Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Nasa confirma: Terra terá 15 dias de trevas em novembro de 2015, diz balela

Nasa confirma: Terra terá 15 dias de trevas em novembro de 2015, diz balela

Boato – Entre os dias 15 e 29 de novembro de 2015, a Terra terá 15 dias de trevas. Nasa apontou que a escuridão acontece por causa de um “canhão planetário”.

Se você não se lembra, no ano passado começou a circular uma informação falsa na internet que apontava que a Terra iria passar por seis dias de escuridão. Pois bem, você viu aqui no Boatos.org que a história é falsa. Mas esse ano, uma informação ainda mais grave começou a circular online: a de que a Terra passaria por 15 dias de escuridão em novembro deste ano.

Terra terá 15 dias de trevas, diz balela
Terra terá 15 dias de trevas, diz balela

O texto começou a circular em blogs religiosos e de teorias da conspiração e ganhou força justamente por apontar que a escuridão poderia ser o presságio de um apocalipse. Para reforçar a tese, o texto apontou que a Nasa teria confirmado a escuridão. Leia o texto:

NASA confirma a terra terá 15 dias de trevas em novembro de 2015

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Em novembro vamos experimentar 15 dias de escuridão total devido a uma espécie de “canhão planetário”, confirmado pela NASA. Outros portais fizeram essa notícia nos últimos meses, chamando de volta a atenção dos internautas. Vários sites afirmaram que a Terra vai experimentar 15 dias de escuridão total entre 15 e 29 de Novembro de 2015, e a NASA confirmou esta informação. Em 26 de outubro, Vênus e Júpiter se alinham em paralelo e eles serão separados apenas por um diploma. E já que Venus brilhara 10 vezes mais intensa do que Júpiter, Júpiter gases aquecem e desencadeiam “uma reação”. A “reação”, por sua vez provoca a emissão de grandes quantidades de hidrogênio, que chegara ao sol, provocando uma enorme explosão na sua superfície. A temperatura ira aumentar significativamente e o calor a partir do núcleo ira atenuar o Sol, adquirindo uma cor azulada, momento a partir do qual necessita de cerca de 14 dias para recuperar a sua temperatura normal. Essa notícia causou uma grande celeuma na Internet, porque a NASA, que publica todos os anúncios em seu site e nas páginas de redes sociais, confirmou.

Só o teor do texto (com uma cara de tradução mal feita) e os antecedentes do ano passado já dão mostras de que a história é um boato. E é isso mesmo. A história é falsa, apesar de muita gente ainda estar se preocupando com isso.

A gente poderia falar que o texto carrega todas as características de um hoax online, mas resolvemos procurar a tal referência da Nasa aos 15 dias de escuridão para tirar a dúvida e esclarecer a história. Como você pode imaginar, não encontramos nada. Mais do que isso: encontramos a fonte da informação. É o site News Watch 33, que já publicou pérolas como a história do planeta coberto de maconha. Claro, as duas histórias são falsas.

Resumindo: a história de que Terra vai passar por 15 dias de escuridão e que a Nasa avisou sobre isso nada mais é do que um boato que repete o do ano passado (com nove dias a mais). Talvez, em 2016 apareça um boato falando de 24 dias de trevas na Terra.