O falso poder do voto nulo: 51% de votos nulos não anula eleição

By | 18/11/2013
Boato diz que voto nulo anula eleição

Boato diz que voto nulo anula eleição

Boato – Segundo a legislação brasileira, se uma eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito seria anulado e novas eleições seriam convocadas.

Essa é uma lenda que circula na internet e ganha muita força durante o período eleitoral. Devido à grande insatisfação da população perante a maioria dos candidatos, uma saída passa a ser apontada para os eleitores: o voto nulo.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

De acordo com um texto que circula há muito tempo na internet (com certeza mais de dez anos), o povo brasileiro tem uma arma na qual “eles” não querem que você saiba. Para anular uma eleição, só é preciso votar nulo. O texto aponta que se a eleição tiver maioria de votos nulos, ela é invalidada. Leia o texto:

Segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente; e os candidatos concorrentes são IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESTA NOVA ELEIÇÃO !!!

É disso que o Brasil precisa: um susto nessa gente ! Esta campanha vale a pena !

N U L O neles!!!

DIVULGUEM PELO MENOS PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM…

Apesar de à primeira vista o texto ter alguma lógica (afinal se todos reprovaram todos os candidatos, vamos tentar novamente), a informação é falsa. Em 2006, o então presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Marco Aurélio Mello, apontou que a informação não procedia nesta matéria da Folha de S.Paulo.

De acordo com o ministro, para alguém ser eleito é preciso ter mais do que 50% dos votos válidos. Os votos válidos são todos excluindo os votos brancos e nulos. Ou seja, se uma eleição tiver 60% dos votos nulos, apenas 40% seriam considerados válidos. Ou seja, para alguém ser eleito só precisaria do 20,01% dos votos totais.

Marco Aurélio também explicou que uma leitura equivocada do artigo 224, que aponta que se a nulidade atingir mais da metade dos votos, a eleição é cancelada. Na realidade, o termo “nulidade” se refere a votos fraudados ou perdidos como, por exemplo, nos casos de uma pessoa votar no lugar de outra ou os votos serem perdidos na urna eletrônica.

Em 2008, um caso curioso levantou dúvidas das pessoas na web. A cidade de Bom Jesus de Itabapoana (Rio de Janeiro) teve a eleição anulada após 89% dos votos serem anulados. A confusão se deu na forma em que votos teriam sido anulados. Ao contrário do que pode parecer, os votos foram anulados porque a maioria das pessoas votaram em candidatos que foram impugnados e não porque votaram nulo.

Detalhe: a eleição foi considerada válida após a Justiça deferir uma das candidaturas que estavam suspensas. Este outro caso pode ser lido mais especificamente neste artigo do Boatos.org. Resumindo, apesar de a corrente do voto nulo ter ganhado força na internet, ele não tem o poder de anular a eleição.

37 thoughts on “O falso poder do voto nulo: 51% de votos nulos não anula eleição

  1. Raul Cezar

    poxa é facil ja que o pais ta no buraco $ é so naõ votar paga a taxa de R$ 3,00 de multa ,pois não da pra acreditar em nenhum politico são igual a assanhaço um comendo mamão e outros de olho para comer tambem

    Reply
  2. JAIR

    OS CARAS NO FAZ BOC DE URN ACH Q NOS DEVMS FAZER BOC DE URN PRA Q O POV NO VOT TAMBEM NO ASM Q FAZ

    Reply
  3. antônio josé

    na verdade desde 88 fizeram uma constituição com falça democracia a primeira é ser obrigado a votar que pra mim é um crime grave forçando o eleitor a votar se democraticamente não sou obrigado a votar isso que fizeram é simplesmente os políticos se beneficiando opimindo o eleitor, só acontece em paízes que os políticos são desonestos enganando o eleitor levando os problemas do paíz que eles criam e depois leva pro palanque isso é bandidagém isso não é democracia isso é terrorismo isso é ditadura. então desde 1992 que eu anulo meu voto porque os políticos não merecém agora e já passou da hora do eleitorda o troco nos bandidos de colarinho branco se as eleições tiver 51% de nulos as eleições é invalidada e os candidatos dessa eleição não podém assumir nenhum cargo eleitoral mesmo tendo outra eleição. então gente vamos anular o voto e mandar esses políticos fdp pro inferno onde o capeta está de braços aberto esperando todos os políticos brasileiro não escapa um.

