Obama tira sarro do grampo em Lula durante palestra #boato

By | 21/03/2016

Boato – Durante palestra, Barack Obama tira sarro do grampo em Lula e diz que no Brasil todos estão preocupados.

Há algum tempo, o Boatos.org desmentiu um vídeo em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, denunciava a corrupção do governo brasileiro e do PT. Um novo vídeo do gênero começou a circular online. Desta vez, Obama teria tirado um “sarro” dos grampos feitos no Brasil. Assista ao vídeo e veja o que está transcrito:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Obama tira sarro dos grampos no Brasil, diz boato

Obama tira sarro dos grampos no Brasil, diz boato

PRESIDENTE OBAMA TIRANDO SARRO DO GRAMPO NO LULA.

Tirando sarro da burrice que se encontra nosso país e até eu achei engraçado,depois meio que chorei… Meu pensamento EXATO se reflete nas palavras do gênio OBAMA.

Temos certeza que para proteger alguns americanos, algumas coisas temos que acertar. A serviço do futuro. E isso começa com educação. Especialmente em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. É insustentável. Ops.

Seria isso um grampo?

Ah, graças a Deus. Está tudo bem. Todos vocês sabem quem eu sou.

Mas eu tenho certeza que se fosse no Brasil estariam realmente nervosos agora.

Vocês não acham?

Caçam juízes em vez de bandido lá, agora mesmo. Que preocupados!

Obama tirou sarro do grampo de Lula?

O vídeo viralizou e rolou por diversas páginas do Facebook como, por exemplo, uma que apoia a candidatura de Jair Bolsonaro para presidente em 2018. Porém, a história é falsa. Obama não falou nada sobre grampos no Brasil.

O vídeo original foi gravado em 2010 durante a premiação das mulheres mais poderosas do mundo da Revista Fortune. Ao contrário do outro vídeo de Obama (o que citamos no começo do artigo), neste apenas algumas mudanças foram feitas na tradução.

Troque a parte que fala “Seria isso um grampo?”por “foi o meu…”, “Mas eu tenho certeza que se fosse no Brasil estariam realmente nervosos agora” por “Mas eu tenho certeza que alguém lá atrás está realmente nervoso agora” e “Caçam juízes em vez de bandido lá, agora mesmo” por “Eles estão suando muito mesmo agora”. Veja como fica no vídeo:

Acho que já está bem claro. Obama não falou nada sobre grampos no Brasil. Tudo não passa de mais um boato que circula na internet. Ou uma “sátira”, como defenderam alguns que espalharam o boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão da leitora Helena Goto . Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

2 thoughts on “Obama tira sarro do grampo em Lula durante palestra #boato

  1. Joao Brandao

    Obama nunca se referiu em momento algum sobre Lula, grampeamento ou nada relacionado ao Brasil em seu discurso. Se paga caro pela ignorância, mas muito mais pelo direito de credibilidade que se dá a uma midia de quinta categoria em sugerir tal coisa. Estratégia anti-ética e de uma falta de respeito hedionda com os dois líderes polīticos.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *