Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Temer tem 94% de rejeição, segundo Datafolha #boato

Temer tem 94% de rejeição, segundo Datafolha #boato

Boato – Pesquisa Datafolha mostra que o presidente interino Michel Temer (PMDB) tem 94% de rejeição. A marca é histórica.

Lembra que o Boatos.org previu que o governo Temer não iria ter vida fácil e que o foco da boataria da internet mudaria um pouco. Pois é justamente isso que tem acontecido. Além dos próprios problemas da gestão, o governo Temer está convivendo com um tanto de histórias falsas na web.

Temer tem 94% de rejeição, diz boato
Temer tem 94% de rejeição, diz boato

A mais nova aponta para uma pesquisa do instituto Datafolha em que o presidente interino teria nada menos do que 94% de rejeição do total de votos. A notícia foi publicada no Portal Atualizado. Leia trechos do texto que circula online:

*DATAFOLHA MOSTRA REJEIÇÃO DE 94% A TEMER*

O Datafolha realizou uma pesquisa para avaliar a primeira semana de trabalho do presidente interino, Michel Temer (PMDB). Segundo o Portal Atualizado, foram entrevistadas 19.564 pessoas em 21 capitais do país. Os números, de acordo com o portal, são assombrosos:

A impopularidade de Temer chega a 94% dos que foram consultados pelo Datafolha. Uma rejeição histórica, superior à marca de sua antecessora. O início atropelado da nova gestão fez até o povo mudar o humor em relação à presidenta afastada, Dilma Rousseff (PT). Há três meses, apenas 20% dos brasileiros eram contra o impeachment. Agora, de acordo com o Instituto paulista, 67% dos eleitores são contrários ao afastamento da petista.

O Portal Atualizado informa que os números oficiais do Datafolha serão divulgados pela Folha de São Paulo no início da próxima semana.

Temer tem 94% de rejeição?

O resto do texto é “mais do mesmo” com críticas à Globo e acusações contra o governo interino. Mas será mesmo que o Datafolha anunciou que o governo Temer tem 94% de rejeição? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o Portal Atualizado já é figurinha carimbada aqui no Boatos.org. Na semana passada, pegamos o site na história que apontava que Obama não teria reconhecido o governo Temer. No ano passado, o mesmo site divulgou histórias que falavam que o WhatsApp iria notificar prints e Instagram mostrar visitantes recentes.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pois bem. Você acha que este site, já famoso por histórias falsas na internet, iria ter exclusividade em uma pesquisa Datafolha (que, de acordo com o texto que circula online, só divulgaria a pesquisa na semana que vem)? É óbvio não. Está certo que a popularidade de Temer não está das melhores, mas “chutar” 94% de rejeição é truco do tal Portal. Nós gritamos “seis”.

Só para terminar, olhamos o site do Datafolha para verificar se havia alguma informação a respeito da tal pesquisa. Você deve imaginar que não encontramos nada a respeito dela.

Resumindo: apesar de muito compartilhada online, a pesquisa que aponta que Temer tem 94% de rejeição não existe. O Datafolha não fez, até agora, nenhum levantamento a respeito. Vale lembrar que esta não é a primeira pesquisa falsa que circula online no novo governo. Na semana passada, uma pesquisa falava que Temer tinha 93% de aprovação. Também era balela.