Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo #boato

Boato – Deputado federal Jair Bolsonaro é escolhido o político mais honesto do mundo em pesquisa da Fundação Transparência Política Internacional.

Mesmo sem ter se candidatado a nenhum cargo nas eleições municipais, o nome de Jair Bolsonaro é um dos mais falados em se tratando de política no país. O deputado federal, um tanto quanto polêmico, sempre é citado em se tratando de discussões online. Há quem o odeie e há quem o ame.

Bolsonaro é considerado o político mais honesto do mundo, diz boato
Bolsonaro é considerado o político mais honesto do mundo, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Muitos dos que amam Bolsonaro ficaram um tanto quanto radiantes ao receber uma notícia (principalmente por redes sociais) no início de outubro de 2016. Entre todos os políticos do universo (quiçá do sistema solar), ele foi apontado como mais honesto do mundo em uma pesquisa da Fundação Transparência Política Internacional. No ranking, ele venceu Barack Obama, François Hollande (França), Maurício Macri (Argentina), Theresa May (Renino Unido).

Mais do que isso, Bolsonaro sequer compartilhou a informação. De acordo com reportagem da “Folha”, ele disse o seguinte: “não fiz postagem porque este título não tem a menor importância pra mim. Ser honesto não é nenhum favor que eu faço pra ninguém. Ser honesto é o dever que minha consciência me obriga”. Leia trechos do texto da notícia:

Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo

A Fundação Transparência Política Internacional apontou o deputado federal Jair Messias Bolsonaro como o político mais honesto do mundo. Barack Obama está em segundo lugar o presidente da França François Hollande.

O Top Five da Honestidade Mundial tem o brasileiro Jair Messias Bolsonaro na primeira colocação e na sequencia conta com Barack Obama (EUA), François Hollande (França), Maurício Macri (Argentina), Theresa May (Renino Unido).

Perguntado pela reportagem da FOLHA sobre a razão de não ter feito nenhuma postagem em suas redes sociais sobre o título de político mais honesto do mundo, o deputado federal Jair Bolsonaro surpreendeu ao dizer que “não fiz postagem porque este título não tem a menor importância pra mim. Ser honesto não é nenhum favor que eu faço pra ninguém. Ser honesto é o dever que minha consciência me obriga”.

Para 68,3% dos brasileiros o deputado federal Jair Messias Bolsonaro é o político mais íntegro da atualidade. Nos seus respectivos países o resultado foi o seguinte: Obama teve 52,3% de votos, François Hollande 49,8%, Maurício Macri 41,9%, Theresa May 38,4%.

Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo?

Apesar de a notícia ter sido compartilhada a torto e a direito por muitos “Bolsominions”, chega a ser uma afronta à inteligência humana acreditar que a tal pesquisa é, de fato, verdadeira. Vamos aos fatos.

Antes de falar da fonte da informação (isso acabaria com o nosso desmentido muito rapidamente), vamos pensar em alguns fatos. O primeiro é em relação de como seria o critério da tal pesquisa. Não parece ser muito científico comparar a porcentagem de pessoas que consideram alguém honesto em países e dar a essa pessoa o título “de mais honesto do mundo”.

Isso seria mais ou menos o equivalente a uma pesquisa sobre música apontar que a última música da Anitta ou do Luan Santana é a escutada do mundo em porque 70% das pessoas acreditam que ela é música mais escutada do Brasil e um sucesso de outro país (EUA, por exemplo) teve só 60% de votos na pesquisa local. Enfim, esse seria um erro clássico em pesquisas: o de tomar o todo por uma parte.

Note que eu disse “seria”, porque a tal pesquisa não existe. Para começar, fomos descobrir quem era a tal “Fundação Transparência Política Internacional”. E claro, descobrimos que ela não existia. O nome é quase um genérico da Transparência Internacional, uma ONG “de verdade” e que, por sinal, não deu uma linha sobre o assunto. Nem a Transparência Brasil falou sobre a pesquisa.

