Quem trabalhou entre 1998 e 2017 tem direito a dois salários em lista #boato

Boato – Se você trabalhou entre 1998 e 2017, tem direito a dois salários mínimos. Confira se o seu nome está na lista para receber em site.  

Por mais que a gente desminta alguns boatos, o jogo de “gato e rato” entre sites de fake news e sites de fact-checking faz sermos obrigados a “redesmentir” algumas histórias. É o caso do texto de hoje.

Circula na internet (principalmente no WhatsApp) um texto que aponta que as pessoas que trabalharam entre 1998 e 2017 têm direito a receber dois salários mínimos. Mais do que isso, a mensagem aponta para um link para o caso de a pessoa querer “consultar” se o nome “está na lista”. Leia:

Print da notícia falsa que fala que quem trabalhou entre 1998 e 2017 tem direito a dois salários mínimos em lista
Print da notícia falsa que fala que quem trabalhou entre 1998 e 2017 tem direito a dois salários mínimos em lista

Quem trabalhou entre 1998 e 2017 tem direito a dois salários em lista?

Por mais que a mensagem possa parecer absurda, muita gente acreditou. Para decepcioná-los, temos que dizer que a história é falsa. Mais do que isso, o site esconde um golpe para você e um vírus para o seu celular.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que o texto “quem trabalhou entre xx e xx tem direito a yy” é um dos golpes mais batidos do WhatsApp. Já desmentimos o texto tantas vezes que criamos até uma lista só de golpes que usam esse modus operandi. Dentre as histórias, uma chama atenção: a que fala que quem trabalhou entre 1998 e 2016 tem direito a dois salários. Notou que a única diferença no boato foi a atualização da data?

Assim como em todas essas oportunidades, nenhuma notícia sobre o benefício foi divulgada por portais de notícias ou canais oficiais do governo. Outro ponto que causa estranheza é que o site no qual o leitor é convidado a entrar não é oficial da Caixa. Ao analisar o link no serviço Vírus Total, descobrimos que se trata de um site com Malware.

E se você acessar o site, o que acontece? Primeiro, o site vai pedir para você responder três perguntas simples. Depois, o site vai pedir para você compartilhar a mensagem com x amigos no WhatsApp. Por fim, o seu celular vai travar e você não vai ter acesso a nada (talvez só a um vírus).

Resumindo: estamos aqui novamente para alertá-los de que a história que aponta que quem trabalhou entre 1998 e 2017 é falsa. Mais do que isso, se você entrar para “ver a lista” pode acabar com dados roubados e celular infectado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99432-5485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet