Vereadora Marielle Franco foi eleita pelo Comando Vermelho #boato

Boato – A vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) foi eleita pelo Comando Vermelho. Morte foi causada porque ela foi defender facção rival em Acari. Informações estão no texto “Quem era Marielle”.

Passados três dias da morte da vereadora da cidade do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), muitas perguntas estão no ar. Só que enquanto muitos tentam buscar explicações sobre o assassinato, outros tantos preferem criar confusões sobre o assunto. Ontem, o Boatos.org desmentiu dois boatos sobre a vereadora. Hoje, vamos falar de uma acusação que está sendo utilizada até como forma de justificativa para o crime.

Começou a circular na internet uma “lista” de “informações” sobre Marielle Franco. Com o título de “Quem era Marielle”, o texto diz que ela engravidou aos 16 anos, era ex-mulher de traficante, usuária de maconha, eleita pelo Comando Vermelho etc. Leia a mensagem que circula online e está em um texto chamado Quem era Marielle.

SERÁ VERDADE? QUEM ERA MARIELLE -Engravidou aos 16 anos. -Ex-Mulher de Marcinho VP. -Usuária de maconha. -Eleita pelo Comando Vermelho. -Foi defender faccao rival no bairro do Acari no RJ. -Exonerou 6 funcionários recentemente. Mas quem a matou foi a Policia!!!

A coisa não parou por aí. Um áudio no WhatsApp também acusava a vereadora de ser comprometida com a facção criminosa. Leia a transcrição e escute o áudio:

Irmão bem feito bem feito nas câmeras uma porrada de moleque de bermuda e chapéu isso é obra do comandos é melhor você sabe porque quem elegeu ela quem botou Comando Vermelho Qual é a pena brigar pelas coisas do Comando Vermelho pelas comunidades do Comum vermelha só que ela foi brigar pela comunidade do terceiro comando da carinha assinou a sentença a guarda que saiu daqui a pouco vocês vão ver.

Vereadora Marielle Franco foi eleita pelo Comando Vermelho?

Os textos (assim como outros) circularam com muita força na internet. Mas será mesmo que o “Quem era Marielle” dá informações reais sobre a vereadora do PSOL? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de falar do texto em si, há um detalhe que precisamos deixar bem claro. O Boatos.org é um investigador de rumores na internet e não um investigador de crimes. Por isso, não vamos analisar se foi Comando Vermelho, funcionário demitido, milícia ou seja lá quem for que assassinou a vereadora. Há uma investigação em curso e, ao contrário de muita gente na web, não vamos emitir opinião sobre os autores do crime. Agora sim, vamos à “parte do latifúndio” que nos cabe.

O texto que circula online e busca revelar quem era Marielle está cheio de erros. Os dois primeiros (engravidou aos 16 anos e era mulher de traficante) estão desmentidos aqui. Não sabemos dizer se ela era “usuária de maconha”, nem se “quem matou foi a Polícia”. Porém, são informações que necessitariam de mais provas para se sustentar. E o ônus da prova é de quem acusa.

O principal foco deste texto é esse trecho: “Eleita pelo Comando Vermelho”. Dois detalhes derrubam totalmente a “tese” de que ela foi eleita pela facção. O primeiro foi nos passado por uma fonte quando fizemos a apuração sobre a filha da vereadora: “Marielle nunca teve relação com o tráfico de drogas na Maré (e para quem conhece a vida em uma favela, sabe como é difícil ser liderança lá sem dialogar com o tráfico…)”, disse a fonte.

Claro que não iríamos ficar apenas com essa declaração para provar. Há um detalhe muito importante que elimina a tese. A votação de Marielle em áreas dominadas pelo Comando Vermelho foi pífia. De acordo com levantamento do site Antagonista da votação das eleições, a maioria dos votos dela não vieram das comunidades e sim da Zona Sul.

