Cristovam Buarque diz em áudio que Brasil já está em intervenção militar #boato

Boato – Senado Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou em áudio no WhatsApp que o Brasil já está em intervenção militar.

Já há algum tempo, pode-se perceber que a situação política do Brasil não é das mais confortáveis. Em meio à crise política, grupos que defendem a intervenção militar têm emergido, principalmente na internet. E no meio da  “sugestão” para os militares voltarem ao poder, boatos e boatos são espalhados aos quatro cantos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A última história que apareceu na internet dá conta de que o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) teria gravado um áudio gigantesco dando conta de que já existe uma intervenção militar no Brasil. Por todo o áudio, que pode ser ouvido abaixo, o senador teria falado que a intervenção já está em curso. Como prova, ele citou a fala do general Mourão, uma entrevista do general Villas Bôas ao Programa do Pedro Bial, discurso de Temer e até um “desafio do Brasil aos EUA”. Escute (se tiver paciência) e leia a transcrição de um trecho:

Print da notícia falsa que fala de áudio de Cristovam Buarque sobre intervenção militar
Print da notícia falsa que fala de áudio de Cristovam Buarque sobre intervenção militar

“O estágio 1 foi a deflagração do movimento pelo general Mourão na sexta-feira. O estágio 2, que agora começou, que são essas trocas de acusações de senadores contra o exército, contra o general Mourão, contra o general Villas Bôas e isso vai cada vez mais agravando a crise. O estágio 3 é a tomada do poder pelas nossas forças armadas. Nós estamos agora no estágio 2 e em alguns dias estaremos no estágio 3”.

Cristovam Buarque diz que o Brasil já está em intervenção militar?

Assim que publicado, o áudio já começou a ser divulgado a torto e a direito. Mas será mesmo que Cristovam Buarque afirmou que o Brasil já está em intervenção militar e narrou todos os detalhes do que vai acontecer? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para além de todo o conteúdo do áudio (que nem vamos entrar em detalhes, mas está cheio de boatos que, inclusive, serão desmentidos posteriormente), a autoria do áudio está longe de ser do senador Cristovam Buarque.

Para começar, Buarque é senador do Distrito Federal. Quem escuta o áudio com o mínimo de atenção consegue perceber que o sotaque de quem fez a narração é do litoral de Santa Catarina (coincidentemente, o sotaque desta região também esteve presente no “áudio de Lula com Rui Falcão”) e a voz é bem diferente da do senador.

Para terminar (até porque não há mais o que falar), o próprio senador desmentiu a história. Por meio do Facebook, ele foi enfático ao dizer que nem é dono da voz e nem é favorável à intervenção. Leia (post publicado neste link):

A próxima eleição será ganha por quem for capaz de enfrentar os boatos criminosos que são espalhados. Exemplo disso é o áudio falso de alguém imitando a minha voz e se pronunciando como defensor de intervenção militar no Brasil. Quem me conhece, sabe que não é minha voz. Quem conhece minhas posições e lutas sabe que o conteúdo do áudio não condiz com minhas ideias.

Resumindo: a história que aponta que o senador Cristovam Buarque falou que o Brasil já está em intervenção militar é falsa. O áudio é (muito) fajuto e a história já foi desmentida. Em tempo: não queremos ganhar as eleições do ano que vem, mas pode ter certeza que lutaremos contra os boatos criminosos na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99432-5485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Cristovam Buarque diz em áudio que Brasil já está em intervenção militar #boato

  • 04/10/2017 em 18:16
    Permalink

    O áudio não é da voz do Cristóvam Buarque. Ok. E a veracidade das informações, que é algo muito mais importante? Parece que dizer que a voz não é de tal pessoa é mais importante do que a veracidade das informações. :( Não vi nada na internet dizendo que é boato. Hj Brasília (04/10/2017) está com uma movimentação do pessoal do exército fora do comum. Pistas sendo fechadas para a passagem de caminhões e carros do exército o tempo todo.

    Resposta
  • 01/10/2017 em 15:42
    Permalink

    Que tristeza ser boato, a intervenção militar, pois somente com exército no poder, estes lesam pátria, ladrões (políticos, empresários, e membros da justiça) seriam punidos. Mas não está descartado está possibilidade, vamos aguardar, senão o povo terá que fazer, o que tem que ser feito para o bem da Nação e aos brasileiros sofridos, e envergonhados perante os olhos do mundo.

    Resposta
  • 29/09/2017 em 21:08
    Permalink

    É óbvio que é falso já que no audio o sujeito critica os comunistas e de certa forma elogia as forças armadas o que não seria esperado de um esquerdista FDP como ele.

    Resposta
  • 29/09/2017 em 14:09
    Permalink

    É uma pena que a intervenção militar e boato seria um bom meio de acabar com essa corrupção toda

    Resposta
  • 29/09/2017 em 03:46
    Permalink

    Como diz o ditado, “alegria de pobre dura pouco?”
    Ouve-se esta notícia e logo se pensa: poxa, não tenho rojões para soltar, quando se vê que é boato…..triste, muito triste. Mas vamos ter esperança que de repente ocorra!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)