A tal fundação da pesquisa não é o único “genérico” da história. No texto, Bolsonaro fala à “Folha”. Folha de S. Paulo? Não! A tal “Folha” que Bolsonaro teria conversado era o site “Folha Brasil”. Se você não sabe, o site é um dos campeões de boatos aqui no Boatos.org. Entre os “furos” da Folha Brasil desmentidos aqui estão a citação de Tiririca na Lava Jato e a morte da policial por menores no Rio.

Nem vamos entrar no mérito se Bolsonaro é, de fato, o político mais honesto do mundo. Tampouco vamos falar se 68,3% da população brasileira realmente o considerariam o mais honesto do país. Afinal, tudo entraria na seara da opinião. E o nosso negócio é derrubar a boataria.

Resumindo: Bolsonaro não foi escolhido em pesquisa alguma como o político mais honesto do mundo. Nem a ONG existe, nem o site que publicou a informação é confiável. Tudo não passa de boataria das grossas.

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores (e amiga) Patrícia Serrão, Nicolas Calderano, Felipe Damas, Adriano Júnior, Tamires Batista e Magnon Andrey. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

48 comentários em “Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo #boato

  • 25/08/2017 em 17:26
    Permalink

    Então tá Boatos.com, já que vocês não querem acreditar em tais notícias de que Bolsonaro é o político mais honesto do mundo então cite outro mais honesto do que ele, rsrsrsrs, talvez o seu blog esteja querendo tornar em fatos verdadeiros o que a esquerda nunca conseguiu provar concretamente como por exemplo “atos de corrupções”, kkkkkkkkkkkkkkkk, afinal é pra isso que o site de vocês serve, não é????

    Resposta
  • 21/07/2017 em 19:01
    Permalink

    O Bolsonaro incomoda porque fala a verdade. É chamado de “racista” “homofobico” e “machista” APENAS POR QUERER SALVAR CRIANÇAS INOCENTES DAS GARRAS DE PEDOFILOS DISFARÇADOS DE GAYS… Apenas por achar que NÃO SE DEVE ENSINAR SEXO A CRIANÇAS DE CINCO ANOS… Apenas por afirmar que o Regime militar brasileiro SALVÃO MILHOES DE VIDAS BRASILEIRAS DE UMA TRAGEDIA COMUNISTA, Apenas por defender os INOCENTES.

    Resposta
  • 23/03/2017 em 18:15
    Permalink

    EM MINHA OPINIÃO, ESSE DEPUTADO TEM OS MÉRITOS PARA O TÍTULO DE POLÍTICO MAIS PROBLEMÁTICO PSICOLOGICAMENTE DO BRASIL. PARECE QUE NA MENTE PERTURBADA DELE, MULHERES ESTUPRADAS MERECERAM PASSAR POR ISSO, E AS VÍTIMAS DA DITADURA TAMBÉM. POR ISSO, MERECE SER CONSIDERADO O POLÍTICO MAIS LOUCO DO BRAZIL.

    Por isso, vou de LULA 2018 ( PT )
    #é13Neles

    Resposta
    • 01/05/2017 em 20:10
      Permalink

      Primeiramente Brasil se escreve com s. Segundo, Lula é o maior ladrão da história desse país, as acusações que dizem respeito a Bolsonaro tanto de corrupção quanto de homofobia racismo e facismo não tem fundamentação. Ele defende as mulheres dos estupradores concordando com a desburocratização do porte de arma. Todavia as acusações contra Lula tem sim, basta pesquisar fotos do sítio de Lula em Atibaia que você verá que ele sim é o câncer deste país. Você devia agradecer a Deus por Bolsonaro existir, ele salvará o país tanto do analfabetismo funcional quanto político cara. Pensa pelo amor de Deus e veja algum vídeo dele. Já defendi o PT assim como você defende mas cara abri meus olhos e vi que Jair Bolsonaro é o maior presente que Deus deu a essa nação. Pense um pouco, você verá a mesma coisa que vi quando abri minha mente.