    Reply
  4. amiel nascimento da Rocha

    Bom já que votos nulos não anula a eleição,como ficaria se na eleição a população os 60% não votassem e fossem para o congresso pedir mudança de candidatos.agradeço desde já.

    Reply
  5. rogerio penido franca

    pelo que eu vi, a legislação brasileira não vai anular uma eleição e convocar uma outra com outros
    candidatos caso nenhum dos candidatos tenham aprovação de mais da metade dos eleitores; ou
    seja, é possível que o novo candidato eleito segundo a democracia tupiniquim assuma seu
    governo já sem aprovação do eleitor e sem nenhuma legitimidade. O povo tem que engolir os políticos donde quer que apareçam.

    Reply
  6. Maria Isabel

    Eu quero saber se os votos nulos vão pro opobente que esta perdendo ou ganhando….Resumindo pra quem e pra onde vão os votos nulos e brancos?

    Reply
    1. Marcus Gomes

      Não vão para lugar nenhum, não são aproveitados e ninguém se beneficia com eles. São simplesmente descartados, pois são considerados votos não válidos.

      Resumindo: votar em branco ou nulo é a mesma coisa que lavar carvão: não tem nenhuma utilidade e é apenas perda de tempo de sair de casa, enfrentar uma fila e fazer esse tipo de bobagem.

      Reply
  7. Adailton Reis

    Em torno desse assunto se ouve tantos argumentos, mas de certeza ninguém explica nada. Acho que no fundo, eles tem medo que isso vire febre no país e “cautelosos” fazem um esforços imenso nas palavras para tentar explicar algo mal explicado. Vamos para a constituição. Será que lá explica algo sobre isso?

    Reply
    1. Marcus Gomes

      Ninguém precisa explicar nada, porque está escrito na lei. Basta ter um pouco de boa-vontade e ir ler. Mas em país de ignorante livro é castigo.

      Reply
  8. Caue

    Se so a reclamações a respeito dos políticos, e que nenhum deles lhe representa a ponto de anular seu voto, seja você o políticos e a mudança que este país precisa.fica

    Reply
  9. robson

    Rapaz esse cara ai do tribunal não está sabendo alguma coisa, olha o texto que eu li

    Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965
    Institui o Código Eleitoral.
    Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
    § 1º Se o Tribunal Regional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levará o fato ao conhecimento do Procurador Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.
    § 2º Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente a punição dos culpados.

    kkkk, rapaz, seria interessante viu, um pleito anulado!

    Reply
    1. Bruno

      que parte do: “uma leitura equivocada do artigo 224, que aponta que se a nulidade atingir mais da metade dos votos, a eleição é cancelada. Na realidade, o termo “nulidade” se refere a votos fraudados ou perdidos como, por exemplo, nos casos de uma pessoa votar no lugar de outra ou os votos serem perdidos na urna eletrônica.”
      Fica esperto garoto! leia tudo!!!

      Reply
    2. Marcus Gomes

      Acho que você sabe juntar as palavras e entender o que elas significam, mas não sabe ler…

      A nulidade dos votos não significa a soma das pessoas que votaram na opção NULO, mas os votos que – por alguma fraude ou erro – não têm validade.

      Por exemplo: se as pessoas votassem em Paulo Maluf e ele tivesse a candidatura impugnada, todos os votos seriam inválidos.

      Outro exemplo: a urna dá defeito e todos os votos são perdidos. Todos esses votos seriam considerados inválidos.

      Outro exemplo: se de alguma maneira descobrissem uma fraude em que eu votasse mais de uma vez, como se eu fosse várias pessoas.

      Nesses casos, se a investigação apontasse que metade dos votos se encontrassem nessas categorias, aí a justiça eleitoral decretaria a nulidade dos votos por motivo de fraude ou problemas de registro e novas eleições seriam convocadas.

