Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > O melhor do Boatos.org em 2014, por André Packer

O melhor do Boatos.org em 2014, por André Packer

André Packer escolhe os melhores textos de 2014 no Boatos.org
André Packer escolhe os melhores textos de 2014 no Boatos.org

Olá amigos e leitores do Boatos.org. Eu sou o André Packer, repórter do Boatos.org e jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2014. Já trabalhei com Assessoria de Imprensa para um time de futebol americano, como freelancer no caderno de esportes de um jornal e fui bolsista durante dois anos pelo Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação e Jornalismo Cultural.

Assista à retrospectiva 2014 do Boatos.org

A oportunidade de trabalhar no Boatos.org apareceu no início de 2014 e foi essencial para repensar e reaprender alguns conceitos sobre jornalismo na plataforma da web. Afinal, aparenta ser uma grande dificuldade para as pessoas entenderem o modelo de divulgação de notícias na web e a recepção dessas notícias. Fica claro que grande parte do público ainda não compreendeu que na web não há o mesmo filtro que os outros meios de comunicação e, assim, o próprio leitor precisa fazer o papel de filtrar informações (ou usar algum site que desminta hoax).

Agora, farei uma breve lista sobre os textos que mais gostei de escrever para o Boatos.org. Começo pelo texto “História falsa: Toy Story 4 será lançado em breve, confirma Pixar”. Como um bom fã de desenhos, quando vi essa notícia já achei estranho, afinal o final de Toy Story 3 parece perfeito e aparentemente ficaria por ali. Pois bem, um dia após eu desmentir a teoria de que existiria uma 4º edição do filme, a Pixar confirmou que Toy Story 4 seria lançado em 2015.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Outro texto interessante foi “Foto falsa: Neymar declara apoio à Dilma e posta foto com cartaz”. Que a foto era uma montagem não havia muitas dúvidas, o problema era provar de onde havia vindo a foto. Então tive que fazer uma investigação pelo Instagram do Neymar. O único problema é que a quantidade de fotos na rede social do craque é imensa! Até achar a foto verdadeira foi um parto, mas, por fim, a foto era uma homenagem de Neymar para seu filho, Davi Lucca. E, poucos dias depois, o camisa 10 da Seleção Brasileira declarou seu apoio a Aécio Neves nas eleições.

Por fim, gostaria de mostrar para você o mais engraçado de todos os textos que já escrevi no Boatos.org. O ator Sacha Baron (O Ditador, Borat, …) foi receber um prêmio, que seria entregue pela última atriz viva a contracenar com Charle Chaplin. Então, no meio da premiação, Sacha Baron derruba a atriz do palco. Muitas pessoas acreditaram, porém não passava de mais uma pegadinha do ator.

Marcações: