Brasileiro inventa carro movido a água, diz informação falsa

Boato – Veículo movido à água é inventado por brasileiros. Reportagem mostra invenção de motorista do Espírito Santo que faz carro rodar mais de mil quilômetros com um litro de água. Eletrólise é o segredo de tudo.

A Petrobrás está em crise, os barris de petróleo seguem em gangorra, uma hora em alta, outra em baixa. O preço da gasolina sobe, o do álcool também e a insatisfação é a única certeza. Esse é o cenário atual do país, quanto a isso não há discussões.

Homem diz que inventou carro movido à água
Homem diz que inventou carro movido à água

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

E como já mencionamos várias vezes antes, em situações de descontentamento fica bem fácil acreditar em qualquer coisa que vemos por aí e se apegar a isso como se fosse a última boia sobrando no Titanic.

E é isso que aconteceu com uma reportagem realizada pela TV Tribuna, afiliada do SBT do Espírito Santo. A matéria anuncia a invenção milagrosa de um motorista capixaba capaz de fazer o carro rodar mais de 1000 quilômetros com um litro de água. Imaginem! Leia o texto que circulou no Facebook e o vídeo da reportagem:

Tive que postar este vídeo! Olha ai pessoal, se esta ideia espalhar agora sim a Petrobrás acaba de afundar….

Pois é, mas só imaginem, porque as certezas sobre a tal invenção são bem escassas. E tudo que a reportagem da TV Tribuna fez foi jogar no ar uma possibilidade sem esclarecer nada.

O inventor, Roberto de Souza, afirma que o carro é movido a partir de eletrólise. Uma técnica há muito tempo descoberta, que separa as partículas de oxigênio e de hidrogênio. Mas e aí, como é que funciona mesmo a coisa? Nada de explicações plausíveis.

Além disso, a invenção não é bem uma invenção e sim uma adaptação da coisa. Nos anos 70 um norte-americano chamado Yull Brown apareceu com um motor que gerava hidrogênio a partir da água e o transformava em combustível. A invenção foi patenteada e desmentida em 2008. O motor, na verdade, só acrescentava água ao combustível a fim de reduzir o consumo.

Até na China (claro que eles teriam algo do tipo) um líquido milagroso que transformava água em combustível foi inventado e recebeu até apoio do governo chinês. SÓ QUE era tudo uma farsa do inventor com o nome difícil (Wang Hongcheng) e no fim ele foi preso e nada de líquido.

As incertezas sobre a utilização do hidrogênio como combustível ainda preocupam até mesmo os engenheiros da Toyota. A empresa japonesa anunciou o lançamento do primeiro carro movido a hidrogênio para este ano, mas o combustível não será produzido à base de eletrólise e sim com tanques de hidrogênio já armazenado.

O que os estudos mostram até o momento é que o processo de criação de hidrogênio acaba consumindo a maior parte da energia gerada e é, portanto, pouco útil. E é aí que paira outra dúvida, como assim 1000 quilômetros com um litro de água?

Pois então, dúvidas desse tamanho e importância não deviam ficar sem resposta. Falhou a reportagem e falhou quem saiu espalhando por aí a novidade milagrosa. Apenas não vamos no iludir, como nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que aparece na TV é verdade.

14 comentários em “Brasileiro inventa carro movido a água, diz informação falsa

  • 01/12/2017 em 17:19
    Permalink

    Tem aquem que participou ta reportagem para dizer se verdade
    Muito bom se for verdade quero saber vamos atrás muita economia alquem pode me responder

    Resposta
  • 06/11/2017 em 05:20
    Permalink

    Bem, se a reportagem nada provou, se não foram detalhadas as informações, nem esse site também provou que nada. Apenas comentou sobre a reportagem e não provou ser apenas boatos ou mentiras, como seja.
    Para provar que algo é boato e não verdade, o site, ou sites sob o tema “boatos”, que gostam de desmentir tudo ou gostam de provar que tudo é mentira, deveriam, para provarem os “boatos”, terem laboratórios próprios, e realizarem testes para provarem que são realmente boatos.
    Nos EUA existem grupos que realizam testes para provarem ou verificarem se certas coisas anunciadas são de fato verdadeiras ou falsas.
    Aqui no Brasil não, apenas contestam tudo, mas nada provam e ficam apenas palavras ao vento.
    Isso é para ganharem IBOPE?

    Resposta
  • 27/01/2017 em 00:11
    Permalink

    com falam besteira
    sou marcos qm fez a parte eletrica do sistema
    sou sócio de Roberto de souza qm desenvolveu o sistema
    não lançamos ainda por motivo pessoais e trabalhista
    mas esse ano não passa
    mas para vcs q nao acreditam
    aguardem tudo certo ,patenteado e legalizado aq no Brasil e nos Estados unidos
    Abraços Abraços a tds
    mais informações criamos um link no YouTube mar mar os mar os de lima

    Resposta
  • 03/11/2016 em 12:06
    Permalink

    Mas a explicação contra a reportagem também está muito vaga!!!! Fraquinha mesmo!!!! Pouco ou nada convincente!!!

    Resposta
  • 30/09/2016 em 16:20
    Permalink

    Bom.
    A sua explicação não comprova que seja boato e prova que tecnicamente seja possivel

    Trocou-se seis por meia dúzia.

    Resposta
  • 12/05/2015 em 16:44
    Permalink

    Eu acho que todos os comentarios estao e com Inveja do Roberto,o cara e inteligente! eu credito nesta invencao!.ROBSO SILVA

    Resposta
  • 19/03/2015 em 22:53
    Permalink

    Cambada de invejosos, se fosse um estrangeiro tava todo mundo chupando o ovo e babando por ele.

    Resposta
    • 01/07/2015 em 05:10
      Permalink

      “Compre um kit e coloque no seu carro”, como existe gente burra nesse mundo!!!!!!!!!
      Eu vou la no ES compra um kit………………

      Resposta
  • 14/03/2015 em 23:07
    Permalink

    Infeliz farsa. Simples de verificar: Ele não funciona somente no hidrogênio, pois ele mostra o carro funcionando e gerando hidrogênio fora do carro. Aliás um gerador mixuruca, na internet vemos geradores mais eficientes e não conseguem funcionar um carro sem gasolina junto. Kits assim lotam a internet a partir de 600 reais, todos desmascarados.

    Resposta
  • 12/03/2015 em 18:14
    Permalink

    Então, na atualidade, estamos passando por uma “crise de moral” e pode ser que seja uma “fraude”, quem sabe! Porém, neste texto, o autor levanta suspeição sem se preocupar em ir levantar/buscar a informação correta…

    Resposta
  • 12/03/2015 em 09:52
    Permalink

    Eu levantei outra suspeita quando um amigo postou o vídeo. Note que o jornalista molhou a mão no cano de descarga mostrando que saia água e isso em questão de menos de 30 segundo. Ai questionei como assim se ele faz mil quilômetros deve andar umas 10 horas a 100 por hora ai a água que vai sair vai dar quase uma cx água. Poxa mas o cara colocou só um litro!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)