Marielle Franco era ex-mulher de Marcinho VP e engravidou dele aos 16 #boato

Boato – A vereadora Marielle Franco era ex-mulher do traficante Marcinho VP. Ela, inclusive, engravidou dele aos 16 anos de idade.

Como era de se esperar, o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) já começou a causar polêmica na internet. Enquanto muita gente lamenta a morte dela e tenta entender as circunstâncias do crime, outras pessoas começam a atacá-la e até, de certa forma, culpá-la pela morte.

Tem começado a circular na internet uma lista de “defeitos” da vereadora. Um dos textos cita que ela era “ex-mulher” do traficante Marcinho VP e que engravidou dele aos 16 anos. “E ninguém lembra que a vereadora morta Marielle é ex- mulher do traficante Marcinho VP, engravidou dele aos 16 anos de idade”, diz a mensagem.

Marielle Franco era ex-mulher do traficante Marcinho VP e engravidou aos 16?

A mensagem, com autoria anônima, se espalhou com muita força na internet. Mas será mesmo que Marielle Franco foi esposa do traficante Marcinho VP e engravidou dele aos 16 anos? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, a mensagem tem algumas das principais características de boatos online: é vago, alarmista, tem erros de português. Só faltou o pedido de compartilhamento para “fechar o pacote”. Mesmo com a “cara” de boato, fomos atrás da história para tentar saber se havia alguma lógica. Como era de se imaginar, não havia.

Para começar, não há qualquer referência em fonte confiável que endosse a informação. Ao contrário. Marielle foi mãe aos 19 anos e não aos 16, como aponta a mensagem. Ou seja, a mensagem já começa com um erro.

O texto que circula online não especifica qual “Marcinho VP” (há dois traficantes famosos com esse nome) seria o ex-marido de Marielle. Para tirar a dúvida, procuramos uma pessoa próxima à vereadora assassinada e a informação foi negada: “Isso é um completo absurdo, amigo. Só pode ter sido escrito por alguém de muita má fé. Mas não tem nada a ver com os dois Marcinho VP”. Para além da negativa, motivos “matemáticos” e “geográficos” que eliminam a hipótese do “casamento”.

Se estivermos falando de Márcio Amaro de Oliveira, traficante “dono” da favela Santa Marta, personagem do livro “Abusado” de Caco Barcellos e morto em 2003, não há muita lógica. A distância entre o Complexo da Maré (que Marielle se criou) e o Santa Marta é de 18 km. Seria difícil manter um casamento com essa distância. Em 2000, Márcio Amaro estava preso. Nos anos anteriores (como diz o livro de Barcellos) se refugiou longe do Rio (o que torna mais difícil ainda um relacionamento).

Se estivermos falando Márcio dos Santos Nepomuceno, a dificuldade de prisão é maior ainda. Ele era do Complexo do Alemão (distante 8 km da Maré). Porém, ele está preso desde 1997. Ou seja, não há como Marielle e Márcio do Santos terem sido “casados”. Ou, pelo menos, ele terem sido casados sem essa informação ter chegado à mídia.

Resumindo: a história que aponta que Marielle Franco foi casada com o traficante Marcinho VP não foi endossada por nenhuma fonte confiável, tem características de boato e não tem muita lógica. Trata-se apenas de mais um boato que circula na internet sobre a vereadora assassinada (não será o último, pelo jeito).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

58 comentários em “Marielle Franco era ex-mulher de Marcinho VP e engravidou dele aos 16 #boato

  • 19/03/2018 em 13:43
    Permalink

    A Globo está politizando a morte dessa mulher e um bando de idiotas uteis estão comprando a ideia. O cadáver dela não é mais importante do que o do motorista que deixou esposa e dois filhos. Porque não houve a mesma comoção para com ele?

    Resposta
    • 19/03/2018 em 13:48
      Permalink

      Outro dia uma médica morreu na Linha Amarela e também não houve essa comoção. E Ela também trabalhava, lutava, salvava vidas, etc. Estão supervalorizando a figura dessa tal de Marielle.

