Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Polícia da Bolívia invade Catedral de La Paz e tranca cristãos dentro #boato

Polícia da Bolívia invade Catedral de La Paz e tranca cristãos dentro #boato

Boato – Vídeo mostra polícia da Bolívia invadindo a catedral de La Paz, trancando os cristãos dentro e os ameaçando. Isso é o resultado do comunismo de Evo Morales. Se você está procurando a versão que mostra cristãos mortos dentro de uma igreja, clique aqui. 

Nos últimos dias, uma grande polêmica está sendo gerada na Bolívia por causa da proposta do novo Código Penal. A proposta tem gerado descontentamento em diversos grupos como jornalistas, médicos e religiosos. Dois artigos desagradam os cristãos: o que legalizaria o aborto no país e o que abriria margem para criminalizar atividades religiosas.

Em meio às discussões da proposta, protestos têm acontecido no país e na internet. E, de acordo com um vídeo publicado aqui no Brasil, a lei já começou a ser cumprida. Publicado por ativistas de direita, uma filmagem mostra o que seria uma igreja sendo fechada pela polícia boliviana com cristãos dentro. “Cristãos perseguidos na Bolívia de Evo Morales. Polícia invade catedral lotada e cristãos pedem socorro”, diz o título.

Na “versão Facebook”, o vídeo é acompanhado da seguinte mensagem: “Em terra de comunista é assim que são tratados os cristãos. Polícia do amiguinho de Dilma e Lula, o índio Evo Morales, invade a catedral de Lá Paz e tranca as portas com os cristãos lá dentro. Os que estão fora se desesperam temendo pela vida dos que ficaram dentro”, diz. Assista ao vídeo que circula online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Polícia da Bolívia invade Catedral de La Paz e tranca cristãos dentro?

O vídeo se espalhou muito na internet e, claro, tem servido como combustível para se disseminar o ódio contra os “comunistas”. Mas será mesmo que a polícia boliviana invadiu a catedral de La Paz para fechá-la, trancou cristãos dentro e atentou contra suas vidas? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De fato, o episódio narrado aconteceu em La Paz. Mas os acontecimentos são diferentes dos descritos. O vídeo foi gravado no dia 11 de janeiro. A filmagem é de um protesto de estudantes bolivianos (não de religiosos) contra o código penal e contra a realização de uma etapa do rally Dakar no país. Naquele dia, os competidores iriam passar pela capital boliviana e os manifestantes queriam impedir.

Em meio aos protestos, a polícia agiu com truculência e, como de tradição em protestos, usou spray de pimenta e bombas de gás. Para evitar que os manifestantes se refugiassem na Igreja de São Francisco (ao contrário do que diz o texto que circula no Brasil, não é a catedral de La Paz que é mostrada na imagem), policiais entraram no local e fecharam as portas, deixando todos inalando gás nas ruas. Todo o episódio foi contado no vídeo abaixo na TV Unitel.

Só recapitulando: o caso aconteceu na Bolívia, mas não foi na Catedral de La Paz. Também não são policiais prendendo cristãos. São policiais fugindo de bombas de gás. Também não são igrejas sendo fechadas. Até porque o novo Código Penal é, por enquanto, apenas uma proposta e não uma lei. No final, mais um boato que circula online.

Vale dizer que há controvérsias sobre o artigo que “proibiria igrejas”, mas vamos deixar para discutir isso outra hora e com informações mais precisas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.