Sérgio Moro diz que voto nulo é a única forma de acabar com corruptos #boato

Boato – Juiz Sérgio Moro alertou que o voto nulo nas próximas eleições é a única forma de acabar com os corruptos.

Como os leitores frequentes do Boatos.org (se você não é ainda, vire um) sabem, existem alguns boatos que se tornam clássicos na internet. Nossos leitores também sabem que, de vez em quando, esses boatos “se fundem”. É caso do texto de hoje.

A história da qual vamos falar hoje reúne uma frase atribuída ao juiz Sérgio Moro (que sempre aparece em boatos online), a história do voto nulo anular eleição (que já desmentimos meia dúzia de vezes) e a metodologia do “grande alerta com emojis no WhatsApp” que, por sinal, sempre manda para páginas criadas só para disseminar notícias falsas (no caso de hoje, o site que hospeda a falcatrua é um tal de TwitterCR).

De acordo com a mensagem que circula no “Zap Zap”, o juiz da Lava Jato teria criado uma mensagem que alerta a população sobre “como acabar com os corruptos”. O segredo seria, nas próximas eleições, apertar 000 + tecla verde e votar nulo. Leia o texto (alerta textão):

Print da notícia falsa sobre o voto nulo e Sérgio Moro publicada pelo site Twiittecr.com
Print da notícia falsa sobre o voto nulo e Sérgio Moro publicada pelo site Twiittecr.com

 

Sérgio Moro diz que voto nulo é a única forma de acabar com corruptos?

Com a ajuda da “divulgação” no WhatsApp, a história se espalhou (mais uma vez) na internet. Mas será mesmo que é verdade que o juiz Sérgio Moro entrou na onda do voto nulo e alertou a população? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa já foi descrito no início do texto. Quem (re)publicou a informação foram pessoas responsáveis por sites que só publicam notícias falsas. Nenhum outro veículo de mídia deu a informação. Como é de se imaginar, o juiz Sérgio Moro também não deu nenhuma declaração sobre o assunto. Ou seja, é uma história “tirada do nada”.

Para além disso, o texto tem a grande maioria das características típicas de boatos na internet: tem caráter alarmista (tanto que começa com “alerta”), diversos erros de português (o texto é “tão caprichado” que chega a chamar Temer de Michael) e pedido de compartilhamento (chega a falar o absurdo de “não precisa ler, é só repassar”).

Outro ponto: a história de voto nulo anular eleições já foi desmentida diversas vezes aqui no Boatos.org. Mas como não nos cansamos de explicar as coisas para vocês, vamos citar os erros do texto em tópicos:

– Ao contrário do que o texto indica, 000 + tecla verde não é a única forma de votar nulo. O voto é considerado nulo se qualquer número que não seja de candidatos for digitado nas urnas. Há, inclusive, casos de votos nulos por erros de digitação do voto.

– A tese que fala que “voto nulo” elimina 90% dos corruptos beira o absurdo. Infelizmente, o problema da corrupção não se resume às urnas. É uma questão que vai desde voto mal dado ou “vendido” (e aí também não adianta votar em ninguém) e vai até os hábitos do dia a dia (como criar notícias falsas só para enganar os outros). Sinceramente, não há uma fórmula fechada para isso.

– A história que fala que se a maioria dos votos forem nulos é preciso uma eleição com candidatos diferentes é falsa. Na prática, todos os votos nulos (assim como votos brancos e abstenções) em uma eleição não contam no resultado final. Apenas votos válidos são contados no resultado final. Para refrescar a sua memória, veja estes outros desmentidos do Boatos.org:

Resumindo: a história que fala que 51% dos votos nulos anula eleição e troca candidatos é falsa e, obviamente, Sérgio Moro não fez nenhum alerta sobre o assunto no WhatsApp.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

14 comentários em “Sérgio Moro diz que voto nulo é a única forma de acabar com corruptos #boato

  • 16/11/2017 em 14:07
    Permalink

    Nb. Seja la quem fez esta publicação ou boato; sobre o que o Juiz Serjo Moura esta orientando no povo Brasileiro, para fazer um Brasil novo, como dizem por ai. Esta é uma unica forma de protestar contra estes politicos todos corruptos, ladrões, chefões de quadrilhas de assassinios e quadrilhas de guerrilhas urbanas. Pois este sistema para banular o voto é valido. Antigamente quando o voto era em cedula, a cedula em branco iria para o partido ou o candidato mais bem votado no final da apuração; votos nulos erão aqueles que tinha alguma alto critica, uo nomes de animais ou outros qualquer. Agora um
    numero repetido os 3 algarismo. Nb. ja participei de membro das eleções e de contagem.

