Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cartilha do MEC estimula crianças a fazer sexo #boato

Cartilha do MEC estimula crianças a fazer sexo #boato

Boato – Governo lançou uma cartilha que estimula crianças de 9 a 10 anos a fazer sexo. Denúncia foi feita por deputado Jair Bolsonaro.

Na última semana, o Boatos.org desvendou uma história que apontava que um livro infantil continha cenas de sexo. Pois bem, esse boato nem esfriou e já apareceu na internet uma história igual, mas contada com outras palavras: a de que uma cartilha do MEC estimulava crianças de 9 a 10 anos a fazer sexo.

O texto, publicado em diversos blogs, apontava que o livro “Aparelho Sexual & Cia, Um guia inusitado para crianças descoladas” era um escândalo e mesmo assim era recomendado pelo governo para professores utilizarem nas escolas. Leia trechos:

Governo Lança Cartilha que Estimula Crianças de 09 e 10 Anos de Idade a Fazer Sexo: Nossas crianças estão cada vez mais indefesas dentro das próprias escolas. Veja um novo exemplo de livros que estão invadindo as salas de aula com o objetivo de estimular crianças a partir de 9 e 10 anos a fazerem sexo. O livro é sugerido pelo MEC a diretores e professores da rede pública e privada de ensino.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

São livros que não ensinam apenas como colocar um preservativo no pênis. Esses livros também interagem com as crianças, como o modelo mostrado abaixo. Ele se chama “Aparelho Sexual & Cia, Um guia inusitado para crianças descoladas”, escrito pela autora francesa Hélène Bruller e editado no Brasil desde 2007 pela Companhia das Letras.

Amigo, nós não vamos entrar no mérito se o livro é válido por dois motivos: 1) não lemos a obra como um todo. 2) Não somos especialistas em educação sexual. Mas, como nós somos especialistas em desvendar balelas, vamos aos fatos.

O primeiro deles é que o livro não é uma “cartilha do MEC”. Na realidade, o livro nem brasileiro é. Ele é o “Aparelho Sexual & Cia, Um guia inusitado para crianças descoladas”, escrito pela autora francesa Hélène Bruller e editado no Brasil desde 2007 pela Companhia das Letras. Se você e o Bolsonaro tivessem lido com atenção isso, não diriam que era do MEC. Segundo, o livro nem é recomendado pelo MEC. Após a circulação da história, o MEC divulgou a seguinte nota no Portal Brasil. Leia:

O Ministério da Educação (MEC) informa, em nota, que não produziu e nem adquiriu ou distribuiu o livro “Aparelho Sexual e Cia”, que, segundo vídeo que circula em redes sociais, seria inadequado para as crianças e jovens brasileiros. O MEC afirma ainda que não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco consta dos programas de distribuição de materiais didáticos levados a cabo pela pasta.

As informações equivocadas presentes no vídeo, inclusive, repetem questão que tinha sido esclarecida anos atrás. Em 2013, o Ministério da Educação já havia respondido oficialmente à imprensa que “a informação sobre a suposta recomendação é equivocada e que o livro não consta no Programa Nacional do Livro Didático/PNLD e no Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE”.

“O vídeo que apresenta as obras como sendo do MEC, em nenhum momento, comprova a vinculação do Ministério aos materiais citados, justamente porque essa vinculação não existe”, enfatiza a nota, divulgada na noite desta quarta-feira (13) pelo ministério.

Concluindo: se o livro estivesse tendo milhares de exemplares comprados e distribuídos em bibliotecas, haveria alguma prova. E não há. Há apenas acusações (com textos bem pejorativos, diga-se de passagem) e o desmentido. Sendo assim, podemos afirmar que a história não passa de um boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Cristina Silva e Alessandro Cyrino. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.