Cerca de 20 mil votos, quase metade dos 46 mil votos que elegeram a socióloga, saíram dos bairros nobres da Zona Sul carioca e da Barra da Tijuca, Zona Oeste. Enquanto na Rocinha ela teve apenas 22 votos, no Leblon foram 1.027. Marielle colheu mais 1.900 votos em Laranjeiras e outros 2.742 votos em Copacabana. (…) Na Grande Tijuca, Marielle teve um ótimo desempenho: 6.500 votos. Na zona eleitoral do Complexo da Maré, suposta base da vereadora, foram apenas 50 votos.

Os resultados por seção eleitoral podem ser checados neste link do TRE-RJ (é só colocar resultados por seção e o nome de Marielle Franco). Essa matéria do O Globo aponta que as três seções eleitorais que mais deram votos para Marielle foram a 17ª (Gávea, Leblon), 206ª (Copacabana) e a 252ª (Copacabana, Ipanema e Lagoa).

Vamos pensar: como que ela teria “sido” eleita pelo Comando Vermelho se a maioria dos votos que a elegeu não vem de comunidades dominadas pela facção criminosa? Já deu para ver que a acusação soa estranha.

Mesmo com tudo isso, tentamos dar uma “última chance” para a tese e procuramos onde nasceu a informação. Como era de se esperar, não achamos uma única fonte confiável que falasse no assunto. Só encontramos o texto anônimo e “inocentes” (como uma desembargadora e um deputado federal) que “acreditaram” na balela.

Resumindo: não dá para sair apontando culpados do crime sem uma investigação profunda. Mas já podemos afirmar, com base no depoimento que tivemos, dados da votação de 2016 e a “fonte” da informação sobre “quem era Marielle”, que a vereadora assassinada não foi eleita pelo Comando Vermelho.

Em tempo: tentamos ver inúmeras vezes o vídeo que mostra a ação dos assassinos de Marielle e, até o momento, não achamos nenhum “moloque com chapéu e bermuda”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

41 comentários em “Vereadora Marielle Franco foi eleita pelo Comando Vermelho #boato

  • 31/03/2018 em 12:37
    Permalink

    A tese apresentada pela Boatos. org para defender a memória tem 2 erros fundamentais: primeiro, não há boatos sobre a relação dela com o crime organizado e sim denuncias formais apresentadas junto a justiça sobre o assunto, baseada em vários testemunhos, videos etc… Segundo, dizer que o tráfico elegeu Marielle não é a mesma coisa que afirmar que o apoio veio em forma de votos, até por que nossas eleições deveriam secretas. Provavelmente veio em forma de material de campanha e outras trocas de favores. De fato, a votação nas comunidades foi pífia, o que demonstra que só os poucos membros da organização criminosa votaram nela e concentrada no Zona Sul onde se localiza o mercado consumidor. Vocês erraram, não se informaram e estão espalhando boatos.

    Resposta
  • 20/03/2018 em 02:01
    Permalink

    Eu nunca vi a página desmentir boatos sobre Bolsonaro, afinal ele nunca disse que mulher tem que ganhar menos, entre outras coisas.

    Resposta
  • 19/03/2018 em 11:54
    Permalink

    A direita e a esquerda não prestam, mas a direita é tão suja que fariam Hitler vomitar, e quando digo isso vai desde o politico até seu eleitor classe média fake, basta ler alguns comentários defecados por esses acéfalos.

    Resposta
  • 19/03/2018 em 10:19
    Permalink

    Fosse o que fosse.

    O certo é que defendia gente pobre, ao contrário desse esterco da exrema-direita dos bolsonaros, malafias, felicianos e outros asquerosos que só defendem os muito ricos (ou quem lhes der boa grana).

    Resposta
  • 18/03/2018 em 20:02
    Permalink

    Bom…não acredito que essa ”tese” do boatos seja eficaz, uma vez que os líderes do tráfico e os seus principais acionistas, não estão nas ”comunidades”… nas comunidades estão apenas os ”braçais” que talvez nem votem!

    Resposta
  • 18/03/2018 em 16:46
    Permalink

    Esse boato.org tá parecendo um fake news comprado…
    Fala sério né?
    Brincadeira!

    Resposta
  • 18/03/2018 em 15:52
    Permalink

    DINHEIRO para a campanha, estamos falando de DINHEIRO do tráfico!! Site fraco de investigação… e tendencioso.

    Resposta
  • 18/03/2018 em 13:36
    Permalink

    Covardia absurda. Ainda falta muito para sermos realmente animais racionais.

    Resposta
  • 18/03/2018 em 12:59
    Permalink

    mas só isso??? queria saber se a foto que ela aparece no colo de um cara é o Marcinho VP, se não é? quem é? é traficante, morador, favelado, empresário?

    Resposta
    • 19/03/2018 em 00:42
      Permalink

      Não é nem a Marielle e nem o Marcinho VP. É uma foto de 2 pessoas sem nenhuma ligação com o ocorrido.

      Resposta
    • 19/03/2018 em 19:53
      Permalink

      E quem disse que a foto é dela, e o camarada da foto nem se parece com nenhum dos dois criminosos que eram chamados de Marcinho VP, um está morto e o outro está preso em um presídio de segurança máxima fora do RJ

      Resposta
  • 18/03/2018 em 05:17
    Permalink

    É boato q saiu na revista VEJA?

    Resposta
    • 19/03/2018 em 21:52
      Permalink

      Sim, a Veja também publicou o boato , mas na forma de boato mesmo, pois desmentiu essas abobrinhas que basta um mané para publicar para aparecerem uma seita de manés acreditando…

      Resposta
  • 18/03/2018 em 03:52
    Permalink

    Não provou nem desmentiu o boato.

    Era muito mais fácil o CV dar apoio financeiro pra uma campanha direcionada a universitários que tendem a seguir as ideias do PSOL, do que a populaçao das favelas que costumam ser mais conservadoras.

    Resposta
  • 18/03/2018 em 01:58
    Permalink

    Pura mentira e a foto que aparece é doutra pessoa.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 23:36
    Permalink

    O CV poderia ter financiado , coisa comum na política hj em dia , não desmentiu nada até agora.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 22:40
    Permalink

    Dããrrrrr… Ser eleita pelo CV não significa que os integrantes do CV votaram nela….. Eleita pelo CV significa que ela foi financiada pelo CV. Pois todo mundo sabe que ninguém se elege se não tiver grana pra fazer sua campanha eleitoral….

    Resposta
    • 17/03/2018 em 22:41
      Permalink

      Mais um site esquerdista, ao que me parece.

      Resposta
      • 18/03/2018 em 18:28
        Permalink

        Quando uma pessoa enfatiza a palavra esquerdista dentro de um país de tradições colonizadas eu analiso se nível de inteligência pra baixo. Será que é tão difícil eu encontrar um cara de direita que seja sensato?

        Resposta
    • 18/03/2018 em 21:25
      Permalink

      – E ninguém investe grana em determinado político se não tiver garantia de um retorno de conformidade com as necessidades ou exigências do investidor. Assim…

      Resposta
  • 17/03/2018 em 21:49
    Permalink

    Não sei se a |Vereador Mirelle Franco, foi mulher de um traficante e também não sei se foi eleita pelo CV.
    Mas uma coisa sei. A defesa apresenta neste site, é no mínimo uma bobagem tão grande quanto provável BOATO.
    Resumindo: A “análise” aqui apresenta é muito fraca e tendenciosa, não se sustenta como tese em juízo algum.
    Péssimo!!!!!!

    Resposta
  • 17/03/2018 em 20:11
    Permalink

    Que absurdo, como as pessoas são rápidas em disseminar mentiras

    Resposta
  • 17/03/2018 em 19:18
    Permalink

    Ela foi eleita pela sociedade trabalhadora, vítimas de crimes diversos e gente que não fuma e nem cheira!

    Resposta
    • 19/03/2018 em 00:20
      Permalink

      Maluco!
      Se oriente e vai se catar. Ela tinha ligação direta e indireta com o crime. Deixa de ser inocente. O Psol e o comando vermelho vão te pegar.VTC seu FDP

      Resposta
  • 17/03/2018 em 17:34
    Permalink

    Tem quase 30 favelas na zona sul, entre eles a Rocinha, maior favela do Brasil, onde em 2016 o comando vermelho já estava se instalando. Mas vcs só falaram aquilo que lhes foi conveniente, quem diria que até um site desse opera à base de ideologia.

    Resposta
    • 19/03/2018 em 19:57
      Permalink

      Foram checados os votos da Rocinha ela só teve 20,mas não adianta né qualquer prova verídica que contra a sua opinião será mentira

      Resposta
  • 17/03/2018 em 17:27
    Permalink

    Como o site boatos pode afirmar em seu título que não houve ajuda de nenhuma facção do narcotráfico??? Querem recibos de ajuda financeira como a escritura do tríplex do Guarujá em nome do Lula??? Me poupem… agora vocês foram longe demais. E à esquerda… perderam a credibilidade!!!

    Resposta
  • 17/03/2018 em 16:18
    Permalink

    Bozonetes bozonetando, espalhando boatos…

    Resposta
  • 17/03/2018 em 16:17
    Permalink

    Tentativa de encobrimento e desvio de atenção.
    quem fez sabe a “m q foi feita,e de uma forma oportunista ,tá querendo desviar o foco do inevitável.. acredito q falando do comando vermelho eles teriam um pouco mais de tempo para fugirem…
    Melicia e polícia e algumas partes da câmara são a msm coisa no Rio de janeiro,mas são tolos..
    Por que com isso só reforçou mais a tese de que estão mais do q ligados nesse caso.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 16:04
    Permalink

    Vcs só esqueceram de um detalhe, tem um diferença grande entre não ter sIdo eleita na comunidade e não ter recebido dinheiro do tráfico para campanha.

    E aqui no Rio todos sabemos que essa é uma pratica comum, não só do PSOL.

    Resposta
    • 19/03/2018 em 20:00
      Permalink

      Sabemos????? É porta voz dos cariocas?

      Resposta
  • 17/03/2018 em 15:50
    Permalink

    Acho que ha um engano nessa tese. Voce ser eleito pelo Comando Vermelho, nao significa ser votado pela comunidade, até porque seria dizer que os moradores são todos membros do CV.
    O candidato pode ser patrocinado pelo Comando Vermelho e ganhar votos no “asfalto”, como no caso dela, foi bem votada fora das comunidades.

    Resposta
    • 20/03/2018 em 01:58
      Permalink

      Mas como foi provado na CPI das milicias, os dominantes de comunidades, tanto de meliciano, quanto de facções de narcotráfico, impõe que tal vereador seja eleito pelos moradores, e muitos moradores ajudam a encobrir traficantes pelo temor.

      Resposta
  • 17/03/2018 em 14:58
    Permalink

    Primeiro que você como jornalista ou blogger sei lá é quase certo de ser mais um esquerdinha….a informação é coerente de que foi eleita por eles sim,senao sabe a história do CV estude como tudo começou e verás que o psol é um puxadinho do comando vermelho e os dois tem a mesma ideologia oriunda de Marx e Gramsci. Se o tráfico chegou a esses níveis de hoje em dia é porque possui seus padrinhos políticos . E Geralmente esquerdopatas por serem um bando de viciado,não liga pra isso.
    Outra parte,nao tem imagem nenhum do momento do assassinato pois não tinham câmeras ali,então nem afirme que nao da pra ver moleques de chinelo.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 14:57
    Permalink

    Esse blog aqui só “desmente” coisas sobre esquerda? Tem alguma fonte das perguntas ou algo que prove as afirmações de vocês? Como vamos saber se não estão mentindo por politica tbm?

    Resposta
  • 17/03/2018 em 14:50
    Permalink

    O único fato é que ela foi eleita pela burguesia, o que não prova que ela não buscou apoio da facção. Bandido não quer saber onde ela teve mais ou menos votos

    Resposta
  • 17/03/2018 em 14:49
    Permalink

    Falou ,falou mas não me convenceu.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 14:04
    Permalink

    Me manda seu whataspp que lhe envio o video com pivetes de bermuda e chinelo prá vcs terem as provas ##!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)