      Resposta
      • 06/08/2017 em 19:14
        Permalink

        Oh amigo! Não existe salvador da pátria, acho q vc não abriu os olhos direito ainda!

        Resposta
    • 01/06/2017 em 13:42
      Permalink

      O PT e a esquerdalhada tá só, mi mi mi. Estão sumindo! Em 2012 tinham 638 prefeituras, em 2016, apenas 256; Perderam 382, cerca de 60%. Só uma capital, o Acre! Esquerdista sofre da síndrome de Estocolmo. Foram estuprados em seus débeis intelectos por 13 anos; E ainda se apaixonaram por seus abusadores, que hoje, estão presos! É petistas e esquerdistas, parafraseando Cazuza, seus heróis estão morrendo de overdose de tanto roubar o Brasil… Chupa essa…

      Resposta
      • 06/08/2017 em 19:19
        Permalink

        É! O que a imprensa não fizer ninguém faz, o problema do Brasil não é o PT muito menos Lula, acho q as pessoas deveriam ler e pesquisar um pouco mais em vez de está emprenhando pelos ouvidos, PT/ Lula – boi de piranha!!!!kkkkk acorda Brasil!!!

        Resposta
  • 04/02/2017 em 21:43
    Permalink

    Se postarem meu comentário…
    Este sítio é de um sensacionalismo para com Bolsonaro e, o é mais ridículo que o apio dos abutres para com Rodrigo Maia na Câmara dos Deputados.

    Resposta
  • 11/12/2016 em 16:35
    Permalink

    A chapa Deputado Bolsonaro – Senador Caiado será eleita no primeiro turno. O nosso Brasil é uma nação cristã – católica, evangélica e espírita – , um povo conservador. O discurso comunista do PT PCB PSOL está destruído pela evidência do desastre que a roubalheira do PT e as políticas de gastos dos comunistas produziram. Ciro Gomes e Luciana Genro e Fátima Bezerra são mentirosos, afirmam que vão pagar ZERO de juros, e poupar R$ 500 bilhões. O Bolsonaro não será um ditador militar, não imporá uma revolução militar, será um militar na Presidência da Nação brasileira.

    Resposta
    • 13/01/2017 em 15:23
      Permalink

      Com certeza bolsonaro será um bom presidente para essa nação que por causa de toda politicagem está praticamente destruída.

      Resposta
  • 10/12/2016 em 17:05
    Permalink

    Mimimimimimimi

    Trabalhar manos. Instruir filhos a não serem idiotas úteis. Preparar a nova geração.

    Resposta
  • 10/12/2016 em 17:03
    Permalink

    Mimimimimimimi
    Trabalhar…é melhor. Instruir fhos a não serem idiotas úteis. Alienados.

    Resposta
  • 16/11/2016 em 10:23
    Permalink

    Essa página é ridícula.
    Tá com medinho do Bolsonaro ganhar a eleição em 2018 e cortar a propina de vcs?

    Nojentos.

    Resposta
    • 22/04/2017 em 12:26
      Permalink

      Ui, falaram meu do meu mito, página malvada!… Vai procurar um quintal pra arrumar, bolsominion!

      Resposta
    • 25/11/2016 em 21:30
      Permalink

      Blz, o Bolsonaro não é o mais honesto…
      Convido a todos a fazer uma busca no Google, na barra de pesquisa, digitem:
      “O MAIOR LADRÃO DO MUNDO”
      Não se assustem com resultado…

      Resposta
      • 29/11/2016 em 03:00
        Permalink

        O fato do Lula ser ladrão não isenta o Bolsonaro de nenhuma atitude dele…

        Não isenta o fato de o partido mais citado no Lava Jato (PP) ter sido o partido do Bolsonaro em sua campanha e eleição para deputado…

