Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Quem trabalhou entre 1998 e 2016 pode receber dois salários mínimos #boato

Quem trabalhou entre 1998 e 2016 pode receber dois salários mínimos #boato

Se você está procurando a versão “1998 a 2017” do boato, veja este desmentido do Boatos.org

Boato – Quem trabalhou entre 1998 a 2016 com carteira assinada pode receber, na Caixa, dois salários mínimos. Confira se seu nome está na lista.

Atualizado: em junho de 2017, a história voltou a circula com um link “Cef.services”. Apesar de o link ser novo, a história é a mesma: o pagamento é boato e pode ser vírus. 

Há algum tempo, o Boatos.org desmentiu uma história que falava que as pessoas que trabalharam entre 1980 e 2016 teriam direito a cinco salários mínimos. Hoje vamos falar de uma história parecida, mas nem tanto, que começou a circular na internet.

Uma mensagem que viralizou no WhatsApp dá conta que as pessoas que trabalharam entre o ano de 1998 e 2016 teriam direito a dois salários mínimos. Junto com a mensagem, havia um link para o leitor ler “se estava na lista”. Veja o texto que circula online:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Quem trabalhou entre 1998 a 2016 com carteira assinada pode receber na caixa 2 salarios minimos. Confira se seu nome ta na lista dos que podem sacar os R$1760,00 *Lista completa* -> (link).  

Quem trabalhou entre 1998 e 2016 pode receber dois salários mínimos?

Vamos ser bem diretos: não caia nesta história de quem trabalhou entre x anos a x anos tem valores a receber. Casos como o da liberação do FGTS inativo são amplamente divulgados na mídia. Se a história fosse real, já teria virado notícia por aí (e não aqui no Boatos.org). Ou seja: assim como o boato dos cinco salários mínimos, o dos dois salários mínimos também falso. Mas não é só isso.

Se Lembra de quando falamos que este boato é parecido, mas nem tanto, com o outro? Pois bem: no outro boato, a história circulou por sites de notícias falsas que não tinham a intenção de usar as redes sociais para “difundir a informação”. Não é o caso deste boato.

Sabe aqueles sites “das promoções” que pedem o compartilhamento? Pois bem, o site que pede para você saber se está na lista também é um desses. Cometemos a imprudência de entrar no site para ver o conteúdo dele. A página inicial tinha a seguinte mensagem:

Confira se seu nome ta na lista para sacar os R$1760,00. Responta o questionario abaixo para ver se seu nome esta na lista. x minutos e xx segundos. (depois vem três perguntas)

 Pergunta 1 de 3. Voce trabalhou no periodo entre 1998 a 2016? SIM NÃO. Pergunta 2 de 3: Voce esta registrado atualmente? SIM NÃO. Pergunta 3 de 3. E maior de 18 anos? (por fim, o pedido de compartilhamento)

 Voce esta quase pronto para ver a lista das pessoas que tem direto de fazer a retirada. Para liberar a lista clique no botao abaixo e compartilhe essa informacoes com 10 amigos, logo apos ira aparecer o botao “VER LISTA” basta clicar e seguir ate o final.

Se nós compartilhássemos a história, aconteceria sabe o quê? Nada. Aliás, como sempre alertamos sobre este tipo de site que pede para você enviar mensagens a amigos, a única coisa que pode acontecer é você ter os dados roubados. Pelo site da Sucuri, a página foi considerada maliciosa.

Resumindo: a história que aponta que a Caixa vai dar dois salários mínimos para quem trabalhou entre 1998 e 2016 é falsa. Além disso, você pode ter os seus dados roubados pelo site que está promovendo a balela.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.