Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo #boato

Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo #boato

Boato – Deputado federal Jair Bolsonaro é escolhido o político mais honesto do mundo em pesquisa da Fundação Transparência Política Internacional.

Mesmo sem ter se candidatado a nenhum cargo nas eleições municipais, o nome de Jair Bolsonaro é um dos mais falados em se tratando de política no país. O deputado federal, um tanto quanto polêmico, sempre é citado em se tratando de discussões online. Há quem o odeie e há quem o ame.

Bolsonaro é considerado o político mais honesto do mundo, diz boato
Bolsonaro é considerado o político mais honesto do mundo, diz boato

Muitos dos que amam Bolsonaro ficaram um tanto quanto radiantes ao receber uma notícia (principalmente por redes sociais) no início de outubro de 2016. Entre todos os políticos do universo (quiçá do sistema solar), ele foi apontado como mais honesto do mundo em uma pesquisa da Fundação Transparência Política Internacional. No ranking, ele venceu Barack Obama, François Hollande (França), Maurício Macri (Argentina), Theresa May (Renino Unido).

Mais do que isso, Bolsonaro sequer compartilhou a informação. De acordo com reportagem da “Folha”, ele disse o seguinte: “não fiz postagem porque este título não tem a menor importância pra mim. Ser honesto não é nenhum favor que eu faço pra ninguém. Ser honesto é o dever que minha consciência me obriga”. Leia trechos do texto da notícia:

Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo

A Fundação Transparência Política Internacional apontou o deputado federal Jair Messias Bolsonaro como o político mais honesto do mundo. Barack Obama está em segundo lugar o presidente da França François Hollande.

O Top Five da Honestidade Mundial tem o brasileiro Jair Messias Bolsonaro na primeira colocação e na sequencia conta com Barack Obama (EUA), François Hollande (França), Maurício Macri (Argentina), Theresa May (Renino Unido).

Perguntado pela reportagem da FOLHA sobre a razão de não ter feito nenhuma postagem em suas redes sociais sobre o título de político mais honesto do mundo, o deputado federal Jair Bolsonaro surpreendeu ao dizer que “não fiz postagem porque este título não tem a menor importância pra mim. Ser honesto não é nenhum favor que eu faço pra ninguém. Ser honesto é o dever que minha consciência me obriga”.

Para 68,3% dos brasileiros o deputado federal Jair Messias Bolsonaro é o político mais íntegro da atualidade. Nos seus respectivos países o resultado foi o seguinte: Obama teve 52,3% de votos, François Hollande 49,8%, Maurício Macri 41,9%, Theresa May 38,4%.

Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Apesar de a notícia ter sido compartilhada a torto e a direito por muitos “Bolsominions”, chega a ser uma afronta à inteligência humana acreditar que a tal pesquisa é, de fato, verdadeira. Vamos aos fatos.

Antes de falar da fonte da informação (isso acabaria com o nosso desmentido muito rapidamente), vamos pensar em alguns fatos. O primeiro é em relação de como seria o critério da tal pesquisa. Não parece ser muito científico comparar a porcentagem de pessoas que consideram alguém honesto em países e dar a essa pessoa o título “de mais honesto do mundo”.

Isso seria mais ou menos o equivalente a uma pesquisa sobre música apontar que a última música da Anitta ou do Luan Santana é a escutada do mundo em porque 70% das pessoas acreditam que ela é música mais escutada do Brasil e um sucesso de outro país (EUA, por exemplo) teve só 60% de votos na pesquisa local. Enfim, esse seria um erro clássico em pesquisas: o de tomar o todo por uma parte.

Note que eu disse “seria”, porque a tal pesquisa não existe. Para começar, fomos descobrir quem era a tal “Fundação Transparência Política Internacional”. E claro, descobrimos que ela não existia. O nome é quase um genérico da Transparência Internacional, uma ONG “de verdade” e que, por sinal, não deu uma linha sobre o assunto. Nem a Transparência Brasil falou sobre a pesquisa.

A tal fundação da pesquisa não é o único “genérico” da história. No texto, Bolsonaro fala à “Folha”. Folha de S. Paulo? Não! A tal “Folha” que Bolsonaro teria conversado era o site “Folha Brasil”. Se você não sabe, o site é um dos campeões de boatos aqui no Boatos.org. Entre os “furos” da Folha Brasil desmentidos aqui estão a citação de Tiririca na Lava Jato e a morte da policial por menores no Rio.

Nem vamos entrar no mérito se Bolsonaro é, de fato, o político mais honesto do mundo. Tampouco vamos falar se 68,3% da população brasileira realmente o considerariam o mais honesto do país. Afinal, tudo entraria na seara da opinião. E o nosso negócio é derrubar a boataria.

Resumindo: Bolsonaro não foi escolhido em pesquisa alguma como o político mais honesto do mundo. Nem a ONG existe, nem o site que publicou a informação é confiável. Tudo não passa de boataria das grossas.

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores (e amiga) Patrícia Serrão, Nicolas Calderano, Felipe Damas, Adriano Júnior, Tamires Batista e Magnon Andrey. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.