Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Joaquim Barbosa é contra prisão em 2ª Instância e fã de Lula e Dilma #boato

Joaquim Barbosa é contra prisão em 2ª Instância e fã de Lula e Dilma #boato

Boato – Lista de motivos para não votar em Joaquim Barbosa “denuncia” que ele é contra a prisão em 2ª Instância, barrou o voto impresso e é fã de Dilma e Lula.

Há menos de seis meses das eleições, o cenário para o pleito de 2018 (mesmo que ainda nebuloso) começa a se desenhar. Em meio a indefinição da candidatura de Lula e de Temer, alguns nomes começam a aparecer. Um deles é o do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. Apontado como um candidato forte em pesquisas (principalmente na ausência de Lula), ele já começa a aparecer nos boatos de internet.

Barbosa ainda não “apanhou” da ala mais simpática a Lula (que continua direcionando os seus esforços contra o juiz Sérgio Moro), mas já é visado pela ala mais simpática a Jair Bolsonaro (que também continua focada em Lula e no PT). Tanto que eleitores mais “à direita” (se é que isso existe) estão recebendo uma lista de “motivos para não votar em Joaquim Barbosa”.

Entre as razões apresentadas, estão informações que ligariam Joaquim Barbosa a Lula como, por exemplo, ele ser contra a prisão em 2ª Instância e ser fã do ex-presidente e de Dilma. Já vimos a lista com 10 motivos, com 11 motivos, com 12 motivos, com 13 motivos e com 16 motivos. Na maioria dos casos, a mensagem termina com um “Se gostou, compartilhe, pois ele seria um péssimo presidente e muita gente acha ele o máximo, mas não conhece os motivos acima”.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Como dito antes, a lista se espalhou muito na internet. O grande problema é que ela não pode ser tomada como uma “verdade absoluta”. Algumas das “razões” descritas nela são reais, algumas não controversas, outras são pura opinião e há algumas falsas. Se você tem bom senso, vai querer saber os detalhes. Desta vez, vamos dividir os “motivos para não votar em Joaquim Barbosa” por tópicos (baseada na lista de “12 motivos”, a mais popular por enquanto). Vamos aos fatos.

1 – Joaquim Barbosa é contra a prisão em 2ª Instância – Falso

O primeiro ponto da lista aponta que o ex-ministro do STF é contra a prisão após condenação em 2ª Instância. Além de Barbosa não ter feito nenhuma declaração recente sobre o assunto, ele votou favoravelmente à prisão após a condenação em 2ª Instância em 2009.

2 – Barrou o Voto Impresso em 2014; 3 – Não abriu o inquérito do Lula no Mensalão – Pontos Controversos

Quem defende a corrente que ele “barrou” o voto impresso pode alegar que ele votou favoravelmente  à inconstitucionalidade da votação em papel em ação no STF em 2013. Quem é contra pode lembrar que a relatora do processo foi Cármen Lúcia, que o STF a apoiou por unanimidade e que seria difícil colocar tudo “nas costas” de Barbosa.

Sobre o ex-presidente e o mensalão: de fato, ele não abriu inquérito contra Lula. Mas vale dizer que ministro do STF não “abre inquérito”. Quem faz isso é a PGR, que, na época, não colocou Lula entre os 40 denunciados no processo. Ministros do STF apenas julgam.

4 – É de Esquerda – Opinião

Tópico puramente opinativo. Difícil precisar se ele é de esquerda ou direita (que é um conceito cada vez mais fluido). Talvez a questão seja respondida com o passar do tempo.

5 – Aposentou mais cedo para Lewandowski assumir; 6 – Fã assumido de Lula e Dilma – Tópicos falsos.

Não há nada que comprove que Joaquim Barbosa se aposentou para Lewandowski assumir a Presidência do STF. Vale dizer que, mesmo se Barbosa não se aposentasse, Lewandowski seria o próximo presidente do Supremo (o cargo segue um rodízio entre ministroa). Mais do que isso, reportagens da época apontavam que Lewandowski chegou a ficar irritado porque Barbosa adiou a aposentadoria por algum tempo.

Sobre Lula e Dilma, a informação também não procede. Apesar de ter declarado publicamente que votou em Lula e Dilma (algo atestado neste desmentido do Boatos.org), ele nunca se declarou “fã” dos ex-presidentes. Logo, não pode ser considerado “fã assumido”.

7 – Se filiou a um Partido do FORO DE SÃO PAULO; 8 – Nomeado por Lula para o STF – Tópicos reais

De fato, o PSB é um dos partidos do Foro de São Paulo (seja lá o que for que isso signifique). Também é verdade que foi Lula que indicou Barbosa para o STF em 2003. Dentre os 12 tópicos, são os únicos irrefutáveis.

9 – Quando disse que “foi ameaçado”, caiu fora (quando mais precisávamos dele) – Opinião

De fato, o ministro apontou ameaças como um dos motivos para deixar o processo do mensalão e o SFT. Porém, é questão de opinião falar que “amarelou” já que o processo já estava todo julgado.

10 – Disse que não vinha pra política, mas está aí filiado no Partido SOCIALISTA Brasileiro (PSB); 11 – Mora em Miami – Pontos controversos.

Barbosa já declarou que nunca pensou em se envolver com política e que não tinha laços com partidos políticos. Porém, nunca disse “nunca” para política. De fato, ele está filiado ao PSB. Sobre a moradia: Barbosa tem um apartamento em Miami (que gerou muita polêmica), mas fixa residência em Brasília.

12 – Alegou doença ao se aposentar e então, também não pode querer ser presidente, está incapacitado!!! – Falso

Apesar de ter passado por um problema nas costas em 2014, Barbosa não alegou doença para se aposentar. A vontade de se candidatar também mostra que não está incapacitado. Também não há nada que impeça que aposentados assumam a Presidência.

Resumindo: a lista que está circulando online é formada de quatro tópicos falsos, quatro tópicos controversos (que podem ser considerados falsos ou não, dependendo do ponto de vista), dois tópicos opinativos e dois tópicos reais. Você pode votar em quem quiser, mas seria de bom grado procurar mais motivos para decidir qual candidato vai escolher.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.