Estado Islâmico ameaça o Brasil, apontam notícias falsas

Boato – Estado Islâmico ameaça o Brasil e diz que o país será alvo de ataques caso haja apoio à França.

Importante: no dia 14/04/2016, a Abin divulgou que houve ameaça em redes sociais contra o Brasil por conta de um membro do Estado Islâmico. Há algumas considerações a fazer. 

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

1 – O tuíte divulgado sequer viralizou na época. Todos os textos desmentidos davam conta de outras fontes como blogs de notícias falsas e sites caça-cliques. Não confunda alhos com bugalhos.  

2 – Estamos investigando o assunto para saber a da em que a ameaça foi feita. Mas gostaríamos de saber se o tuíte não foi motivado pela onda de notícias falsas que circulavam na internet à época. Vale lembrar que alguns boatos davam conta que o Brasil tentaria atacar o Estado Islâmico e que Dilma apoiaria a França. 

Quem está acompanhando as postagens do Boatos.org nesses dois últimos dias pode perceber que os atentados terroristas na França estão dominando a boataria na internet. Grande parte deles está relacionado ao medo de uma possível ação do Estado Islâmico no Brasil.

Estado Islâmico ameça Brasil, diz boato
Estado Islâmico ameça Brasil, diz boato

Já desmentimos aqui três questões que poderiam estar relacionadas a ataques terroristas no país. Primeiro falamos de uma entrevista onde uma especialista diz que o Brasil poderia ser alvo do grupo. Depois, falamos do boato que o grupo teria tentado atacar o Cristo Redentor. Por fim, falamos da informação falsa de que Dilma teria declarado guerra ao ISIS. Se você acha que a boataria parou, a resposta é não.

Cansado de desmentir notícia por notícias, resolvemos juntar em grupos informações falsas que falam do atentado. E a última delas dizia que o Estado Islâmico está ameaçando o Brasil. Veja três casos:

1 – Estado islamico ameaça o Brasil e diz que o país será alvo de ataque caso aja apoio a França. Site: Zap Notícias 3544:

Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 1
Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 1

Ao ver no Facebook a informação, você clica e entra no site. Um detalhe: o site ganha por casa visita que recebe do Facebook. Quando você chega à página, só vê o título, o texto sem nenhuma informação e o pedido de compartilhamento. O pior é que muita gente compartilha e ajuda a espalhar o boato.

2 – Estado islamico ameaça o Brasil. Horas depois de dilma apoia o bonbardeio contra o estado islamico video foi plublica uma ameaça a capital brasileira(brasilia) e sua maior metrópoles. Site: Folha Ponto Co.

Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 2
Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 2

Mais um caso de caça-clique no Facebook. Ao clicar na notícia, você vê o número de pessoas que entraram nela. Até o nosso acesso, foram mais de 230 mil. E o nome do site é “Falsas Notícias”. Precisa dizer mais algo?

3 – Estado Islamico Ameaça O Brasil E Diz Que Também Será Alvo Dos Ataques Caso Aja Apoio a França. Site: Record News Ponto Co.

Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 3
Estado Islâmico ameaça Brasil, notícia falsa 3

O caso é igual ao anterior. A diferença é que “só” 40 mil tinham visto a notícia.

Como você pode perceber, a boataria rolou solta em respeito a ataque do Estado Islâmico no Brasil. Mas deixamos bem claro (até em letras maiúsculas): ATÉ O MOMENTO NÃO HOUVE NENHUMA DECLARAÇÃO DO ESTADO ISLÂMICO AMEAÇANDO O BRASIL. Seria bom que vocês se informassem antes de acreditar nisso e que tivessem o bom senso de compartilhar só a verdade.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

30 comentários em “Estado Islâmico ameaça o Brasil, apontam notícias falsas

  • 22/07/2016 em 15:02
    Permalink

    Finalmente um site que usa de sanidade. Boa materia. Brasil tá’ querendo mostrar serviço nas vésperas das olimpiadas e fica com essa piada de que estado islâmico vai atacar. São bons em montar Teatro. Um país que não tem pulso pra’ combater o crime organizado terá capacidade de combater um grupo que tem dado trabalho a países de Primeiro Mundo?Essa foi a piada do Ano!

    Resposta
  • 18/04/2016 em 13:22
    Permalink

    O Estado Islâmico sabe muito bem quem é o Brasil. O país do Carnaval e do Futebol que aliás, visto a ultima copa, nem do futebol. O que poderia interessar a eles, já foi vendido aos estrangeiros então, não acredito que eles sejam tão burros em atacar um país que nada tem a oferecer. A não ser que queiram atacar somente em Brasília e decapitar a corja que existe lá.

    Resposta
  • 17/04/2016 em 14:09
    Permalink

    Obrigado pelo texto esclarecedor , foi de grande ajuda. Dentre tantas mentiras e boatos espelhados nos sites , ainda pode-se encontrar Um com noticias verídicas…

    Resposta
  • 16/04/2016 em 21:49
    Permalink

    Pode acreditar! Em breve haverá a grande guerra
    O fim esta próximo
    já esta tudo escrito

    Resposta
  • 16/04/2016 em 06:16
    Permalink

    Preciso dizer queo, este texto tem erros grosseiros de português, mesmo que o que está escrito seja verdadeiro, não tem credibilidade!

    Resposta
  • 15/04/2016 em 14:09
    Permalink

    Requentaram boataria velha na véspera de um momento crucial do nosso país!´Deve ser a mesma fonte que espalhou que o DELATOR “IUSEF You SE Fuck” havia morrido na madrugada do segundo turno….

    Resposta
  • 15/04/2016 em 01:44
    Permalink

    14/04/2016 – Agencia Brasileira de Inteligencia confirmou autenticidade da mensagem postada em Novembro de 2015 no Twitter. rs
    E agora Boatos.Org?

    Resposta
  • 15/04/2016 em 00:48
    Permalink

    Essa mensagem foi postada ano passado, e só hoje a ABIN, serviço de inteligencia do Brasil confirmou que o perfil realmente era de um terrorista!! Se informe antes de afirmar se a informação é ou não verídica!!!

    Resposta
    • 15/04/2016 em 11:50
      Permalink

      Tb vi a noticia lá na exame. Se a exame publicou, não creio que seja boato. Vai ser fácil pra eles ganhar adeptos por aqui. O que não falta é fanático. E a presidente liberou entrada sem visto…… Vamos aguardar.

      Resposta
  • 20/12/2015 em 02:21
    Permalink

    Povo acredita ne tudo que vê pela frente.

    Resposta
  • 20/12/2015 em 02:18
    Permalink

    falsas mentiras não acredito nesses boatos!

    Resposta
  • 21/11/2015 em 13:15
    Permalink

    ahahahahahahahahah.aqui a esculhanbaçao e tanta que nao tem estado islamico que de jeito….eles vao e morrer de raiva kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta
  • 21/11/2015 em 02:57
    Permalink

    Eu particularmente como brasileiro dou graças a Deus não vivo no Brasil mas desde que entendo por gente todos os presidentes são ladrões politicos são igual ao filme ali baba e os sete ladrões. Fico muito triste por que o pais enteiro sofre aminésia profunda.Porq a cada eleição vão as urnas votar. Gostaria do fundo do meu coração que o estado islâmico desse um jeito era nessa corrupção desgraçada do brasil

    Resposta
    • 14/04/2016 em 20:22
      Permalink

      Não precisamos de mais bandidos aqui.

      Resposta
  • 20/11/2015 em 01:40
    Permalink

    Sinceramente, não sou a favor de violência, mas bem que tenho vontade de soltar uma bomba em Brasília, pelo menos na atual situação, orgulho algum de set brasileiro, infelizmente…:-S

    Resposta
  • 18/11/2015 em 14:08
    Permalink

    nao da ta acriditar terrorrismo mais que ja vivemos aqui

    Resposta
  • 18/11/2015 em 13:54
    Permalink

    Bom dia pessoal!
    Então, são boatos pode ser que seja mentira, mas eu não desacredito desse povo, são loucos, lunáticos para chegarem em qualquer país e cometer um ato terrorista pra eles é uma coisa normal querem espalhar o medo e impor sobre “nós”. Só peço a Deus que realmente não passe de uma mentira, pois nos não temos nada haver ou algo contra a organização deles.

    Resposta
  • 17/11/2015 em 23:12
    Permalink

    pode vir começa por brasilia palacio do planalto por favor

    Resposta
  • 17/11/2015 em 16:43
    Permalink

    Povo sai acreditando em tudo que ve e não se dão nem ao trabalho de pesquisar pra saber se é verdade ou não.

    Resposta
  • 17/11/2015 em 11:59
    Permalink

    Não acredito que Dilma afrontou esses assassinos, e mentira demais para ser verdade !! :p Malditos vermes .

    Resposta
  • 17/11/2015 em 04:27
    Permalink

    Eu só acho q se e verdade ou mentira isso ela n deve fazer uma coisas dessas pq a gente tem nossas família e n temos nada ave cm outros paises lamento muito pelo acontecido mas se aconteceu isso deus vai os ajudalos mas se eles atacar o nosso Brasil a gente n vai ter cm se defender o Brasil n te capacidade pra enfrentar guerra eu só pessoas para q ela n estraga mas o Brasil ainda tem como salvar o Brasil mas se ave guerra eu só acho q n vai ter como salva o Brasil mas deus sempre na frente q tudo vai da certo ámen

    Resposta
  • 16/11/2015 em 21:05
    Permalink

    Bom,na minha opinião a Dilma deve ter pelo menos um pouco de noção antes de afrontar um país como o tal da notícia,eu nao acredito que ela tenha mesmo afrontado o país e antes de afirmar qualquer coisa,as pessoas deveriam prestar mais atencao realmente,e buscar mais informações antes de qualquer coisa.

    Resposta
    • 17/11/2015 em 10:08
      Permalink

      kkkk o Estado Islâmico é uma organização terrorista, não um país, jumento

      Resposta
    • 19/11/2015 em 04:01
      Permalink

      E você também parece estar bem informado ¬¬

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)