (mais uma vez) na internet. Mas será mesmo que é verdade que o juiz Sérgio Moro entrou na onda do voto nulo e alertou a população? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa já foi descrito no início do texto. Quem (re)publicou a informação foram pessoas responsáveis por sites que só publicam notícias falsas. Nenhum outro veículo de mídia deu a informação. Como é de se imaginar, o juiz Sérgio Moro também não deu nenhuma declaração sobre o assunto. Ou seja, é uma história “tirada do nada”.

Para além disso, o texto tem a grande maioria das características típicas de boatos na internet: tem caráter alarmista (tanto que começa com “alerta”), diversos erros de português (o texto é “tão caprichado” que chega a chamar Temer de Michael) e pedido de compartilhamento (chega a falar o absurdo de “não precisa ler, é só repassar”).

Outro ponto: a história de voto nulo anular eleições já foi desmentida diversas vezes aqui no Boatos.org. Mas como não nos cansamos de explicar as coisas para vocês, vamos citar os erros do texto em tópicos:

– Ao contrário do que o texto indica, 000 + tecla verde não é a única forma de votar nulo. O voto é considerado nulo se qualquer número que não seja de candidatos for digitado nas urnas. Há, inclusive, casos de votos nulos por erros de digitação do voto.

– A tese que fala que “voto nulo” elimina 90% dos corruptos beira o absurdo. Infelizmente, o problema da corrupção não se resume às urnas. É uma questão que vai desde voto mal dado ou “vendido” (e aí também não adianta votar em ninguém) e vai até os hábitos do dia a dia (como criar notícias falsas só para enganar os outros). Sinceramente, não há uma fórmula fechada para isso.

– A história que fala que se a maioria dos votos forem nulos é preciso uma eleição com candidatos diferentes é falsa. Na prática, todos os votos nulos (assim como votos brancos e abstenções) em uma eleição não contam no resultado final. Apenas votos válidos são contados no resultado final. Para refrescar a sua memória, veja estes outros desmentidos do Boatos.org:

Resumindo: a história que fala que 51% dos votos nulos anula eleição e troca candidatos é falsa e, obviamente, Sérgio Moro não fez nenhum alerta sobre o assunto no WhatsApp.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Sérgio Moro diz que voto nulo é a única forma de acabar com corruptos #boato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)