Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Obama diz que não reconhece governo Temer #boato

Obama diz que não reconhece governo Temer #boato

Boato – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirma que não reconhece o governo do Brasil liderado por Michel Temer. Ele ameaça retirar embaixada americana do país.

Em sua primeira semana de novo governo, Michel Temer não tem tido vida muito fácil. Além de críticas a diversas ações que ele tem tomado à frente do país, já existem diversos boatos sobre ele na internet.

Obama diz que não reconhece o governo Temer, diz boato
Obama diz que não reconhece o governo Temer, diz boato

Depois da história que apontava que a China e Rússia não teriam reconhecido o governo Temer, pintou na internet a informação de que Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, disse a mesma coisa. A notícia surgiu no site Portal Atualizado e se espalhou por sites locais de notícias e blogs. Leia: .

”NÃO RECONHEÇO O NOVO GOVERNO BRASILEIRO” DIZ OBAMA QUE AMEÇA RETIRAR EMBAIXADA AMERICANA.

O presidente dos Estados Unidos, em entrevista a CNN, afirmou não conhecer o novo governo brasileiro e que nenhum presidente que assuma fazendo algo ”no escuro” pode ser legítimo.

Ainda segundo Obama, caso seja confirmado o ”impedimento” da presidente Dilma, irá retirar a embaixada americana do País até que seja realizada novas eleições.

Vale lembrar que 7 países já chamaram seus embaixadores para seu país de origem, é a primeira vez que isso acontece desde que o Brasil adotou o presidencialismo como sua forma de governo.

Obama não reconhece governo Temer?

Pronto. Bastou esta informação para opositores a Temer começarem a compartilhar a história a torto e a direito. Mas só tem um detalhe: ela não procede. Vamos aos fatos sobre o assunto.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Tentamos achar a tal entrevista de Obama à CNN falando sobre o Brasil. Como você deve desconfiar, não encontramos nada a respeito de alguma entrevista onde ele citava o governo Temer. Além disso, o Portal Atualizado (primeiro lugar em que a matéria foi divulgada) é figurinha carimbada no Boatos.org. Aqui já desmentimos o boato do WhatsApp notificar prints e do Instagram mostrar visitantes recentes.

A entrevista é falsa, mas será que Obama não reconhece o governo Temer? Oficialmente, os Estados Unidos não acreditam que haja um golpe no Brasil. Durante encontro da OEA, o representante dos EUA apontou que o “há um evidente respeito as instituições no Brasil e uma solução pacífica de denúncias”.

Sobre Obama, a Casa Branca se manifestou uma vez apenas. De fato, ele “não pensa em ligar para Temer”, como diz muitas notícias na internet. Por outro lado, isso não significa que ele não reconheça o governo do país. Tanto que na mesma matéria (sobre Obama não ligar) o porta-voz da Casa Branca disse que tem certeza que o Brasil vai seguir as leis.

Como vocês podem ver, a situação é a seguinte: a informação da declaração de Obama é falsa. Ele, de fato, está reticente com a situação do Brasil. Porém, nem de longe ele afirma que não reconhece o governo Temer. Ou seja, trata-se de um boato.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Ossouski Rouni. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.