Lula diz que Marisa morreu por culpa de Sérgio Moro, povo e Justiça #boato

Boato – Lula disse, em primeira aparição pública, que Marisa Letícia ficou doente por causa de Sérgio Moro, da Justiça e da pressão do povo.

Desde que Maria Letícia Lula da Silva sofreu um AVC, diversas histórias falsas começaram a circular sobre o assunto na internet. A primeira delas dava conta que dona Marisa estava morta desde o dia da internação. Outra falava de uma mensagem do papa condenando os que desejavam a morte dela.

Lula diz que morte de Marisa é culpa de Sérgio Moro, Lava Jato e povo, diz boato
Lula diz que morte de Marisa é culpa de Sérgio Moro, Lava Jato e povo, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Agora uma terceira história começou a circular online. Com a morte cerebral dela a se confirmar na manhã deste dia 03 de fevereiro, é possível que ela comece a circular entre os que não são simpáticos a Lula.

Diversos textos estão sendo publicados em blogs dando conta que o ex-presidente já havia achado os culpados pela morte: Sérgio Moro, o povo e a Justiça. Leia os textos que circulam online:

Títulos dos textos:

LULA AFIRMA QUE MARISA ADOECEU POR CULPA DA PRESSÃO DO POVO E DA JUSTIÇA

“Marisa morreu, por culpa de Sérgio Moro”, Afirma Lula.

LULA AFIRMA QUE MARISA MORREU POR CULPA DA PRESSÃO DO POVO E DE SÉRGIO MORO

Lula culpa Sérgio Moro e a Lava Jato por AVC de sua, mulher, Marisa Letícia. Estava demorando

 O corpo de todos os textos é o seguinte:

Na primeira manifestação pública e presencial sobre o estado de saúde da mulher, Marisa Letícia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa segunda-feira (30) a simpatizantes, em São Paulo, que “a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou”. A ex-primeira-dama está internada há uma semana na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, por conta de um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. O quadro de saúde dela é considerado grave, mas estável.

Lula diz que Marisa morreu por culpa de Sérgio Moro, povo e Justiça?

É claro que a história teve milhares de compartilhamentos. Mas será mesmo que Lula disse que Sérgio Moro, Justiça e povo são culpados pela morte de Marisa? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Apesar de algumas manifestações na internet (principalmente de blogueiros simpáticos ao ex-presidente) estar tentando jogar a morte na conta da Lava-Jato (o que também é uma ilação), o presidente não falou nada disso.

Todas as matérias que espalharam o boato usam a seguinte matéria do UOL como fonte. Como é possível ver neste link, não tem nada de Sérgio Moro, Lava Jato ou Justiça ou mesmo “pressão do povo”. A frase que ele falou é a seguinte:

“Eu acho que a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou. Mas isso não vai fazer eu ficar chorando pelos cantos. Vai ficar apenas batendo na minha cabeça, como mais uma razão para que a luta continue”.

É difícil prever se os problemas que ele enfrenta com a Justiça ajudaram a fazer o quadro de sua esposa piorar. Mas o fato é que, até o momento, o ex-presidente não relacionou a Lava Jato com a morte. Tudo não passa de um boato que distorceu uma matéria publicada na mídia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Nicolas Calderaro. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

10 comentários em “Lula diz que Marisa morreu por culpa de Sérgio Moro, povo e Justiça #boato

  • 06/02/2017 em 15:20
    Permalink

    Ridículo um cara que comete crimes como roubar de merenda e de aposentados que construíram o país, atribui aos outros oque é de responsabilidade dele. O pior é que tem gente que defende, como o rapper Mano Brown, que fez quase um movimento político para que esse cidadão volte. O pior cego é oque encherga e não quer ver…

    Resposta
  • 04/02/2017 em 00:57
    Permalink

    E no despacho Moro ainda diz mais, “a sua (de Marisa Leticia) contribuição para a APARENTE ocultação do do real proprietário…” Repito isso é transcrição da Veja. Só tem dúvida atrás de dúvida, e ainda há aqueles que qd se diz q há convicção e não há prova ficam xingando de petralha ladrão.
    Há dúvidas e relevantes, de uma aparente ocultação. Isso é despacho do Dr. Sergio Moro. SE ESFORCEM. pensem um pouco.

    Resposta
  • 04/02/2017 em 00:48
    Permalink

    Marisa Leticia também havia sido incriminada pelo douto Sergio Moro no caso do apartamento no Guarujá, em que el até pedia desculpa. Então a questão não é só com Lula e a perseguição à família dela, mas ela mesma.
    Notícia na indisputada Veja afirma “lamenta o juízo …. muito embora haja dúvidas relevantes quanto ao se envolvimento doloso … ” Caramba lamenta e há dúvidas relevantes? PQP

    Resposta
  • 03/02/2017 em 20:51
    Permalink

    As “pessoas” são demais! Querendo transformar uma frase… numa viagem dessas. A pressão e tensão é da situação. Simples assim. Sem culpados. Mas os antipetistas mal intencionados já traduziram exatamente o que “ele queria dizer”. Tem tanta coisa que dizem que ele disse. Dizem de propósito pra que os ignorantes que não pesquisam nada saiam repetindo.
    Cuidem da trave do olho de vocês.
    E parabéns ao site desvendando os boatos sobre qualquer partido de forma imparcial.

    Resposta
  • 03/02/2017 em 11:49
    Permalink

    Lendo o texto do que Lula de fato disse, depreende-se que ele não falou claramente, mas, deixou no ar que” a tensão e pressão fizeram com que Marisa chegasse a isto”.
    Ora… não é muito difícil perceber a insinuação, não é?
    A que pressão e tensão será que ele está se referindo?
    O cara é inteligente o suficiente para deixar no ar.

    Resposta
    • 04/02/2017 em 19:31
      Permalink

      E por acaso a pressão não foi persecutória, com requintes de crueldade, para depois recuar e afirmar que Dona Marisa não está sob suspeição ? Seu herói, o juizeco de piso, é um assassino de reputações, sim.

      Resposta
  • 03/02/2017 em 04:38
    Permalink

    Bom, mas isso contribuiu para ela ficar doente, toda essa situação da.lava jato, muitos terem sido presos, ela deve ter ficado comedo de algo pudesse chegar ao ex presidente Lula, até mesmo nela, o que eles tavam passando por tudo que a justiça e o povo pedindo prisão do Lula, mexeu muito com ela.
    Que o Senhor receba dona Marisa em sua gloria.

    Resposta
    • 04/02/2017 em 00:49
      Permalink

      Interessantes esses comentários. Ficou comprovado que o Lula não falou o que a rede vem espalhando, contudo eles insistem que ele “deixou no ar”. Típico exemplo de como as pessoas deixam de acreditar na realidade e preferem viver na ficção sempre que a segunda agrada mais e se encaixa mais com o próprio bias. A verdade é que qualquer coisa eu Lula falasse, vocês encontrariam um motivo para ataca-lo.

      Resposta
  • 03/02/2017 em 04:27
    Permalink

    Olha eu não classificaria isso como boato. O Lula sempre foi de meias palavras. Portanto ele deixou nas entrelinhas que a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem onde a Marisa chegou… Ora pressão por parte de quem? tensão porque? Pra bom entendedor pingo é letra meus caros do Boatos.
    Em tempo: parabéns pelo trabalho de vocês.

    Resposta
    • 04/02/2017 em 19:38
      Permalink

      Mas que comentário infeliz, tentando tapar o sol com a peneira.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)