      Resposta
  • 19/03/2018 em 13:01
    Permalink

    Não sei se a informação de que a vereadora engravidou do Marcinho VP é verdadeira ou falsa. Independente disso, os argumentos apresentados pelo boatos.org para negar tal afirmação são claramente inválidos. Por exemplo, o boatos.org conclui que a notícia seja falsa baseado na imprecisão gramatical do texto, o que é absurdo, pois do ponto de vista lógico, uma verdade continua sendo uma verdade, mesmo quando escrita com erros gramaticais, assim como uma mentira continua sendo uma mentira, mesmo quando escrita sem erros gramaticais. Portanto, a precisão gramatical não é relevante para determinar se a notícia é verdadeira ou falsa. Infelizmente o texto está repleto de raciocínios absurdos como este. Apenas para citar mais um, o boatos.org afirma que a notícia é falsa porque “Marielle foi mãe aos 19 anos e não aos 16, como aponta a mensagem”. Porém, diferente do que o boatos.org alega, a notícia não diz que Marielle foi mãe aos 16, e sim que ela engravidou aos 16, o que é completamente diferente. É perfeitamente possível que ela tenha engravidado aos 16, interrompido a gravidez e, então, engravidado novamente aos 18 ou 19 anos. Fica claro, portanto, que o boatos.org substituiu a notícia original por uma versão distorcida, com o objetivo de torná-la refutável. Para concluir, é importante enfatizar que eu não estou defendendo a posição de que a vereadora tenha de fato engravidado do traficante, apenas estou dizendo que o texto apresentado pelo boatos.org para negar isto é uma aglomeração de argumentos falaciosos que não sobrevivem ao menor escrutínio lógico.

    Resposta
  • 19/03/2018 em 12:10
    Permalink

    Essa explicação foi mais vaga do que o suposto boato.tenho uma prima que engravidou do seu marido bandido duas vezes na prisão.e antes de me casar minha esposa morava a 200km da minha cidade é eu a visitava a cada 15 dias

    Resposta
    • 25/04/2018 em 21:28
      Permalink

      Pra entrar na cadeia tem que registrar entrada, e isso seria uma prova confiável. Mas esse registro simplesmente não existe.

      Resposta
  • 19/03/2018 em 01:06
    Permalink

    Mas e se fosse verdade? Qual seria o problema? Isso a tornaria bandida? É muita hipocrisia desse povo nojento que quer desvalorizar a falecida. Um bando de moralistas hipócritas.

    Resposta
  • 18/03/2018 em 22:45
    Permalink

    Ok, mas me diga quem é o Pai da Garota?

    Resposta
    • 25/04/2018 em 21:29
      Permalink

      Mas de que interessa quem é o pai da filha da mulher?

      Resposta
  • 18/03/2018 em 18:43
    Permalink

    Desmentiram que nenhum dos 2 Marcinhos é o pai. Mas quem é o pai então? Pra escrever uma matéria incompleta, achava melhor não escrever.

    Resposta
  • 18/03/2018 em 17:54
    Permalink

    Mano 18 km não da pra ter uma relação? pqp
    O cara que ta preso que saiba pode ter visita intima
    isso graças ao psol
    Podiam parar de contratar analfabetos funcionais como jornalistas.

    Resposta
    • 25/04/2018 em 21:31
      Permalink

      E como faz pra entrar na visita intima, energumeno?
      É so chegar na cadeia e dizer “vou ali trepar?”
      Achei que fosse necessário um registro pra tal fato.

      Resposta
  • 18/03/2018 em 14:55
    Permalink

    Utilizar a distância pra dizer que não foi possível o ‘casamento’ é muita vontade de protegê-la. Como se não fosse possível isto. E outra: homens e mulheres geram um qualquer lugar, até msm numa prisão. Tem gente que diz que é casado, má apenas morou junto.

    Resposta
    • 18/03/2018 em 15:50
      Permalink

      você consegue ler? não só isso mas muitas outras coisas que estão jogando na internet como mentiras sobre ela somente para confundir e defender policiais, sendo que ninguém ainda foi denunciado além de patético é de um mau caráter sem precedentes.
      esse é um site que analisa boatos e como essa noticia é escandalosamente falsa esta aqui categoricamente desmentida e ainda tem gente sem coração ou cérebro(ou ambos) que vem aqui tentar tornar uma mentira verdadeira. vai tomar vergonha nessa cara!!!

      Resposta
  • 18/03/2018 em 12:27
    Permalink

    Gente má…onde pretende chegar com isso? Mesmo que fosse verídico, nada justifica pessias dizerem que ela merecia como estão dizendo.
    E tem.mais ela defendia a vida!!!
    Seja do picial, do bandido, ou do cidadão comum!!!

    Resposta
    • 18/03/2018 em 16:31
      Permalink

      Tem uma gravação dela na Assembléia que, com as próprias palavras só defendem policiais desarmados, que a polícia cometeu uma chacina ao matar traficantes no Salgueiro e que apoia a legalização das drogas. Esta por acaso é a plataforma dos seus eleitores? Que tipo de eleitores ela teve?

      Resposta
  • 18/03/2018 em 10:06
    Permalink

    Desmentiram, mas não disseram quem é o pai…

    Resposta
    • 18/03/2018 em 16:26
      Permalink

      Era exatamente este o ponto que eu ia contestar mas faço das suas as minhas palavras

      Resposta
    • 18/03/2018 em 18:15
      Permalink

      Mas quem é o pai interessa a quem?O pai não é uma pessoa pública, porque deveria ser exposto?Fora isso, a filha da vereadora já está sofrendo o suficiente com a perda da mãe e ainda precisa lidar com esses boatos!

      Resposta
    • 19/03/2018 em 03:52
      Permalink

      E porque isso é relevante? Quem é o pai diz respeito a ela e a filha dela apenas.

      Resposta
    • 19/03/2018 em 11:36
      Permalink

      Não disseram quem é Pai porque o pai foi um bandinho da maré que teve o que merecia. Embora o pai não seja o Marcinho VP, era bandido também.

      Resposta
    • 25/04/2018 em 21:32
      Permalink

      Tu virou fiscal de buceta pra ta interessado em saber pra quem ela deu?

      Resposta
  • 18/03/2018 em 03:42
    Permalink

    Bem, não sei de onde a informação (ou boato) saiu, más o que você escreveu não refutou nada, também ficou no achismo. Perguntar pra alguém próximo a ela é claro vai negar.

    Resposta
    • 19/03/2018 em 13:10
      Permalink

      o boato é baseado em ->nada<- , e perguntar para alguém próximo é o mínimo que se deve fazer, pois é basear-se em algo que existe.
      Ele refutou coisas mínimas para deixar o boato morto, a idade da gravidez, e que o assunto vago não diz qual Marcinho. Só isso é ó suficiente para ser boato. Não se monta verdades com textos fragmentados sem fontes.
      A população tem que aprender que ao ler algum assunto, ele tem que estar integro nas informações, assim para afirmar algo tem que ter provas, se não tem o que afirmar, tira do texto, e por fim se você acha (é apenas uma opinião ou hipótese) você deve deixar claro isso "EU ACHO QUE… SUSPEITO QUE… TALVEZ SEJA…" mas não deve-se falar "É".
      Agora acreditar em algo baseado em nada é muita ignorância.

      Resposta
  • 18/03/2018 em 03:18
    Permalink

    Acredito nas suas investigações. Algumas dúvidas depõe contra o texto. Primeiro Marielle Franco é um nome artístico e não real. Segundo não se disse o nome do Pai e a certidão é pública, poderia ter descoberto para informar com precisão. Foi ou não casada? Quanto a iddade, também os registro esclarecem. Uma defesa que mais deixa dúvida que certezas. Não é assim que se deve defender a vereadora Marielle Francisco da Silva.

    Resposta
  • 18/03/2018 em 00:13
    Permalink

    Vocês esperam que acreditemos em vocês ou nos fatos que não se pode negar? Porque contra fatos os argumentos de vocês são pífios e todos sabem que vocês são comunistas simpatizantes do socialismo marxista .

    Resposta
    • 21/03/2018 em 22:53
      Permalink

      Anon… e todos sabem que voce e’ escravagista a favor do parasitismo predador do capitalismo selvagem.

      Resposta
      • 21/03/2018 em 23:04
        Permalink

        Anon, como “nao se pode negar os fatos” se nao existem fatos quando nao existem provas e fontes confirmadas? Ou voce esta querendo impor na mente de outros que nao ” devem negar os fatos porque o Senhor Onipotente assim o determinou”? Atitude tipica dos que ainda mantem na psique a heranca genetica do instinto a predador, e portanto, apoia o escravagismo, o roubo das terras dos antepassados dos favelados, e combate o comunismo. Quem ja evoluiu e ultrapassou estes instintos de predador e presa nao apoia nem capitalismo selvagem nem comunismo, mas muito menos o que esta no poder dominante, como voce esta fazendo aqui.

        Resposta
  • 17/03/2018 em 23:36
    Permalink

    Existe alguém que fique 21 anos preso?

    Resposta
  • 17/03/2018 em 21:38
    Permalink

    Ok, que pode não ser nenhum dos Marcinhos VPs que vc mencionou mas esse negocio de distancia e prisão é balela, quantas mulheres se envolveram e até tiveram filhos com prisioneiros sendo que no Brasil vagabundos tem direito a visita intima e qual traficante não tem carro pra andar miseros 8 ou 18km pra ir namorar. Esses argumentos são vazios!!!

    Resposta
  • 17/03/2018 em 21:34
    Permalink

    Bruno ex goleiro casou na prisão… Tantos outros detentos casaram na prisão com pessoas de fora, pq é impossível q ela tenha casado com um detento? Esse “desmentido” que está mais para boato

    Resposta
  • 17/03/2018 em 20:50
    Permalink

    independente, morreu foi tarde. não fará falta.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 16:13
    Permalink

    Então o restante é verdadeiro?
    Ela era usuária de maconha e foi eleita pelo comando vermelho.

    Resposta
    • 18/03/2018 em 15:52
      Permalink

      muita gente é usuária de maconha.inclusive na direita. e o comando vermelho não vota…

      Resposta
  • 17/03/2018 em 15:35
    Permalink

    A distância é muito pequena pra impedir que ambos se conhecessem e muito menos tivessem uma filha. Enfim não posso afirmar que são e admito que não sejam mesmo. Mas a reportagem não afastou por completo a hipótese e ainda não trouxe a informação de quem seria o pai. Podemos imaginar que o pai pode ser um outro marginal qualquer. Enfim, vcs podem esclarecer melhor esta história?

    Resposta
  • 17/03/2018 em 15:31
    Permalink

    Vocês querem combater um boato com outro boato?
    Não falam nem o primeiro nome do pai da menina, só no ouvi dizer, uma amiga próxima me falou…

    Resposta
  • 17/03/2018 em 14:48
    Permalink

    Não seria importante então publicar o nome do pai para dirimir qualquer dúvida a respeito!

    Resposta
  • 17/03/2018 em 14:46
    Permalink

    Gosto muito do blog. Era pouco provável mesmo isso. Mas sugiro que complete o artigo com o óbvio. quem é o pai da filha dela,.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 14:13
    Permalink

    Não é mais fácil falar quem é o pai dela?

    Resposta
    • 19/03/2018 em 01:24
      Permalink

      Basta ver a foto do Marcinho VP que morreu e da filha dela! São IDÊNTICOS!

      Resposta
  • 17/03/2018 em 14:02
    Permalink

    Gosto muito do site. Mas achei vaga a explicação de boato. Precisamos investigar mais. O fato de eles estarem presos não os impedem de se casarem. A questão da distância 18 ou 8 km pouco importa. Amor não tem distância. Não acredito que ela tenha sido mulher de Marcinho Vp. Mas tbm não desacredito

    Resposta
  • 17/03/2018 em 13:18
    Permalink

    A mensagem que vi dizia que ela era ex-mulher de Marcinho VP, não diz que era casada com ele. Pode ter sido um caso, um namoro ou se encontrado de vez em quando para troca de fluidos.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 11:41
    Permalink

    Tá na cara que é mentira, mas convenhamos, sua argumentação que os caras moravam a 18km e a moça não pode ser mulher dele por causa disso, foi preguiça jornalística de ir atrás do fato pra explicar de forma convincente. Me poupe.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 11:40
    Permalink

    Bom…então, quem é o pai da criança? Se não é nenhum dos dois, a criança deve ter um pai, quem é? Quem a registrou?
    É bom que elucidemos esse caso para que pare de vez esses boatos, vocês não perguntaram às amigas dela quem era o pai?

    Resposta
    • 19/03/2018 em 18:46
      Permalink

      Nem toda criança é registrada. Mais de 5 milhões de crianças no BR são registradas sem o nome do pai na certidão.

      Resposta
  • 17/03/2018 em 11:17
    Permalink

    quais são suas fontes para este artigo ?

    Resposta
  • 17/03/2018 em 10:39
    Permalink

    Ate pode ser mentira mas falar que não dá para manter um relacionamento porque as favelas ficam 18 km de distancia uma da outra tu te puxou amigo, porque tem gente que namora e ate é casado por mais de 1000 km e entre países também.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 10:15
    Permalink

    Questiona um boato? Só isso? Já não acredito nesse site de esquerda há muito tempo. Já conferi que os votos que a elegeram não foram os votos das favelas. Essa página não passa de um boato.

    Resposta
  • 17/03/2018 em 10:11
    Permalink

    Bom então de quem é o filho ou filha dela e oque faz hoje? Está onde vide do que?

    Resposta
  • 17/03/2018 em 04:55
    Permalink

    A mulher nem esfriou na cova e vocês em 24h já fizeram toda a pesquisa sobre o assunto? Perguntando para uma pessoa que lógico negaria qualquer coisa parecida sobre a amiga? Tanta pressa passa atestado de lacaio, né não?

    Resposta
  • 17/03/2018 em 04:10
    Permalink

    Pode ser boato, mas reportagens dão conta q Marcinho VP recebia quase q diariamente visitas intimas, e como tem um bando de mulheres q gostam de um “amor bandido”….

    E já que gostam de investigar, q tal descobrir como ela financiou seus estudos na PUC, com bolsa, pagava com seu dinheiro, etc. Os boatos afirmam q foi bancada pelo CV q tinha como principal lider um tal Marcinho VP.

    Resposta
    • 25/04/2018 em 21:35
      Permalink

      Já ouviu falar em FIES? um financiamento oferecido pelo governo pra quem não tem condição de pagar os estudos, que começa a ser pago depois que a pessoa se forma apenas. Quanto melhor a colocação no vestibular, maior lo valor que consegue no financiamento. Talvez ela seja apenas dedicada mesmo.

      Resposta
  • 17/03/2018 em 03:49
    Permalink

    Interessante o boatos.com
    Mais onde podemos verificar a veracidade dis fatos?
    Onde o como eles tiram essas informações com tantos detalhes?
    Acho estranho e nesse país onde nada e confiável fica uma seria duvida no ar.
    Depois que o PT mostrou o que faz, não podemos confiar em quase nada.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)