Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Trump diz que Brasil deveria sumir do mapa e é um país de vergonha #boato

Trump diz que Brasil deveria sumir do mapa e é um país de vergonha #boato

Boato – Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou que o Brasil é um país de vergonha e que deveria sumir do mapa.

Há cerca de três meses, a liderança dos Estados Unidos, nação mais poderosa do mundo, trocou de mãos. Saiu Barack Obama, que foi aclamado por muitos, mas não conseguiu eleger a candidata Hillary Clinton, e entrou Donald Trump. Bilionário e polêmico, ele tem chamado atenção por suas ações e, principalmente, por suas declarações.

É justamente com uma suposta declaração de Trump que uma notícia tem viralizado na internet. De acordo com o texto, publicado em alguns blogs, o presidente dos Estados Unidos teria detonado o Brasil em uma declaração. Ele teria dito que o Brasil é um país de vergonha e deveria sumir do mapa. Leia trechos do texto:

(BOMBA) Donald Trump diz que Brasil é um pais de vergonha! Que deveria sumir do mapa!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O Brasil é um dos países que se aproveitam dos Estados Unidos, segundo o bilionário Donald Trump, que lidera a corrida dos pré-candidatos republicanos à presidência. Ao participar do programa de televisão “Today” nesta sexta-feira, o polêmico Trump citou também China, México e Japão como países que levam vantagem no relacionamento com os EUA.

Olhe os nossos acordos com a China, olhe os nossos acordos com o México, a nossa fronteira com o México”, disse o pré-candidato, sem entrar em detalhes sobre os problemas que vê nesses acertos. Trump mencionou também os acertos com o Japão. “Eles nos dão milhões de carros, mas nós não conseguimos do Japão. É uma rua de mão única. O Brasil. Não há um país que não se aproveite de nós”, afirmou.

Trump diz que Brasil deveria sumir do mapa e é um país de vergonha?

Como é possível ler no texto, a notícia começou a circular na internet na época em que Trump ainda disputava a prévia das eleições dentro do Partido Republicano. A história voltou à tona devido ao início de ações norte-americanas na Síria. Mas será mesmo que a declaração é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o site que publicou a notícia no Brasil está na lista daquelas páginas que não tem lá muita confiabilidade. Na mesma página, há notícias sobre a “Terceira Guerra Mundial” e sobre Miguel Falabella ter aids. Ambas informações também são falsas. Achamos, também, uma história da mesma fonte em que Trump teria ofendido o Brasil. Notícia que, por sinal, foi desmentida aqui.

Voltando ao caso de hoje, tentamos procurar o tal registro que aponta que ele teria falado que o Brasil é uma vergonha ou que deveria sumir. É claro que não encontramos nada. Não há sequer um registro de comentário público que o presidente dos EUA teria feito sobre o Brasil. Até encontramos algumas declarações dele ao Today, mas nenhuma sobre o nosso país.

Resumindo: a história que aponta que Donald Trump disse que o Brasil deveria sumir do mapa é falsa. A notícia surgiu de uma fonte não-confiável e deve estar circulando só porque não tinha sido desmentida ainda. Problema resolvido.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.