      Isso é totalmente diferente de o cidadão registrar sua vontade de maneira honesta e íntegra e escolher livremente a opção NULO ou BRANCO.

      Reply
  10. joaozin

    NULOS NESSA CAMBADA DE LADRÕES E VAGABUNDOS MEU POVO!
    QUERIA EU QUE AO INVES DE MUITOS COMO ESTÃO PORAI. SE MATANDO. POR ESSES FILA DA PUTAS. FIZESSEM MAIS ANTES CAMPANHA PARA UM VOTO NULO NESSE PAIS. POIS AI AGENTE (NOS BRASILEIROS) GANHARIA MAIS.

    Reply
  11. LAURA FIGUEIREDO

    Com todos esses comentários chulos, próprios de pessoas chatas, que certamente vivem de blá- blá- blá referente as coisas bichadas, prefiro ir dormir e sonhar com o Papai Noel!!! E por falar nisso… QUE SACO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Reply
  12. Cesar32

    a eleição para ser anulada precisa que 50% ou mais dos votos validos sejam anulados igual o que aconteceu em Londrina-Pr em 2008 quando um dos candidatos para prefeito apos ganhar a eleição teve sua candidatura impugnada e teve que ser realizada outra eleição de 2 turno

    Reply
  13. Alex

    Então… o melhor a fazer seria o povo brasileiro não comparecer as urnas no dia das eleições.

    Reply
  14. Heder

    O problema desse Pais, é que estamos numa falsa democracia. Pós o voto é um direito, e não uma obrigação. Democracia é termos o direito de escolha, se queremos votar ou não. Ai sim a politica desse pais iria começar a mudar.

    Reply
  15. Andréia

    Então pelo que entendi é muito importante não irem votar….é importante lembrar que alguém só se elege com um total de 20% sendo esse o minimo de votos, mas p isso têm que haver mais de 50% de votos válidos do País está correto?!?!? Se for assim é verídico os 51% ,correto?!

    Reply
    1. DANIEL AMADO SANTOS

      VOCE CONTINUA SEM ENTEDER,
      Só são contados os votos válidos, Ex: Existem dois candidatos e se 100 pessoas vão votar mas 97 anulam os seus votos. só será contado 3 votos que são os que votaram valido, desses treis votos 2 foram para o candidato “A” e 1 para o candidato “B”, sendo assim o candidato “A” será eleito pois obteve 2 votos e o “B” obteve 1 voto.
      trocando em miúdos:
      total de votos apurados 3
      candidato “A” 2 votos ou seja 66,66% de votos válidos
      candidato “B” 1 voto válido ou seja 33,33 de votos válidos.
      OBS: Antes mesmo que as pessoas queiram fazer esse tipo de protesto contra toda essa situação que se encontra no pais, quero lembrar que o candidato que compra o seu voto com cestas básicas, tijolo, cimento, dentadura e outros tipos de favores, querem mesmo é que o resto da população anule mesmo o voto pois ele sabe que só será computado os votos válidos, e como ele já sabe que você votará nele pois o mesmo já comprou o seu voto ele acha é bom isso tudo.
      LEMBRE-SE NÃO ANULE O VOTO, VOTE NO CANDIDATO QUE AINDA NÃO SE ELEGEU A NADA, AFINAL O RESTO JÁ PROVOU QUE SÃO CORRUPTOS.

      Reply
      1. Antonio

        Então quer dizer que se não tiver um novo candidato (alguém que nunca roubou ou fez pilantragem com o povo), somos obrigados a votar no “menos pior”? Prefiro anular o voto do que votar em bandido.

        Reply
  16. Pedro

    Como é que o povo vai votar certo se são impostos candidatos errados ?
    A mídia deveria informar os eleitores que se não houver nenhum candidato que lhe agrade, ANULAR o voto, para que sejam apresentados outros candidatos e uma nova eleição.
    A mídia deveria informar a população: COMO E QUANDO ANULAR O VOTO.
    O voto é obrigatório, mas não necessariamente aos candidatos apresentados.
    Deve ser divulgado a diferença do voto Branco e o voto Nulo.
    A saída para a democracia é essa: Liberdade para se Candidatar deve ser a mesma de Votar.

    Reply
  17. ismael

    porque tanta discursões, é muito simples: basta digitar 00 na urna e
    viva a democracia ops demagogia.

    Reply
  18. paulo Luiz Mendonça.

    Podemos reclamar de um mau governante?
    Depende da situação de cada um, todos aqueles que votaram corretamente, ou seja, votaram em qualquer um candidato, seja ele de qualquer partido, mesmo seu candidato tendo perdido as eleições estes cidadãos tem todo direito de reclamar contra os desmandos do governo, das corrupções, e do mau emprego do dinheiro arrecadado nos impostos. Todos aqueles que deixaram de votar por preguiça e aqueles que votaram em branco ou anularam seus votos, estes negativistas tem que ficar calados de boca fechada, não tem nenhum direito de fazer nenhum questionamento, mesmo vendo seu país afundar pelos erros de um mau governo.
    Paulo Luiz Mendonça.

    Reply
  19. Andre

    Votar nulo? Por quê?
    A FARSANTE DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E A ILUSÃO PARTIDÁRIA

    O principal objetivo da Campanha Vote Nulo é conscientizar a população de que o voto obrigatório não passa de uma falsa democracia, posto que entre diversos políticos, nenhum consegue corresponder às expectativas do povo, não atendendo de forma plena as urgências pelas quais estamos submetidos. Em nossa sociedade somos obrigados a dar nosso voto. Muitas vezes o candidato é escolhido não por sua competência política, mas sim por falta de boas alternativas ou até mesmo por falta de informação sobre os candidatos.

    A questão é que, nessa vivida “democracia representativa”, o povo vota em um político inapto a resolver as questões sociais (já que a sociedade é muito mais responsável do que qualquer candidato) e, sem que se tenha conhecimento, atribui as responsabilidades às mãos de um partido, não do candidato escolhido (pois o candidato é porta-voz de um partido).

    É fato que esse sistema “democrático partidário” compromete o andamento político, afinal, para integrar a política o candidato deve se filiar a um partido e seguir o esquema que lhe é imposto. Dessa forma o candidato tem seus valores políticos individuais enfraquecidos, sendo obrigado a partilhar dos interesses partidários. Consequentemente, mesmo que o candidato tenha as melhores intenções possíveis (o que é difícil de acreditar quando nos deparamos com intermináveis escândalos na área política), esse candidato é apenas mais uma manobra de um partido para chegar ao poder. Sendo assim, os problemas sociais continuam em grandes proporções, pois enquanto houver problemas a se resolver, existirão campanhas e promessas políticas dos partidos.

    Outro fator importante a se observar é o tempo estipulado para cada partido e candidato na propaganda eleitoral gratuita. A falta de informação é explicitamente exposta quando surge na tela o rosto de um candidato sem que este demonstre sua plataforma de governo e suas propostas, apenas dizendo seu nome e seu número. Obviamente, o partido mais endinheirado compra mais tempo na televisão para gravar sua imagem na mente da grande massa, sem deixar claro onde de fato trabalhará sua política.

    É muito fácil dizer que o povo precisa de educação, saúde, moradia, emprego, mas não explicar quais medidas serão tomadas para que se atenda a todas essas demandas. Talvez aumentando impostos, cortando verbas públicas de primeira necessidade, desviando dinheiro público, aumentando o salário de parlamentares… Isso não é ajudar a sociedade!

    E ainda por cima muitos candidatos querem comprar nossos votos entregando santinhos que não nos dizem absolutamente nada (são apenas fotos e números sem quaisquer propostas), sem contar os agrados medíocres e visitas às comunidades carentes apenas em época de eleição, tudo isso para coletar mais votos e não solucionar qualquer problema real, desprezando as mesmas comunidades após o resultado das urnas

    Será que é possível escolher um candidato se este não nos apresenta soluções? Será que é possível escolher um candidato se não nos dão informações para que possamos compará-lo com os outros?