    Resposta
  • 11/11/2017 em 09:12
    Permalink

    Muitos esbravejam por ai que a internet deu voz aos idiotas, por outro lado a internet deu voz as pessoas inteligentes e graças a sites como o http://www.boatos. org e sites similares o sossego dos manipuladores de informação foi pro saco, a 20,30 anos atras era fácil manipular ou omitir informação, qualquer canalha falava meia dúzia de besteiras e ficava por isso mesmo, falou tá falado,quem queria queimar o filme do juiz Sérgio Moro deu de cara na parede, A nossa bandeira jamais será vermelha.

    Resposta
  • 02/11/2017 em 19:35
    Permalink

    Quando vi “sem Alckmin” Sem Aecio” Sem temer” saquei que era mentira, esse juiz jamais iria contra o partido dele e os amiguinhos tucanos

    Resposta
    • 18/11/2017 em 14:16
      Permalink

      safado é vc Iago nascimento…safado e mal informado. O MM Juiz Sergio Moro é um Juiz de carreira com Mestrado em Harvard, não é um zé ninguém trouxa como vc, que não sabe nada além de babar ovo de comuna de nove dedos!

      Resposta
  • 29/10/2017 em 09:56
    Permalink

    Pois é… voto nulo… É uma forma de repúdio à politicagem que é chamada de”CORRUPÇÃO QUE NINGUÉM consegue anular”.Mas bem que a GLobo News mostrou por várias vezes o aumento dos votos brancos e nulos!!!!Deve haver uma significação nisso…Haja Rui Barbosa para falar sobre as inulidades que são tantas que temos vergonha de sermos honestos!!! Isso é uma forma antigas!!!de escravizar o povo. Então se luta acorrentados a ideologia do ” VOTAR NO MENOS PIOR”.

    Resposta
  • 23/10/2017 em 07:49
    Permalink

    Então é pior ainda nós somos obrigados a engolir , políticos que só querem ,ser políticos por conta do dinheiro e aí não temos nenhuma opção para não virar nos mesmos !!!!!
    O povo sai na rua por passagem que alimentou 20 centavos , o povo saiu na rua pra tirar a Dilma ,colocaram o temer , não mudou nada nas passagens ,mas o povo não sai às ruas pra termos uma forma de banir essa cúpula, e nao queremos a verdade sobre voto nulo ,queremos a fórmula para banir estes Dirigentes que tem somente uma intenção a de roubar o nosso pais ,agora eles só mexem nas leis trabalhistas ,no salário, nas leis do trabalho escravo, no seguro desemprego pode ver o temer não faz nada a favor do povo nenhuma lei a favor do povo ,o povo tem que sofrer na visão dos dirigentes ,e ainda somos nós que mantemos o governo rouba o que é nosso , o governo está contra o povo trabalha contra o povo

    Resposta
  • 13/10/2017 em 03:04
    Permalink

    Nós brasileiros estamos sendo enganados ha anos com estes politicos autoritários que só pensam neles,eles mesmos absolvem eles lá na camara e no senado, mas quem tem que por para fora da politica ; é o povo que votam, então estamos sendo ensinados à votar certo “””” nulos neles”””” só assim entrarão outros que não são corruptos e isso o brasileiro tem de aprender.

    Resposta
    • 20/10/2017 em 03:42
      Permalink

      O idiota, onde vc não entendeu que voto nulo, não anula uma eleição, então coloque na sua cabeça, votar em quem nunca foi eleito, é a única chance de mudar o que esta ai!!!

      Resposta
  • 18/09/2017 em 20:26
    Permalink

    “Entenda o porque (sic) de não existir a tecla Nulo”. Comecei a rir nessa parte.

    Resposta
  • 29/08/2017 em 09:37
    Permalink

    Acreditar que um homem público e juiz federal recomendaria voto nulo, é ser muito crédulo e ingênuo… só isso já explica que obviamente é um boato, nem precisaria todas as explicações dadas pelo boatos.org

    Resposta
  • 24/08/2017 em 17:42
    Permalink

    que eh boato eh mas acho que tem um fundo de verdade desses politicos podemos esperar tudo so tudo de ruim para o brasil…echo que estao escondendo a verdade com contra informaçoa,issi ja eh pratica antiga…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)