        Não tenho bandido de estimação, acho que os dois deveriam estar na cadeia…

        Resposta
        • 06/12/2016 em 19:22
          Permalink

          Ele foi citado por Joaquim Barbosa como o único do PP que não se vendeu para o PT, quando o PP se aliou ao PP ele saiu para o PSC

          Resposta
  • 13/11/2016 em 21:37
    Permalink

    Eu ia compartilhando o posto do “afolhabrasil….” mas ai fui ver a fonte e não tinha, fui pesquisar sobre a pesquisa e não achei, ai achei vocês explicando a situação.
    Sou fã do Bolsonaro e acredito que ele seja honesto sim, mas me enoja ver essas coisas inventadas.
    Obrigado pela explicação Boatos.org, ganharam um seguidor.

    Resposta
    • 12/07/2017 em 02:42
      Permalink

      kkkkk tá brincando. mortadela camuflada.

      Resposta
  • 13/11/2016 em 18:02
    Permalink

    kkkkkk…bolsominions, vocês são doentes!

    Resposta
  • 12/11/2016 em 20:16
    Permalink

    Vocês não me enganam. Ja investiguei esse site boatos.org e descobri que receberam propina do caixa dois do pt. Portanto não venham com mimimi contra o Bolsonaro, isso é medo que ele seja presidente e será e envie todos vocês para cuba.

    Resposta
    • 22/11/2016 em 13:04
      Permalink

      Já que você tem tanta certeza assim, Machado, procure esta tal fundação e veja se ela existe. Depois de tentar e não encontrar tente https://transparency.org/search e digite bolsonaro. Se aparecer alguma referência, poste aqui. Acho que o boatos.org terá o maior prazer em divulgar e eu, particularmente, passarei a ser bolsonarete até morrer!!!

      Resposta
      • 12/07/2017 em 02:43
        Permalink

        kkkk Bolsonarete até morrer, tá na cara que é mortadela camuflada.

        Resposta
  • 10/11/2016 em 16:13
    Permalink

    Esse site é de esqueda galera, de imparcialidade não tem nada.

    Resposta
  • 15/10/2016 em 16:54
    Permalink

    Acredito sim que ele seja o mais honesto do mundo. pois fiquei sem credibilidade com voces do boatos.org alguém seja lembra do feijao pra cuba o que este site disse?

    Resposta
  • 13/10/2016 em 02:24
    Permalink

    Queria saber se vocês pesquisaram sobre a afirmação feita pelo Lula, “não existe alma mais HONESTA que eu nesse mundo”? Essa afirmação é verdadeira ou a fonte não é confiável?

    Resposta
  • 11/10/2016 em 19:18
    Permalink

    Não estarei me revelando por que não estou afim de me envolver em polêmicas, mas gostaria de dizer que , pequisei e encontrei a Transparência Internacional, de fato a ONG existe , só não encontrei algo relacionado ao Jair Messias Bolsonaro… Mas quando nos referimos à ”honestidade” principalmente em nosso país , só não estar envolvido em nenhum esquema de corrupção já basta…O site da ONG é https://www.transparency.org/

    Resposta
  • 10/10/2016 em 14:46
    Permalink

    Mas não precisa de pesquisa isso sendo ou não verdade tá na cara que ele é honesto logo se deus quiser vai ser presidente do Brasil e o país vai voltar a crescer Dilma e lula vai volta pra cadeia só que não é mais o nosso herói ustra que vai prender e sim a pf e o juiz Sérgio moro

    Resposta
  • 10/10/2016 em 14:08
    Permalink

    Mas que o cara é honesto e ganharia essa eleição, ah…. ganharia! kkkkkk

    Resposta
  • 10/10/2016 em 13:39
    Permalink

    Mas não era o Lula o mais honesto do planeta ?

    Resposta
  • 10/10/2016 em 11:44
    Permalink

    Certas fontes devem ser lembradas para nunca mais serem acessadas!

    Resposta
  • 10/10/2016 em 06:05
    Permalink

    Ela, sim, já amamentou. Você está apenas começando.

    Preciso falar aqui e divulgar uma CARTINHA do PCdoB, do Rio Grande do Sul. O PCdoB sempre, aludindo veladamente, tenta dar uma de sabichões e por tabela ajudar o velho PT. Observe aqui:

    A MANUELA D’ÁVILA, do PCdoB/RS, está escrevendo UMA CARTINHA picareta para a MARCELA TEMER, dia 07 de outubro de 2016, sexta-feira…

    Para a Manuela D’Ávila:

    Manuela cabe a você fazer o seguinte:

    Repare que coisa mais ELEGANTE. Visualize a IMAGEM: veja:
    EM SILÊNCIO:
    Não precisa falar NADA. Em silêncio, leve seu cartazinho ao açougue, quando for comprar carne. Levante seu CARTAZINHO na fila, vire-o para um lado e, depois, vire-o para o outro. Levante bem alto seu cartazinho de Fora Temer; para que todos o VEJAM.

    P.S.:
Manuela, escreva, também a FRASINHA no G+; no FACEBOOK ; no Twitter.
Mas saiba de uma coisa: não PRECISA TER INVEJA de Marcela Temer: a Marcela é muuuito mais bonita que você própria!
    E não se esqueça de um detalhe que é fato: Marcela Temer é muito mais madura que ti. E muito mais sabe, sobretudo da vida de crianças.
    Manuela, e quanto à amamentação, é Marcela quem pode te dar conselhos ou te ensinar, pois, mais madura e experiente, já inclusive amamentou começo-meio-fim uma criança já agradecida e sadia. Você só está iniciando, por isso você está um tanto embasbacada, estupefata e entorpecida. Ponto final.

    Resposta
  • 09/10/2016 em 19:27
    Permalink

    Artigo escrito por esquerdinha vale Arnaldo?

    Resposta
  • 09/10/2016 em 18:23
    Permalink

    Pensei a mesma coisa, bacana não conhecia o boatos.org. 1. sobre o método da pesquisa, que é ruim e nem um pouco científico. 2. fui pesquisar pela ong procurando e nada de tal pesquisa.

    Considerando os comentários naquele site, é impressionante que ninguém questione o método e a fonte. Não é tão difícil verificar a veracidade de uma noticia, um aluno de ensino fundamental pode fazer isso, nem precisaria visitar o boatos.org bastava observar o método que é ruim e procurar pela ong para ver se ela faz rank do tipo top five 2016 (o que não aconteceu), mas que bom que postaram esse artigo.

    Resposta
  • 09/10/2016 em 14:29
    Permalink

    Até tentei ler a matéria, mas contém tantos erros, é tão incoerente e tão rancorosa que não deu pra passar pelo segundo parágrafo.
    Gostei do bolsominions, melhor que petralhas.

    Resposta
    • 14/11/2016 em 22:28
      Permalink

      Aponta uma mentira nesse link que você postou.

      Resposta
  • 09/10/2016 em 11:57
    Permalink

    Como vocês se encomodam com Bolsonaro, o cara não tem envolvimento em nada mesmo é fato e não boato ao contrário dos esquerdistas que se vende e envergonha esse país.

    Resposta
  • 09/10/2016 em 06:37
    Permalink

    Engraçado…
    Achei estranho como esse site deprecia a imagem do deputado com tanto vigor, e é praticamente o carro chefe aqui, pq sem ele ninguém leria o lixo publicado aqui, não vi nenhum boatos desmascarado do lula Dilma ou companhia limitada, isso aqui merece muito mais meu despreso do tal boato como dizem vcs sobre o sr jair messias.

    Resposta
    • 13/10/2016 em 02:32
      Permalink

      Não pesquisaram quando Lula disse ser o mais honesto do mundo. Será que a fonte não é confiável?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)