    Implantam em nossas mentes que temos o direito de votar (que nos é imposto), que podemos escolher nossos candidatos (sem propostas), que nossos candidatos nos representam (mas na verdade representam um partido), que vivemos em uma democracia (onde não podemos fazer nada além de dar nosso voto obrigatório em um candidato que mal conhecemos, sem podermos participar das decisões tomadas). Não podemos aceitar isso!

    O voto nulo é uma forma de negar essa falsa democracia, é uma forma de dizer a esses políticos que estamos fartos de seus discursos vazios, o voto nulo é a manifestação do povo contra a desorganização política.

    Votar nulo não é ferir a democracia, muito pelo contrário: é defender a real democracia, onde nós temos voz! É denunciar essa falsa democracia onde não temos nenhuma participação nas decisões. A DEMOCRACIA SÓ EXISTE SE NÓS ENCARARMOS NOSSAS PRÓPRIAS RESPONSABILIDADES! E a busca por um mundo melhor está em nossas mãos!

    O POVO UNIDO É A CHAVE PARA AS MUDANÇAS SOCIAIS.

    VOTE NULO (aperte 00 e confirme)!

    Reply
  20. Rafael

    Como faremos para impugnar uma eleição no modo legal ou não existe? Eu vejo por aí no exterior o preço justo a vida mais alegre os impostos altos porém voltam como educação, saúde, segurança, diversão e muitas etcs e tals…

    Reply
  21. Lucas de Arruda

    Entao, a situação é pior do q eu pensava… as pesquisas mostram apenas 3 candidatos com chances reais de ganhar a eleição… Pra mim, é tudo “mais do mesmo” não vejo nenhum deles com diferencial politico (ou de caráter) capaz de fazer as mudanças necessárias…

    Reply
  22. Wellington

    Infelizmente teremos que suportar so Deus sabe ate quando. Os políticos acham que estão imunes ao assalto pois tem carro blindado, livres do hospital publico porque tem plano de saúde, livres da inflação porque recebem um salario altíssimo, livre da cadeia por que tem advogado. Pois bem! Para o carro blindado já existe projetil que o transpassa, mesmo com um ótimo plano de saúde o câncer o atingira implacavelmente, mesmo com um ótimo salario eles gastam mais do que ganham…começam a roubar e um JOAQUIM da vida surgira e o prendera. Eles não acreditam, mas existe um Deus implacável para esse tipo de gente.

    Reply
    1. rosenilda

      Concordo,
      na quele dia, nimguém ficará fora do Juizo final,
      na quele dia, não tem carro blindado que libre o transgresor da mão do unico e Justo Deus.

      Reply
      1. Lucho

        Pois não basta ser sofativista. Tem que ser sofativista, evangélica e ainda por cima se chamar Rosenilda.

        Reply
  23. LUIZ lOBO

    Então ao pobre e sofrido povo Brasileiro, que é massa de manobra desses ladrões imundos que são os políticos no Brasil, não resta outra saída que não seja a guerra armada, muitos irão morrer, mas a maioria que sobreviverá, terá 1 País + justo para viver. Ninguém aguenta mais esses políticos mensaleiros cuspindo diariamente na cara do povo.

    Reply
    1. Lucho

      E vc está esperando o quê? Pegue um fuzil e vá fazer a revolução armada.

      Mas é claro que você não fará nada disso. Deu para ver pelo teor do seu comentário que você é um sofativista (e por consequência, covarde) e além disso, uma coisa dessas é coisa de terrorista.

      Reply
    2. Lucho

      E vc está esperando o quê? Pegue um fuzil e vá fazer a revolução armada.

      Mas é claro que você não fará nada disso. Deu para ver pelo teor do seu comentário que você é um sofativista (e por consequência, covarde) e além disso, uma coisa dessas é coisa de terrorista.

      Reply
  24. Delci Ribeiro Luz

    BOM. . . E. . . . QUAL É A SAIDA. . . ESSE ARTIGO É BOATO. E . . . QUAL É A VERDADE ?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *